65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ALFABETIZAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DOS NÍVEIS DE ESCRITA A PARTIR DA PERSPECTIVA DO SOCIOCONSTRUTIVISMO
Lisiane da Silva Oliveira - Curso de Pedagogia, UNEAL
Genaldir Rocha de Oliveira Barros - Curso de Pedagogia, UNEAL
Elizete Santos Balbino - Profa. Ma./Orientadora, Curso de Pedagogia, UNEAL
INTRODUÇÃO:
A concepção que norteia o processo de alfabetização exerce forte influência sobre o desenvolvimento dos níveis de escrita dos alunos, desse modo, nos despertou a curiosidade de investigar o processo de alfabetização na perspectiva do socioconstrutivismo. Segundo Davis (2005), no socioconstrutivismo a criança é ativa e interativa e é através da mediação que um tipo específico de relação estabelece-se. Assim, o processo de desenvolvimento da criança na sua relação com os adultos ou colegas que tem mais experiência desempenha um papel central na apropriação de suas formas de pensar superando as anteriores decorrentes da experiência pessoal de cada um. Tendo-se em mente que a principal finalidade do primeiro ano do ensino fundamental é desenvolver nos alunos a leitura e a escrita, torna-se imprescindível buscar uma metodologia que os tornem autônomos no processo de busca deste conhecimento, ao mesmo tempo em que desenvolva a cooperação entre os mesmos através de práticas pedagógicas socializantes, contribuindo assim, para a construção das bases que lhes permitam êxito durante a trajetória escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo central da pesquisa é investigar os níveis de escrita de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, a partir da perspectiva do socioconstrutivismo, considerando a importância desse conhecimento para o processo de alfabetização.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, seguida de uma pesquisa de campo, a partir do enfoque qualitativo, realizada na Escola Municipal Professor Jayme de Altavilla localizada na cidade de Arapiraca – Alagoas, onde está sendo desenvolvido, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), através do subprojeto intitulado Necessidades Formativas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas. Participaram desse estudo uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, composta por vinte e seis alunos. A coleta de dados consistiu na observação participante, essa técnica foi escolhida por permitir ao pesquisador a obtenção de informações minuciosas e, ainda, por oportunizar ao pesquisador a condição de estar simultaneamente na coleta e na análise dos dados. A análise dos dados consistiu na seleção e posterior descrição dos aspectos considerados relevantes com o intuito de se entender o desenvolvimento dos níveis de escrita das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A presente pesquisa teve como resultados um diagnóstico geral dos níveis de escrita da turma mostrando que onze por cento dos alunos encontram-se no nível pré-silábico; trinta e cinco por cento no silábico; vinte e sete no silábico-alfabético e vinte e sete por cento no nível alfabético. Com relação a esse assunto Rios e Libânio (2009), dizem que os mesmos são processos evolutivos do aprender a ler e escrever podendo a criança se encontrar em um nível com características do anterior ou posterior, ou seja, a criança antes de compreender o verdadeiro sentido do sistema alfabético passa por processos de construções interpretativas nas quais levam parte das informações dadas, ao mesmo tempo em que introduzem algo pessoal. Neste caso, sendo possível o diagnóstico ter sido feito por meio das atividades embasadas no socioconstrutivismo, teoria que foca a interação. Segundo Davis (2005), é através de interações organizadas em atividades que o indivíduo é capaz de pensar autonomamente, analisando, percebendo suas falhas e encaminhando soluções. Entende-se dessa maneira que os alunos ao interagirem trocam conhecimentos, ideias e aprendem uns com os outros.
CONCLUSÕES:
Ao término desta investigação, evidenciou-se um panorama geral dos níveis de escrita dos participantes envolvidos nesse estudo, ao mesmo tempo em que permitiu despertar para a necessidade de ampliá-los, investindo no desenvolvimento das competências de linguagem dos educandos. Com base no socioconstrutivismo, teoria em que a aprendizagem ocorre através de interações dos sujeitos entre si e com o meio, também demonstrou-se a importância do trabalho de desenvolvimento da escrita entre os alunos através das atividades didáticas referentes a alfabetização e como elas podem influenciar no desenvolvimento da autonomia e cooperação dos sujeitos no decorrer da construção desse conhecimento. É importante deixar claro que a aprendizagem da escrita é um processo e por isso se constrói aos poucos e em ritmos diferentes em cada criança e, ainda, que a escola precisa entender que esses diferentes níveis de escrita apresentados pelas crianças nesta pesquisa é um processo natural e interativo.
Palavras-chave: Atividades didáticas, Interação, Autonomia.