65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
GINCANA EDUCATIVA, UMA NOVA FORMA DE ENSINAR: SISTEMA CIRCULATÓRIO NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mirna Batista Araújo - Bolsista PIBID de Biologia – UFT
Rosely das Chagas Silva - Bolsista PIBID de Biologia – UFT
Amanda Fernandes Rocha - Bolsista PIBID de Biologia – UFT
Fernanda Bandeira Santos Oliveira - Bolsista PIBID de Biologia – UFT
Geane Brizzola dos Santos - Profa. Dra./Orientadora – Licenciatura em Biologia - UFT
INTRODUÇÃO:
A gincana educativa motiva os alunos da educação básica em relação aos conteúdos ministrados nas aulas de ciência. Pode-se dizer que brincar é uma necessidade de interior tanto da criança quanto do adulto, assim, a necessidade de brincar é inerente ao desenvolvimento (MELO, 2010).
A brincadeira pode ser usada em sala de aula para promover algo além do simples ato de brincar, pois sendo aproveitada num direcionamento correto, transforma o ambiente num lugar prazeroso em que o aluno tenha satisfação de estar, promovendo construtivamente o desenvolvimento cognitivo, afetivo e até físico deste aluno (MELO, 2010). Na tentativa de encontrar uma dos alunos aprenderem de forma prazerosa, construímos a proposta desta gincana sobre o sistema circulatório.
Os jogos são uma importante ferramenta para fixar conceitos, segundo Pedroso, 2009, o jogo oferece o estímulo e o ambiente que favorece o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos, permitindo que o professor apresente o conteúdo de forma lúdica, prazerosa e participativa, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é facilitar a identificação dos órgãos que formam o sistema circulatório, com auxílio de uma gincana didática, que possibilite uma melhor compreensão do conteúdo abordado pelos alunos.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Jardim Paulista localizado na cidade de Araguaína-To, com alunos do 8º ano do ensino fundamental. O trabalho foi dividido em três etapas. No primeiro momento, foi realizada a explicação e esclarecimentos de dúvidas sobre o tema; na segunda etapa a sala foi dividida em dois grupos, logo após foi afixado no quadro branco um cartaz com o desenho de um coração, para que os alunos identificassem as estruturas, logo após jogava-se um dado e um aluno era escolhido. Para participar da brincadeira. Por último os discentes passaram por uma fase de perguntas e respostas, o aluno escolhido da mesma forma da segunda fase ia à frente e lia a pergunta em voz alta para que os seus colegas de grupo o ajudassem nas respostas, Ganhava o grupo que mais pontuasse.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A gincana foi desenvolvida visando proporcionar aos alunos uma atividade diferenciada, na qual houvesse troca de experiência entre alunos e bolsistas do PIBID, evidenciando desse modo que o estudo da Biologia pode ser muito divertido. Segundo Pedroso (2009), as atividades lúdicas, como as brincadeiras, os brinquedos e os jogos, são reconhecidos pela sociedade como meio de fornecer ao individuo um ambiente agradável, motivador, prazeroso, planejado e enriquecido, que possibilite a aprendizagem de várias habilidades.
Os alunos no inicio das atividades demostraram desinteresse, mas ao decorrer da aula foram participando e se relacionando com seus colegas de forma satisfatória e com interesse de realmente aprender sobre o conteúdo proposto.
CONCLUSÕES:
Concluímos que os alunos gostam de aulas diferenciadas, onde podem expor suas ideias e ter um contanto mais próximo tanto dos colegas quanto do professor. Obtendo assim uma melhor aprendizagem, saindo das aulas monótonas onde o professor apenas transmite o conhecimento enquanto o aluno escuta e não expõem suas ideias.
Os alunos conseguiram a melhor fixação do conteúdo, podendo depois das atividades responderem a atividade avaliativa com sucesso.
Palavras-chave: Gincana, Sistema circulatório, Aulas diferenciadas.