65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ANÁLISE DA MERENDA ESCOLAR DOS MUNICÍPIOS DE ITABAIANA E MOITA BONITA NO ESTADO DE SERGIPE: O QUE OS ALUNOS ACHAM DA QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR?
Patrícia Bispo de Jesus - Departamento de Biociências - UFS
Laryssa Alves dos Passos - Departamento de Biociências - UFS
Maria Machado de Oliveira - Departamento de Biociências - UFS
Mayara de Andrade Lisboa - Departamento de Biociências - UFS
Célia Gomes de Siqueira - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Biociências - UFS
INTRODUÇÃO:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo. Apresentam os objetivos de suprir no mínimo 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos; contribuir para a redução da evasão escolar e favorecer a formação de bons hábitos alimentares em crianças e adolescentes do país. Entretanto, já foram registrados vários tipos de distorções, dentre as quais a inadequação de cardápios quanto à qualidade nutricional e ao atendimento dos hábitos alimentares, além da irregularidade no oferecimento da alimentação, acrescentando-se a isso a precariedade do Programa nas regiões mais pobres e a baixa adesão dos escolares.
A busca de uma maior aceitação dos alunos à alimentação escolar deve partir da realização de diagnósticos sobre as suas preferências alimentares. A qualidade e a maior aceitabilidade do cardápio escolar dependem da obediência a critérios como hábitos alimentares, características nutricionais, aceitação, custo, horário de distribuição e estrutura das cozinhas das unidades educacionais.
A escola desempenha um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares e no conteúdo educativo global, pois a alimentação desempenha um papel importante durante todo o ciclo de vida dos indivíduos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade da merenda das escolas dos municípios Sergipanos de Itabaiana e Moita Bonita, usando como base os resultados dos questionários aplicados nos respectivos municípios, tendo o propósito de identificar as principais críticas sobre o assunto e abordar através de dados comparativos, possíveis soluções para os problemas encontrados.
MÉTODOS:
O método utilizado para a obtenção de dados foi à aplicação de um questionário validado e adaptado, aplicado a 60 adolescentes, alunos de 7º e 8º ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, com faixa etária entre 11 e 17 anos, em duas escolas de municípios diferentes da rede pública do estado de Sergipe. O Colégio Estadual Murilo Braga, do município de Itabaiana, e o Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, do município de Moita Bonita. A análise dos dados consistiu exclusivamente na quantidade de respostas para cada item. Cada escola recebeu um termo de consentimento livre e esclarecido, concordando com a aplicação dos questionários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No intuito de levantar dados quanto à aceitação da merenda escolar que é oferecida aos alunos das duas escolas o número de alunos que declararam comer a merenda oferecida na escola observaram-se diferenças significativas entre as respostas, evidenciando uma maior aceitação da merenda escolar por parte dos alunos do Colégio Estadual Murilo Braga, quando comparadas com as respostas dos alunos do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz.
Quanto à aceitação da merenda escolar que é oferecida, os alunos das duas escolas foram questionados sobre os materiais utilizados na hora do consumo como: pratos, copos e talheres. Grande parte dos alunos das duas escolas alega a rejeição dos utensílios, porque são fabricados a partir do polipropileno e possuem o cheiro ruim.
Os alunos de ambas as escolas afirmaram a insatisfação com o ambiente onde comem a merenda, devido à falta de conforto do local.
Pode-se constatar que em nenhuma das escolas há alguma atividade escolar onde é produzido algum alimento utilizado na merenda e que existe venda de outros alimentos industrializados, em geral nas cantinas das escolas. Sendo esse um dos motivos de maior interferência na baixa adesão à alimentação escolar, pois privilegiam a venda de salgadinhos, refrigerantes e outros.
CONCLUSÕES:
Para aumentar a aceitabilidade da alimentação oferecida nas escolas dos municípios tornam-se necessárias algumas medidas, como a incorporação de atividades educativas relacionadas à nutrição e à saúde, incluindo toda a comunidade escolar; a revisão dos horários de distribuição da alimentação, buscando adequá-los aos hábitos dessa população; a garantia de infra-estrutura para a área de distribuição da alimentação, propiciando, inclusive, a ampliação do número de refeições; refeitório com acomodação para todos os alunos se alimentarem com mais dignidade; variação nos cardápios, evitando a monotonia.
Enfim, para que tais recomendações sejam realizadas, é de suma importância o apoio governamental, traduzido em investimentos necessários à segurança alimentar dos escolares, na forma de uma alimentação de qualidade que também sirva de motivação para o desenvolvimento de conteúdos educativos no espaço escolar.
Palavras-chave: Educação alimentar, Infraestrutura, Aprendizagem.