65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
Pressão arterial nos discentes da Universidade Estadual do Maranhão: Influencia do gênero sobre os valores de PA
Laine Kelly Amorim Gomes - Depto.de Quimica e Biologia- UEMA
Suelen Rosana Sampaio de Oliveira - Depto. de Quimica e Biologia- UEMA
Ingrid Tayane Vieira da Silva do Nascimento - Depto.de Quimica e Biologia
Etiene Expedita Pereira Santos - Depto. de Quimica e Biologia
Isabel Vitória Figueredo - Faculdade de Farmácia- CEF- Universidade de Coimbra Portugal
Sandra Fernanda Loureiro de Castro Nunes - Depto de Quimica e Biologia- UEMA
INTRODUÇÃO:
A hipertensão arterial (HA) é um dos problemas de saúde mais comuns da população mundial, uma vez que para além de apresentar elevado fator de risco, é também uma doença silenciosa que não apresenta sintomas. Devido o baixo nível de conhecimento sobre a gravidade do problema e das medidas de controle, muitas pessoas podem desenvolver complicações em decorrência da HA, por esse motivo faz-se necessário um maior direcionamento na prevenção da mesma. Estudos recentes revelam que o risco de hipertensão arterial é maior em homens do que em mulheres e há uma redução nessa diferença, quando a mulher entra na menopausa devido a diminuição dos níveis do hormônio estrógeno que é um protetor natural do sistema arterial. Com isso, afirma-se que a partir de certa idade, a mulher tende a sofrer mais com a hipertensão do que o homem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se analisar a influencia do gênero sobre os valores de pressão arterial e distribuir informativos relacionados à fatores de risco e controle de hipertensão para acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI.
MÉTODOS:
Os valores de referência da pressão arterial foram seguidos segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Selecionaram-se para o estudo discentes da UEMA, com as seguintes exigências: idade superior ou igual a 18 anos, diversas etnias, saudáveis, conscientes, de ambos os sexos e que assinaram o termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As aferições eram feitas no prédio das Ciências Biológicas da UEMA, onde cada voluntário respondia um questionário padronizado sobre questões comportamentais. Para a aferição da pressão arterial, utilizou-se um tensiômetro eletrônico OMRON orientando os participantes a não falar durante o procedimento, assim como repousar pelo menos 15 minutos antes da avaliação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na amostra, composta por 62 participantes com idade entre 18- 27 anos, observou-se um predomínio de mulheres (80,64%) em relação aos homens (19,35%). Os valores de PA para os voluntários do sexo feminino e masculino foram: ótimo ou normal (<120;< 80 / < 130;< 85 MmHg)) – 96,07% mulheres e 75% homens, e limítrofe ou grau 1-Hipertensão (130-139; 85-89 /140-159; 90-99 MmHg)– 3,92% mulheres e 25% homens. Os voluntários do sexo masculino que mostraram PA limítrofe ou grau 1-hipertensão, afirmaram a ingestão frequente de bebida alcoólica e não praticam exercício físico. A literatura relata que o consumo elevado de bebida alcoólica pode provocar o aumento da pressão arterial e a prática de exercício físico pode ser um fator contribuinte para evitar tal problema. Em ambos os sexos que apresentaram grau 1-hipertensão, verificou-se que nas famílias havia casos de HA e como esta doença pode ser de caráter hereditário, existe certa facilidade dela desenvolver-se nos voluntários que participaram do estudo. Após as avaliações dos níveis pressóricos de cada voluntário, foram entregues folders que continham informações sobre os principais fatores de risco e medidas preventivas de controle da HA. No caso de resultados de HA elevada foi recomendada a procura de um profissional especializado.
CONCLUSÕES:
Observou-se um predomínio de mulheres na pesquisa, entretanto nos homens foram aferidas as maiores alterações na pressão arterial, fator este que condiz com a literatura (homens são mais propensos à HA). Em mulheres a pressão arterial correlaciona-se positivamente com a idade, principalmente quando estão entrando na menopausa. No entanto, esta pesquisa limitou-se a jovens com faixa etária entre 18-27 anos. Para melhores conclusões da relação PA e gênero, mais estudos devem ser desenvolvidos. Deve-se proporcionar à sociedade informações sobre estratégias de prevenção da HA, como modificações no estilo de vida, atividade física regular e mudança nos hábitos alimentares.
Palavras-chave: Informações, fatores de risco, doença assintomática.