65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO DISCENTE DE VÍDEOS
Joana D'Arc Silvia Goudinho Arrelaro - Profa Esp. - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF
Sheila da Silva Machado - Profa. Esp. SEEDF. Mestranda - Universidade de Brasília - UnB
Ingrid Dittrich Wiggers - Profa. Dra/Orientadora - Faculdade de Educação Física – UnB
INTRODUÇÃO:
O presente relato é produto da experiência de um projeto interdisciplinar proposto aos estudantes de uma escola pública de Brasília sobre construção de narrativas corporais, utilizando a linguagem de vídeo clipe. Para Japiassu (1976, p.32), por meio da interdisciplinaridade permite-se incorporar os resultados de várias disciplinas, tomando-lhes de empréstimo esquemas conceituais de análise, proporcionando interação e convergência entre elas após serem comparadas e julgadas. Bordoni (2004), por sua vez, enfatiza que a interdisciplinaridade não propõe a eliminação das disciplinas, mas sim o estabelecimento de associações entre as mesmas, tendo como ponto de convergência um trabalho cooperativo e reflexivo, possibilitando a construção de um conhecimento coletivo e privilegiado. A produção acadêmica sobre a autonomia discente na utilização de recursos tecnológicos e a inserção das mídias nos meios educacionais ainda são raras (COUTINHO, 2005), assim como a proposição de atividades pedagógicas no âmbito de mídia-educação visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem por meio desses recursos. O projeto foi solicitado baseado na afirmativa de Moran (2007) de que a escola precisa exercitar as novas linguagens, propor novos formatos que sensibilize e motive os discentes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento de um projeto que proporcionou aos estudantes a inserção de mídias e tecnologias na prática pedagógica da Educação Física Escolar e Artes, de modo a vivenciar a autonomia discente na construção do conhecimento, empregando o corpo como forma de expressão.
MÉTODOS:
Utilizou uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio de pesquisa-ação. As técnicas utilizadas compreenderam análise dos vídeos produzidos e conversas com os jovens e professores. A produção de vídeos foi solicitada aos discentes em uma atividade avaliativa para as disciplinas de Educação Física e Artes. As produções deveriam atender requisitos solicitados interdisciplinarmente quanto à criatividade, produção de cenário/figurino e expressão corporal. Participaram do projeto estudantes de ensino médio, totalizando nove turmas de 2º ano e sete de 3º ano. Os vídeos foram produzidos e publicados em blogs de responsabilidade das turmas envolvidas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Evidenciou-se, na fala dos discentes, interesse na realização da atividade proposta, bem como em conhecer a produção de outros colegas e turmas. Na produção dos jovens notou-se a presença das mídias quanto às escolhas de músicas e tipos de coreografias apresentadas, confirmando a hipótese de que as imagens veiculadas no cinema, na televisão e em vídeos compartilhados em sites como youtube, por exemplo, exercem influências na capacidade criativa dos jovens. Houve também, sem que fosse solicitado, o compartilhamento dos trabalhos em outros espaços virtuais como facebook, o que aponta para uma socialização alem dos muros da escola. Por outro lado, a condição de sujeito ativo, participativo e motivado ficou evidenciada durante o processo de avaliação dos trabalhos. Constatou-se, ainda, que em 85% dos trabalhos realizados houve domínio no uso dos recursos tecnológicos, embora a qualidade técnica ficasse a desejar, o que sugere para projetos futuros a realização de oficinas as quais abordem aspectos como roteiro, iluminação, enquadramento, entre outros.
CONCLUSÕES:
As tecnologias estão, de forma significativa, incorporadas ao cotidiano na sociedade contemporânea, principalmente na população mais jovem que domina e utiliza com facilidade os recursos tecnológicos no dia a dia. Entretanto na escola, muitas vezes, esses recursos são subaproveitados ou proibidos. Enquanto em outros setores da sociedade as apropriações das mídias e tecnologias avançam de maneira acelerada, no campo da Educação Física, em especial, ainda é tímida a inserção de atividades que possibilitem aos discentes a leitura crítica e o uso pedagógico desses recursos. Considerando que a escola é um espaço privilegiado de socialização das novas gerações é necessário tomar como desafio as interlocuções pedagógicas relacionadas às mídias. A esse respeito Belloni (2005) entende que a escola deve integrar as tecnologias de informação e comunicação, pois elas estão presentes em todas as esferas da sociedade. A autora cita ainda que a integração das TIC’s aos processos educacionais pode ser uma estratégia de grande valia (2005, p. 21). Portanto cabe ao professor proporcionar situações de aprendizagem onde os sujeitos às utilizem de maneira consciente e criativa, possibilitando que os discentes se expressem em um formato com códigos mais próximos da sua realidade.
Palavras-chave: Mídias, Tecnologias, Educação Física.