65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
UMA VISÃO DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO ISTITUTO FEDERAL DO PIAUI -IFPI , ACERCA DA DEGRADAÇÃO DO RIO POTI EM TERESINA-PI.
SUELLEN ALVES LAGES - GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI-IFPI
BEATRIZ DEJESUS MESQUITA NUNES - GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI-IFPI
FLÁVIO DE SOUSA OLIVEIRA - GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI-IFPI
REGINALDO JONAS DE JESUS PINHEIRO - GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI-IFPI
INTRODUÇÃO:
A água desde os primórdios dos tempos é apresentada á humanidade como sinônimo de vida por ter possibilitado, juntamente com o O2, o aparecimento e desenvolvimento da vida na Terra. Contudo, apesar da grande importância que esse recurso natural representa para os seres vivos, ela atualmente não tem recebido grandes contribuições quando o assunto é tratamento e preservação de seus mananciais. Por isso, Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - sugerem que o tema meio ambiente seja abordado em sala de aula de forma transversal, para que desenvolva nos alunos competências e habilidades para reflexão critica sobre a problemática. Um exemplo é o Rio Poty, localizado na cidade de Teresina-PI encontra-se atualmente sofrendo com o processo de Eutrofização. Esse fenômeno nada mais é do que a proliferação de água pés no rio devido ao excesso de matéria orgânica existente nele. Isso vem acontecendo, devido um conjunto de fatores: negligência no tratamento do esgoto, da baixa vazão do rio e da presença de uma grande população ribeirinha.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho visa averiguar o entendimento dos alunos do 2º ano do ensino médio do Instituto Federal do Piauí acerca da degradação do Rio Poti, localizado na cidade de Teresina- Pi
MÉTODOS:
O presente trabalho foi realizado com duas turma de segundo ano do ensino médio do Instituto Federal do Piauí- IFPI do campus central, em fevereiro de 2013, totalizando 64 alunos. A pesquisa foi de caráter qualitativa (MINAYO, 2007) com perguntas acerca dos conhecimentos dos alunos sobre a atual situação do Rio Poty,sobre a importância deste recurso natural para a população local, como ele vem sendo tratado pela população e pelos órgãos responsáveis, como eles obtem essas informações e como a instituição em que estudam vem abordando essa temática em sala de aula. As respostas dos alunos foram coletadas para em conjunto com o professor servir de base para a elaboração de projetos que venham a interferir na realidade encontrada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa identificou que todos os alunos entrevistados sabiam que o Rio Poty encontra-se bastante degradado, contudo apenas 18,75% deles souberam responder o motivo pelo qual os água pés presentes neste recurso natural crescerem exacerbadamente e nenhum soube o nome deste fenômeno. Através do questionário também foi possível saber que a maioria dos alunos, 59,4% usou da percepção visual para constatar esse problema ambiental, seguido de 21,9% que obteve esse tipo de informação por meio da televisão, 15% ficaram entre internet e outros meios, sendo que a escola foi o menos descrita com apenas 3,7%. 92,2% dos alunos afirmam que os professores não abordam o tema, degradação do Rio Poti, em sala de aula. No entanto 95,3% dos entrevistados acreditam que se o tema fosse mais trabalhado, com aulas práticas, vísitas tecnicas ou simplesmente abordado em sala de aula, melhoraria bastante o tratamento individual não só com as águas mas também com todo o meio em que se vive.
CONCLUSÕES:
A pesquisa evidenciou vários pontos a serem trabalhados em futuras ações, bem como a necessidades da abordagem de temas transversais, como meio ambientes e o estimulo ao ato de pesquisa dos alunos para que a internet seja usada por eles como mais um recurso didático a favor da educação. É preciso concientizar os professores para uma maior utilização de temas atuais e abrangentes, como a degradação do Rio Poty, contextualizando assuntos de diversas matérias, já que se trata de um tema multidisciplinar, podendo incluir aulas práticas e de campo no plano de aula. Além disso, durante a pesquisa percebeu-se uma grande receptividade e curiosidade dos alunos quando aos assuntos de meio ambiente. Logo, é perceptível o quanto é importante à abordagem do referente assunto devido não só ao interesse do próprio alunato pelo tema, mas também por esse tipo de abordagem proporcionar a eles uma maior identificação e interação com o ambiente ao qual ele pertence, o que facilita a formação não só de um cidadão crítico e de pensamento sistemática, mas também de um indivíduo preparado para lhe dar com os problemas cada vez mais complexos do dia a dia.
Palavras-chave: Rio, Degradação, Informação.