65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ÁGUA UM RECURSO AMBIENTAL A SER CONSERVADO: VISÃO DOS EDUCANDO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ROMA, BANANEIRAS-PB
Alian Cássio Pereira Cavalcante - Graduando de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFPB.
Adailza Guilherme da Silva - Graduanda de Bacharelado em Agroecologia-UFPB.
Daivyd Silva de Oliveira - Graduando de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFPB.
Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz - Profa. Dra./Orientadora – Departamento de Agropecuária- DAP/UFPB.
INTRODUÇÃO:
A água representa insumo fundamental à vida, configurando elemento insubstituível em diversas atividades humanas, além de manter a estabilização ambiental.
Atualmente há quantidade de água é suficiente para atender toda a população, porem o que se torna um problema é o uso exagerado e inconsciente desse recurso, pois no futuro pode acabar e não ter como ser desfrutado pelas futuras gerações.
A escassez de água aparece como uma grande preocupação da humanidade, pois a água não está igualmente distribuída no Planeta, existindo desde regiões com grande fartura até regiões com completa escassez de água, devido à distribuição desigual da precipitação o mau uso que se faz da água captada e o crescimento acelerado da população.
A poluição e contaminação da água são alterações da sua condição natural. Entre tanto a poluição se dá por substâncias tóxicas ou mesmo lixo urbano e industrial. Já a contaminação ocorre por bactérias, vermes, protozoários, ovos e larvas de seres vivos causadores de doenças, provocando a contaminação deixando a água imprópria para o uso.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma consciência reflexiva e crítica nos educandos sobre a importância da água para os seres vivos, buscando alternativas para economizar e conservar esse recurso, diminuindo a poluição ambiental.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido através do projeto Caravana do sistema ar-água-solo e plantas pelas escolas públicas do pólo da Borborema com auxílio da Experimentoteca, foram desenvolvidas através de aulas teórico-práticas seguida de exercício para verificação da assimilação dos conteúdos. Esse material foi cedido ao Programa de Licenciatura (PROLICEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus III/Bananeiras-PB.
A coleta de informações realizou-se visitas a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo II, localizado na zona rural do município de Bananeiras-PB, onde foram ministradas aulas para os alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental nas disciplinas de ciências e geografia desenvolvidas no mês de novembro de 2012.
A aula aconteceu de forma expositiva e dialógica ente professores e alunos facilitando a socialização de conhecimentos. Para avaliar a aprendizagem dos educandos utilizou-se a aplicação de um questionário com questões subjetivas e objetivas explorando aspectos relacionados a importância da água para os seres vivos, a preservação e economia da água, de onde vem a água que usamos em nosso dia-a-dia, desenvolvendo alternativas que busquem economizar e preservar os recursos ambientais especificamente a água que é fundamental para os seres vivos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quando questionados sobre a importância da água, 100% dos alunos afirma ser um dos bens mais preciosos para a existência de vida na terra, quando indagados de onde vem à água que usamos em nosso dia-a-dia 64% afirmam vim das chuvas, 20% respondeu que a água vem dos rios e 16% das nascentes, fato que indica pouco conhecimento dos alunos podendo ser associado com a não conscientização da população e preservação dos recursos ambientais.
Sobre a água que consumimos será que ela pode acabar, 98% dos alunos afirmam que sim porque a população esta crescendo rapidamente e com isso os gastos e poluição da água aumenta, diminuindo a água potável do planeta terra, apenas 2% não responderam, percebeu-se que os estudantes têm uma concepção ampla sobre o tema, podendo formar novas concepções nas discursões sobre o tema.
Quando perguntados se devemos economizar e preservar a água e por que, 99% afirmam que sim porque é um recurso muito importante, 1% não respondeu, apesar de a terra ser coberta por 70% de água, apenas 3% são de água potável, a qual os seres vivos necessitam, uma quantidade consideravelmente baixo, que poderá se esgotar nos próximos anos, se as pessoas não se conscientizarem, e não ocorrer um consumo moderado desse bem precioso como é a água para a nossa sobrevivência.
CONCLUSÕES:
A partir da pesquisa realizada pode-se constatar a importância de trabalhar questões ambientais na formação dos nossos alunos, no desenvolvimento de uma consciência reflexiva e crítica.
A intervenção ajudou os alunos a ampliar a concepção sobre a preservação da água e a consciência que cada pessoa deve ter para não acabar com esse recurso tão importante para os seres vivos.
Palavras-chave: Conscientização, Educação, Recurso hídrico.