65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 2. Bioquímica dos Microorganismos
ATIVIDADE PROTEOLÍTICA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE Mentha spicata L.
Raoní Oliveira Neves - Depto. de Ciências Biológicas, FAFIRE
José Michael Morais Correia - Depto. de Ciências Biológicas, FAFIRE
Mariana da Rosa Fraccnabbia - Depto. de Ciências Biológicas, FAFIRE
Wisley Carla Rodrigues de Oliveira - Depto. De Micologia, UFPE
Ana Paula Sant’Anna da Silva - Depto. De Bioquímica e Fisiologia, UFPE
Marilene da Silva Cavalcanti - Profª. Dra. / Orientadora – Depto. De Micologia
INTRODUÇÃO:
Conhecida em popularmente como hortelã verde, hortelã-das-hortas, hortelã-das-cozinhas M. spicata é uma planta herbácea perene, da família Lamiaceae, que atinge entre de 30 a 100 cm de altura. Originária da Ásia, esta planta é cultivada em todo mundo devido as sua utilização na medicina como antisséptica, aromática, calmante, digestivo, estomáquica, e expectorante. Fungos endofíticos são microrganismos isolados do interior de plantas sadias e que não causam nenhum dano aparente à planta. Eles diferenciam-se dos fungos fitopatógenos por estarem em equilíbrio e não causarem nenhum tipo de sintoma de doença em sua planta hospedeira. Esses organismos têm mostrado relativa importância no que diz respeito à produção de metabólitos biotecnologicamente aproveitáveis, uma vez que a busca por novas substâncias com maior aplicabilidade e eficiência tem se tornado cada vez maior. Uma grande variedade de enzimas pode ser sintetizada pelos fungos e empregada no setor industrial, farmacêutico e alimentício, dentre estas estão as proteases, que possuem características hidrolíticas, onde catalisam a clivagem hidrolítica das ligações entre as proteínas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo analisar a atividade proteolítica de fungos endofíticos isolados de M. spicata.
MÉTODOS:
Foram utilizadas 47 isolados fúngicos obtidos da folha de M. spicata contidos em 7 gêneros, Colletotrichum, Drechslera, Fusárium, Guignardia, Nigrospora, Ophiaparodia e Xilária. Cada microrganismo foi cultivado em meio Batata-DextroseÁgar (BDA) suplementado com o antibiótico cloranfenicol (50 mg L-1) e incubados a temperatura ambiente (28±2ºC). Após 7 dias de crescimento, com o auxilio de um vazador estéril, foram feito blocos de gelose de aproximadamente 5 mm de diâmetro e transferidos para uma placa de Petri contendo meio específico para cada teste e incubados em temperatura ambiente (28±2ºC) durante 7 dias. Para a análise da atividade enzimática proteolítica foi utilizado o meio caseína e ao final do experimento foi feita a leitura do índice enzimático (IE) obtido através da correlação do diâmetro do halo de degradação e o diâmetro da colônia do microrganismo analisado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Baseado nos dados obtidos pôde-se verificar que todos os fungos analisados apresentaram atividade proteolítica. Foram considerados como sugestivos da produção enzimática os IE superiores a 1,0. Guignardia bidwellii foi a espécie que apresentou maior IE (2,76), seguida de Colletotrichum gloeosporioides (1,67), Nigrospora sphaerica (1,56) e Drechslera australiensis (1,33), enquanto a espécie Ophiaparodia pulchra mostrou o menor IE (1,08). Estes resultados diferem de trabalhos realizados com o maracujazeiro-amarelo, no qual não houve atividade proteolítica em nenhum dos fungos testados e corroboram com trabalhos feitos com jaborandi, onde todos os isolados revelaram ser produtores de protease.
CONCLUSÕES:
A metodologia empregada permitiu o isolamento de fungos pertencentes a dois grupos diferentes os fungos anamórficos e o Filo Ascomycota. Confirmando o resultado da literatura pertinente predominaram nas respectivas a microbiota do grupo dos anamórficos. Dos 47 isolados de fungos endofíticos 21 apresentaram atividade proteolítica, onde o de maior índice enzimático foi à espécie G. bidwellii. Uma vez identificada a ação proteolítica dos fungos endofíticos da hortelã e manjericão, tem-se novas perspectivas, em relação ao potencial biotecnológico.
Palavras-chave: Hortelã, Protease, Nigrospora sphaerica.