65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DE ÁREAS VERDES E PROMOÇÃO DE ARBORIZAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO-BA
Graziela Laís Maia Carvalho dos Santos - Curso de Ciências Biológicas - Univasf
Paulo Roberto Ramos - Prof. Dr./Orientador - Curso de Ciências Sociais - Univasf
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental é uma prática educativa capaz de desenvolver ações inovadoras e cidadãs dentro do ambiente escolar. Dentre as atividades educativas realizadas juntamente com a comunidade escolar, a arborização mostra ser de extrema repercussão e valor estratégico. .A arborização, além de proporcionar bem-estar, atua na melhoria da qualidade de vida da população, melhora a qualidade do ar, harmoniza as paisagens, estando relacionada intimamente com o equilíbrio ecológico e socioambiental. Neste sentido, é necessário fazer incursões no ambiente escolar, com intuito de poder sensibilizar os estudantes sobre a importância de áreas arborizadas e conservação do meio ambiente, além da sensibilização relacionada com a problemática ambiental em geral.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi observar a presença de áreas verdes nas escolas do município de Juazeiro-BA, e desenvolver ações para a promoção da arborização, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar, contribuir com o conhecimento sobre a importância da preservação das plantas da Caatinga, incentivando-os a tomarem posturas pró-ativas diante dos problemas ambientais.
MÉTODOS:
O trabalho de pesquisa foi realizado em vinte escolas municipais do município de Juazeiro-BA, através de pesquisa-ações realizada pelo Projeto Escola Verde(PEV), no segundo semestre de 2012 e inicio de 2013. A atividade teve início com a análise e registros fotográficos do espaço escolar, avaliando a proporção de áreas verdes existentes nessas escolas. Foram aplicados também formulários em todas essas escolas, como forma de avaliação. Houve realização de palestras, dinâmicas e peças teatrais, mostrando a importância e necessidades da implantação de áreas verdes, tanto nas escolas, como na própria comunidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pudemos constatar que cerca de 70% das escolas visitadas apresentam déficit de áreas verdes, principalmente de plantas nativas da região. Alguns problemas como falta de espaço, ou até mesmo falta de ações de Educação Ambiental nas escolas, justificam a falta de área verde nesses ambientes. Dentre as ações extensivas desenvolvidas destaque para a arborização a qual ocorreu em 9 das 10 escolas trabalhadas no segundo semestre de 2012 e contou com a participação dos integrantes do PEV, alunos, professores e familiares do entorno das escolas. Apenas em 2012, foram plantadas cerca de 80 mudas de plantas nativas, tais como tamboril (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong), jatobá (Hymenaea martiana Hayne), umbu (Spondias tuberosa Arruda), pau-ferro (Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L.P. Queiroz), aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão), angico (Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan), marizeiro (Geoffroea spinosa) e ingá (Inga vera), todas árvores nativas da Caatinga. Foram, também, desenvolvidas aproximadamente 20 palestras, 10 dinâmicas e 4 peças teatrais a fim de promover a mobilização e sensibilização das comunidades escolares, para o exercício da Educação Ambiental.
CONCLUSÕES:
O resultado da pesquisa mostrou a grande necessidade de realizar ações, implantação ou até mesmo ativação de programas permanentes de Educação Ambiental nas comunidades escolares,para contribuição de um melhor aprendizado das pessoas envolvidas na ação e incentivar a prática de implantação de áreas verdes tanto nas escolas, como na própria comunidade.
Palavras-chave: Arborização, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.