65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE MOURA, BANANEIRAS-PB
Adailza Guilherme da Silva - Graduanda em Bacharelado em Agroecologia-UFPB.
Alian Cássio Pereira Cavalcante - Graduando de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFPB
Maria José Ramos da Silva - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e (Agroecologia)UFPB
INTRODUÇÃO:
O estudo das relações ambientais das comunidades rurais com o meio ambiente é de fundamental importância para melhor concepção das relações entre o homem e o ambiente, podendo ser utilizada nas mais variadas áreas do conhecimento, pois com esta análise pode-se determinar as necessidades de uma população e propor melhorias com mais eficiência na solução de problemas evidenciados.
Para atingir o conforto social da comunidade e a preservação do meio ambiente só é possível mediante manejos sustentáveis dos sistemas agrícolas familiares para formar cidadãos conscientes sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente através da informação e sensibilização das pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo identificar as principais questões ambientais existente na comunidade vivenciadas no dia-a-dia dos agricultores.
MÉTODOS:
Para a realização do trabalho foram feitas entrevistas com os moradores da comunidade Moura localizada no município de Bananeiras-PB. O município possui uma área de 258 km2 está localizado na Microrregião do Agreste Paraibano do Estado da Paraíba, com altitude variando entre 650 e 1.000 metros. O clima é do tipo Tropical chuvoso com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro podendo se adiantar até outubro. A comunidade Moura fica localizada há aproximadamente 12 km do município, constituindo-se de treze famílias que residem nessa dependência. A pesquisa foi realizada no mês de setembro de 2012, com a aplicação de um questionário semiestruturado com 90% das famílias.
O referente é constituído de questões de caráter ambiental, cuja quais são: quais os problemas ambientais que você enxergar na sua comunidade causada pelo manejo inadequado na natureza; qual o destino que você dar ao lixo; quando o lixo é jogado a céu aberto o que causa e qual o destino que dar ao lixo de sua casa e a relação da família com o meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao indagar sobre os problemas ambientais existente na comunidade dos entrevistados 73% levantaram as queimadas, o desmatamento e o lixo enquanto que 27% consideram as queimadas, o lixo e os agrotóxicos utilizados na agricultura. Os agricultores têm o hábito de queimar os restos culturais, prática para alguns inofensivos, entretanto é responsável por uma série de danos a saúde humana e ambiental, porém poucas pessoas do campo têm essas preocupações, por não terem conhecimentos dos benefícios quando deixados para decompor no solo.
Em relação o destino dado ao lixo, 56% queimam, 22% jogam no meio ambiente, queimam, 11% jogam a céu aberto apenas 11% enterram, descarte este considerado o ideal. Observa-se que o descarte do lixo utilizado, podem trazer vários riscos para a saúde humana.
Ao questionar às causas do lixo quando exposto ao ambiente 56% dos entrevistados acreditam que contamina o solo, 22% causa mau cheiro e 22% causa contaminação do solo e mau cheiro, apesar de todos saberem os malefícios do lixo não dão importâncias para essas consequências.
Ao abordar a sua relação com o meio ambiente 40% dos agricultores se preocupam com a natureza e 60% não, indicando que a maioria dos camponeses não tem cuidado com o ambiente em que vive e por isso, agridem com frequência.
CONCLUSÕES:
Pode-se perceber que os agricultores tem uma carência de informações em questões básicas de convivência harmoniosa com o meio ambiente cometendo manejo inadequado nos agroecossistemas familiar que pode comprometer a sua estrutura física, química e biológica implicando assim na sustentabilidade da unidade produtiva interferindo no bem estar das gerações futuras inclusive os seus filhos e netos.
No entanto são pessoas acessíveis e estão abertos ao diálogo demonstrando interesse na reestruturação de valores sociais e ambientais que possam a vir melhorar a sua qualidade de vida. Cabe aos futuros profissionais intervir nesta comunidade munidos de informações para atender os anseios dos mesmos valorizando os conhecimentos de cada um e respeitando suas crenças e culturas.
Palavras-chave: Moradores, Poluição, Recursos ambientais.