65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
COLETA SELETIVA E HORTA ORGÂNICA NO CÂMPUS VALENÇA: A ESCOLA COMO EXEMPLO PARA A SOCIEDADE
Adeilton de Sousa Menezes - Aluno - 2° Período - Curso Téc. Meio Ambiente – IF Baiano - câmpus Valença – BA
Flávio José de Assis Barony - Prof. MSc./orientador - IF Baiano – câmpus Valença - BA
Gilson Santos Seixas - Aluno - 4° Período - Curso Téc. Meio Ambiente – IF Baiano - câmpus Valença – BA
Safira Aguiar Bomfim - Aluno - 4° Período - Curso Téc. Meio Ambiente – IF Baiano - câmpus Valença – BA
INTRODUÇÃO:
O volume de resíduos gerados está diretamente relacionado ao padrão de vida da população (PHILIPPI JR., 2005). A produção per capita é variável em função do tamanho da população do município, mas naqueles com menos de 200 mil habitantes, é de até 800 g/dia (IBGE, 2010). Nas últimas décadas o potencial de coleta seletiva nas cidades brasileiras tem sido significativamente baixo.
Partindo do princípio que “ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo” (FREIRE, 2003), tornar-se-á intrínseco ao processo Educacional do IF Baiano – Câmpus Valença, berço dos cursos Técnicos de Meio Ambiente, Agroecologia e Agropecuária, ser o “exemplo” em suas práticas e atividades diárias.
Desta forma, a aplicação da legislação pertinente, a saber: Política Nacional de resíduos Sólidos (Lei N° 12305/2010) e Decreto N° 5940/2006 (Dispõe sobre a destinação de resíduos de órgãos Federais para catadores), são precípuos.
Dentro desta perspectiva, este projeto visa à disseminação da prática de segregação dos resíduos inorgânicos (destinados aos catadores) dos orgânicos no câmpus Valença; vindo a utilizar os resíduos orgânicos em leiras de compostagem para a construção de horta orgânica, que servirá de base para práticas pedagógicas na comunidade escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Quantificar a geração dos principais resíduos do câmpus e demonstrar a viabilidade de execução com baixo custo, mas fundamentado em mudanças de atitude. Propiciar a contextualização do tema, que perpassa os conceitos de consumo consciente, ciclagem de nutrientes, coleta seletiva, compostagem, dimensionamento de canteiros, adubação, políticas públicas ambientais, cidadania, dentre outros.
MÉTODOS:
Ampla divulgação do projeto no campus como forma de envolver a comunidade escolar, por meio de reuniões e cartilhas. Foram distribuídos conjuntos de coletores de materiais recicláveis, identificados conforme a Resolução N° 275 do Conselho Nacional de Meio Ambiente, que preconiza cores padrão para os recipientes de coleta (BRASIL, 2001). Uma vez ao mês o material é coletado por catadores de materiais recicláveis que são cadastrados junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O lixo orgânico gerado no refeitório foi pesado em balança digital e em seguida direcionado para a leira de compostagem, constituídas por três pilhas/leiras de compostagem (número 1, 2 e 3), misturadas com poda de grama de jardim. A montagem da leira, o monitoramento da temperatura e umidade seguiu as recomendações de Miller (2009). O delineamento foi em blocos, sendo 4 canteiros constituídos por 10 indivíduos (3 canteiros com tratamento e 1 testemunha), com espaçamento de 0,5 m entre as mudas. A adição do composto por canteiro foi de 10 Kg/m2 (ARAÚJO, 2006). A horta será para cultivo em escala piloto de couve manteiga e com fundamentos de produção orgânica, seguindo os preceitos de adubação e controle da irrigação indicado por Abreu et al., (2010). A variável de crescimento será peso de matéria fresca.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A média diária de descarte de alimentos do refeitório é de 19,76 Kg, sendo que são servidas aproximadamente 250 refeições. Nos três primeiros dias a temperatura da leira elevou até 41°C. A elevação da temperatura é essencial para alcançar a morte de patógenos, podendo chegar a 50°C (TEIXEIRA, 2005). Pôde-se constatar que ao longo do processo de compostagem a temperatura foi diminuindo gradativamente, constatando a partir da oitava semana. De acordo com Souza e Resende (2006) esta fase indica o fim da fermentação e o início da fase de mineralização da matéria orgânica. O composto obtido foi levado para os canteiros com dimensões de 2x1m, sendo adicionados 10 Kg/m2 e incorporados ao solo. O peso médio dos indivíduos que receberam o tratamento foi de: 251,12 g para folhas e 80,11 g para o caule. Os indivíduos da testemunha apresentação média de: 138,75 g para folhas e 35 g para caule. Esses resultados condizem com o obtido por Araújo (2006), pois o composto proporciona melhoria de estrutura física do solo. Quanto aos materiais inorgânicos, mesmo com a presença semanal do catador no ambiente escolar, os dados não foram satisfatórios, pois ainda ocorria a mistura dos resíduos.
CONCLUSÕES:
Atitudes triviais representam um grande benefício não estritamente à natureza, mas também para todos que sobrevivem da coleta seletiva para sustentar seus familiares, em detrimento a outras oportunidades nem sempre convenientes. Todavia, a mudança de atitude desejada da população, mesmo que no ambiente acadêmico, requer perseverança em campanhas educativas para se alcançar o estabelecido pelas legislações vigentes.
O uso do composto como adubo demonstrou viabilidade pelo aspecto da simplicidade de preparação das leiras, mas também pelos benefícios produtivos e aspecto viçoso.
Palavras-chave: Compostagem, Legislação Ambiental, Reciclagem.