65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
COMPARAÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL PROVOCADA POR MINERADORAS DE MINAS GERAIS E RONDÔNIA.
Vânia Costa Ferreira Vanuchi - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Fabiana de Aquino Souza - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Carla dos Santos - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Jania Maria de Paula - Orientadora/Professora, Ms. Geógrafa do IFRO Campus Ji-paraná
INTRODUÇÃO:
Mineração a céu aberto, de maneira geral, tem se constituído numa atividade econômica de alto impacto ambiental, social e cultural. Este trabalho é resultado de uma análise comparatória entre o artigo: Ameaças ambientais de uma mineração a céu, de Márcio José dos Santos e Paulo Ricardo da Rocha, com as atividades operacionais de uma mineradora de exploração de rochas situada no municipio de Presidente Médici/RO. O objetivo deste trabalho foi vivenciar a situação das mineradoras envolvidas (RPM – Paracatu/MG e Termaza – Presidente Médici/RO) comparando suas realidades distintas nas referidas unidades da federação para análise à respeito da preservação ambiental, tendo como base o artigo citado apresentado em seminário da disciplina Cultura, Ambiente e Educação no curso de Licenciatura em Química do IFRO, campus Ji-Paraná.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Foi vivenciar a situação das mineradoras envolvidas (RPM – Paracatu/MG e Termaza – Presidente Médici/RO) comparando suas realidades distintas nas referidas unidades da federação para análise à respeito da preservação ambiental, tendo como base o artigo citado apresentado em seminário da disciplina Cultura, Ambiente e Educação no curso de Licenciatura em Química do IFRO, campus Ji-Paraná.
MÉTODOS:
Para a análise comparatória foi realizada visita à mineradora de Presidente Médici/RO, localizada na zona urbana daquela cidade; coletados dados referentes ao seu funcionamento, ameaças ambientais e sociais que a mesma provoca ao local. Entrevistas com os moradores vizinhos para Levantamento de problemas causados pela mineradora, conversas informais com trabalhadores da mineradora e produção de fotos e vídeo. O material produzido, a comparação da realidade local com a realidade exposta no artigo analisado foi apresentada em seminário no periodo de maio a junho de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apesar de a mineração a céu aberto ser considerada atividade de alto impacto ambiental é também de grande importância econômica para o local onde está instalada, uma vez que gera empregos e contribui para a economia do local. A mineradora visitada iniciou sua esxploração em 1990, com o objetivo de fornecer matéria prima para a costrução de uma parte da BR-364 que comprende o trecho Cacoal-Ji-Paraná em Rondônia, atualmente detem a produção de 50. 000 m3 anual de brita. A degradação do solo provocada por suas atividade é bastante significativa, calcula-se que uma área de 18.000 m2 já foi expolarada. A tendência é que este número aumente, uma vez que a empresa possui aproximadamente 10 alqueires paulistas de terra para a exploração de rochas. Os ruídos provocados pelas explosões é comum a qualquer hora do dia ou da noite, assim como pequenos tremores de terra que podem ser sentidos num raio de até 15 km. Os moradores da cidade convivem diariamente com tais transtornos, os que estão mais próximos à pedereira relatam que convivem com muita poeira, além de danos em suas moradias provocados pelos tremores de terra. Comparada RPM Paracatu, os danos ambientais e sociais observados na mineradora local são menores, todavia analisando a capacidade de seu crescimento futuro é preocupante pensar que poderá igualar-se ao à situação descrita na mieradora RPM.
CONCLUSÕES:
Percebe-se que é comum o descaso das autoridades ambientais em cidades pequenas. Qualquer mineração seja a céu aberto ou subterrânea provocará impactos negativos ao ambiente, estes devem, portanto receber tratamento adequado considerando seus diferentes potenciais de riscos. É necessário então, uma legislação mais rigida em relação as licenças ambientais e sua fiscalização, que os licenciamentos ambientais sejam concedidos em condições exatas, que os orgãos ambientais realizem o minitoramento frequente dessas empresas para que se crie a possibilidade da construção de ambientes social e ecologicamente saudáveis.
Palavras-chave: Mineração a céu aberto., Degradação Ambiental., Rondônia..