65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
OS PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS REALIZADOS POR COULOMB COM SUA BALANÇA ELÉTRICA ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DE FÍSICA
Maxwelton Ferreira da Silva - Depto. de Física - UEPB
Maria Amélia Monteiro - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Física - UEPB
INTRODUÇÃO:
O livro didático tem sido um recurso bastante utilizado no ensino, tanto por alunos como fonte de estudo e pesquisa, quanto pelos professores na escolha e sequência de conteúdos e exercícios. Diante disto, os livros têm sido objetos de algumas investigações quanto às abordagens de seus conteúdos. Algumas pesquisas têm relatado que os livros didáticos preocupam-se apenas em mencionar resultados científicos e conceitos. Por outro lado, investigações relacionadas a experimentos históricos constataram diversas omissões e distorções históricas nos mesmos. No tocante a experimentação, tem-se defendido que esta possibilita a contextualização e a articulação da dimensão histórica do conhecimento científico em sala de aula, porém discute-se que mesmo quando há um esforço para integrar a dimensão histórica, filosófica e social aos currículos de ciências, a dimensão empírica permanece oculta. Em torno destas discussões buscamos analisar se livros didáticos brasileiros de física explicitam os procedimentos experimentais realizados por Coulomb para a obtenção da lei da interação eletrostática, tais como descritos pelo mesmo em seus trabalhos originais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar como livros didáticos de física do nível médio de ensino abordam os procedimentos experimentais realizados por Coulomb, utilizando uma balança elétrica, a qual lhe permitiu formalizar a lei fundamental da eletrostática, também conhecida como lei de Coulomb. Pretendemos ainda investigar se estas abordagens são compatíveis com aquelas descritas por Coulomb em sua obra original.
MÉTODOS:
As análises foram realizadas em oito livros didáticos brasileiros de física do nível médio utilizados na educação básica. Estes foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: aprovados pelo PNLD; pertencessem a edições recentes (2010-2013), a fim de investigarmos se inconvenientes encontrados em livros didáticos por pesquisas anteriores, também se fazem presentes nestas edições; abordassem a lei de Coulomb. Estes livros serão nomeados ao longo do texto por livro A, B, C, D, E, F, G, H. Para alcançarmos o propósito desejado, nos guiamos através de algumas questões pesquisa e da obra original de Coulomb, que subsidiaram nossas interpretações. Esta obra está escrita em língua francesa e contém o detalhamento dos procedimentos utilizados pelo mesmo na formulação da lei fundamental da eletrostática, por meio de sua balança elétrica. De posse da problemática a ser investigada nos mencionados livros, nos apoiamos em nosso referencial teórico, e buscamos responder as questões de pesquisas. Por se tratar de uma investigação de caráter descritivo, interpretamos que se trata de uma pesquisa qualitativa e adequa-se ao estudo de caso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os livros A, D e H mencionam um procedimento operacional simplório e distorcido para com a balança elétrica, comparado aquele descrito na obra original de Coulomb. Além disso, o livro H menciona observações que não foram relatadas por Coulomb. O livro B descreve procedimentos experimentais que estão em desacordo com aqueles descritos por Coulomb. O livro C explicita um método de operar a balança elétrica para a obtenção de resultados, que menospreza e distorce completamente os realizados por Coulomb, além disto, cita aquelas mesmas observações relatadas pelo livro H que não são mencionadas por Coulomb. Os livros E e F não fazem nenhuma menção quanto aos procedimentos realizados por Coulomb, preocupam-se apenas em apresentar os resultados, ocultado desta forma os procedimentos subjacente à natureza empírica da ciência. O livro G aborda métodos experimentais largamente distorcidos e distantes daqueles registrados por Coulomb, além de citar resultados que nunca foram obtidos por meio da balança elétrica. Vale salientar que nenhum dos livros investigados menciona o processo de construção da balança elétrica, nem descrevem fielmente seus elementos constituintes, distorcendo todas as pressuposições e tentativas elaboradas na construção e no manuseio de um aparato experimental.
CONCLUSÕES:
Diante das análises realizadas, acerca da abordagem dos procedimentos experimentais realizados por Coulomb com sua balança elétrica, e que foram de suma importância para a formulação da lei fundamental da eletrostática, percebemos que quando são abordados, estes procedimentos são tratados de forma simplória, distorcida e por vezes equivocada. Isto, de certa forma, corrobora para um entendimento vago e equivocado dos procedimentos da construção da ciência, além de promover uma concepção equivocada do sujeito que produz o conhecimento, que em sua natureza real é produto do esforço, da pesquisa, da dedicação e do aprimoramento de ideias. Por outro lado reforça o pressuposto de que certos inconvenientes encontrados em pesquisas com livros de edições anteriores, ainda perduram em edições recentes. Estas constatações nos sugere questionar a eficácia dos processos de avaliação que aos livros didáticos brasileiros de física têm se submetido.
Palavras-chave: Balança elétrica, Livros didáticos de física, Lei de Coulomb.