65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
IMPACTO DE PRODUTOS QUÍMICOS SOBRE A REPRODUÇÃO DE Podisus nigrispinus (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE), UM PREDADOR DE LAGARTAS DESFOLHADORAS DO ALGODÃO, Gossypium hirsutum (MALVACEAE).
Walber de Jesus Carvalho - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Débora Macedo Paronetto - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Alexandre Igor de Azevedo Pereira - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Thiara Silvestre Nascimento - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Adeniara Moane Felipe - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Heonard Fernandes Januário Neves - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
Estudos sobre os efeitos de inseticidas, e outros pesticidas, possuem um papel primordial em programas de MIP onde produtos químicos e biológicos são utilizados de maneira conjunta contra herbívoros (ZANUNCIO et al., 2003). Dessa forma, os inseticidas devem ser efetivos contra insetos-praga, porém, relativamente seguros para inimigos naturais, o que requer o conhecimento do complexo de inimigos naturais que interferem na população de pragas e o impacto de inseticidas nesses organismos.
O curuquerê-do-algodão, Alabama argillacea (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae), está incluído no grupo dos principais lepidópteros pragas do algodão no Brasil e o controle químico é frequentemente utilizado no combate à essa praga. No entanto, a grande mobilidade e suscetibilidade a baixas doses de inseticidas torna predadores e parasitóides mais suscetíveis a esses produtos químicos do que as suas presas e hospedeiros respectivamente. Poucos trabalhos têm sido realizados para estudar os efeitos horméticos sobre os inimigos naturais após a exposição a pesticidas. Isto é necessário porque a compreensão do fenômeno de hormese sobre os inimigos naturais pode vir a ser uma importante ferramenta para o Manejo Integrado de Pragas (MIP) na cultura do algodão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dessa forma, o efeito de doses subletais do piretróide Gammacyhalothrin foi avaliado em adultos (machos e fêmeas) de P. nigrispinus, um predador de lepidópteros pragas na cultura do algodão.
MÉTODOS:
Posturas (n= 1000 ovos) de P. nigrispinus foram utilizadas nos bioensaios, sendo mantidas em 10 placas de Petri (9,0 x 1,5 cm) com um chumaço molhado de algodão para manter a umidade. Seis concentrações subletais do inseticida Gammacyhalothrin foram utilizadas com base em resultados de bioensaios conduzidos anteriormente. Este inseticida foi diluído em água destilada para a obtenção das seguintes dosagens: 23,4375; 11,7188; 5,8594; 2,9297; 1,4648 e 0,7324 ppm i.a. Cada ninfa de segundo estádio de P. nigrispinus recebeu em seu dorso uma aplicação tópica de um microlitro (1µl) de cada concentração do inseticida com uma micro-seringa calibrada ou 1µl de água destilada como controle, imediatamente após a mudança de estádio.
Os predadores machos que morreram antes de suas respectivas fêmeas foram substituídos imediatamente. As fêmeas adultas que morreram antes de nove dias de idade não foram utilizadas na análise estatística. Os dados foram submetidos à ANOVA e as médias comparadas pelo teste de Student-Newman-Keuls (p = 0,05). A mortalidade de P. nigrispinus foi avaliada por análise probit (SAS INSTITUTE, 2004). As médias e desvios padrão do número de ovos por fêmea por dia foram calculados para cada grupo etário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As doses de Gammacyhalothrin não afetaram o peso corpóreo de fêmeas de P. nigrispinus o que também relatado para o predador P. maculiventris após a exposição a compostos químicos (SMAGHEE e DEGHEELE, 1995). A redução no peso corpóreo de insetos-praga após a exposição a agentes xenobióticos é provavelmente devido a alterações nas suas atividades fisiológicas (PERVEEN, 2000). No entanto, larvas de Manduca sexta L. (Lepidoptera: Sphingidae) apresentaram maior peso após a exposição a doses subletais de Fenitrotion (STEWART e PHILOGENE, 1983).
Fêmeas de P. nigrispinus apresentaram menor viabilidade dos ovos após a exposição às doses subletais de 23,4375 e 11,7188 ppm i.a. de Gammacyhalothrin comparado ao controle. As doses de 2,9297, 1,4648 e 0,7324 ppm i.a. deste inseticida aumentaram a viabilidade dos ovos desse predador com o maior valor em 5,8594 ppm i.a. (41%) (F = 10,89; p = 0,05). Spodoptera frugiperda (Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) apresentou maior viabilidade dos ovos quando tratadas com Metomil. Adultos de M. sexta apresentaram maior potencial reprodutivo quando tratados com um pesticida organofosforado (STEWART e PHILOGENE, 1983). Este comportamento também foi evidenciado em ácaros.
CONCLUSÕES:
O predador Podisus nigrispinus possui potencial para ser utilizado em testes de toxicidade com o intuito de se avaliar o efeito de concentrações subletais de xenobióticos, principalmente produtos químicos de caráter fitossanitário, sobre sua história de vida: o chamado efeito hormético. Entretanto, os caracteres reprodutivos, de longevidade e ganho de peso de fêmeas do predador P. nigrispinus não sofreram interferência das concentrações subletais de Gammacyhalothrin avaliadas no presente estudo.
Palavras-chave: Predador, Curuquerê-do-algodão, Inseticida.