65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE BEBEDOUROS DE POSTOS DE SAÚDE EM MURIAÉ – MG
Karine Ribeiro - Curso de Nutrição - FAMINAS
Thayrine de Alencar Rodrigues - Curso de Nutrição - FAMINAS
Fernanda Mara Fernandes - Profa./Orientadora - Depto de Microbiologia - FAMINAS
INTRODUÇÃO:
A água é indispensável para a origem e manutenção da vida dos seres vivos. Para ser considerada apta para o consumo, ela deve estar dentro dos padrões estabelecidos pela Legislação da Portaria 518, de 25/03/2004, do Ministério da Saúde, onde estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Sendo assim, a água com qualidade destinada ao consumo humano deve estar dentro de parâmetros microbiológicos, físicos, químicos, não oferecendo riscos à saúde humana, uma vez que podem servir de veiculo para transmissão de vários agentes infecciosos e parasitários ou substâncias capazes de agredir a saúde. Entre os patógenos que podem ser veiculados através da água estão os Coliformes Totais e Fecais, formados principalmente pelos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella, Serratia e Enterobacter, que podem transmitir tanto doenças gastrointestinais, quanto doenças mais graves, como febre tifoife, febre paratifóide, desinteria bacilar, cólera, entre outras. O melhor método de assegurar água adequada para o consumo humano consiste em formas de proteção, evitando-se contaminação por dejetos de animais e de seres humanos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo teve por objetivo avaliar a presença de coliformes fecais, totais e outros micro-organismos em bebedouros de postos de saúde da cidade de Muriaé – MG.
MÉTODOS:
Analisou-se a água de cinco bebedouros, sendo assim separados: dois Postos de Saúde, classificados em A e B, e outros três bebedouros de Policlínicas de Saúde, classificados em C, D e E, da cidade de Muriaé – MG.
Esses bebedouros fornecem água tanto para profissionais da saúde que trabalham nesses postos e policlínicas, quanto para a população que procuram os serviços oferecidos nessas instituições.
As amostras foram coletadas com auxílio de swabs estéreis e em seguida colocadas em sacos plásticos também estéreis, individualmente, transportados em condições isotérmicas para análise no laboratório de microbiologia da FAMINAS, onde foram semeados nos meios de cultura Ágar Macconkey, Ágar Manitol e Sabouraud, incubados à 37°C por 24hs/48hs. As placas com crescimento em Ágar Manitol, foram submetidas à testes de catalase e coloração de gram.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Do total das cinco amostras semeadas em Ágar Macconkey, duas apresentaram uma contagem de 171 UFC (Unidades Formadoras de Colônias) e outra com 2 UFC, indicando a presença de coliformes fecais, uma vez que o meio de cultura é específico para o crescimento de enterobactérias . Nas amostras repicadas em Ágar Manitol, observou-se o crescimento de 55 UFC na amostra A, 43 UFC na amostra C e 1 UFC na amostra E. Este Ágar trata-se de um meio salino (7,5% de Cloreto de Sódio) com indicador de pH que provoca mudança da sua cor quando o Manitol é fermentado e produzindo ácido. A única espécie capaz de realizar esta transformação da coloração é Staphylococcus aureus . Foi feita coloração de Gram, a qual observou uma morfologia bacteriana de cocos gram positivos em cachos de uva e teste de catalase positiva, presumindo-se assim a presença de S. aureus. O Ágar Sabouraud contém nutrientes que favorecem o crescimento de diversos fungos, e todas as cinco amostras apresentaram um crescimento de colônias. A amostra A apresentou 4 UFC, a amostra B, C e D apresentaram incontáveis UFCs, e a amostra E apresentou 2 UFC.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos através da análise microbiológica das amostras de água podem indicar a contaminação por coliformes fecais, S. aureus e fungos, podendo ser veículo de agentes infecciosos causadores de danos à saúde do ser humano. Principalmente por se tratar de estabelecimentos de saúde que atendem pessoas doentes e conseqüentemente com seu sistema imunológico debilitado, o que pode favorecer a contaminação, o desenvolvimento e o agravamento do estado de saúde dessas pessoas.
Palavras-chave: Saúde, Coliformes fecais, Doenças.