65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO NA ESCOLA LICEU PIAUIENSE- UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA-IFPI
NAIARA MARIA RUFINO DA SILVA - BOLSISTA PIBID/LICENCIATURA EM BIOLOGIA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI -IFPI
BEATRIZ DEJESUS MESQUITA NUNES - BOLSISTA PIBID/LICENCIATURA EM BIOLOGIA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI -IFPI
ANTÔNIO AMORIM DA SILVA FILHO - BOLSISTA PIBID/LICENCIATURA EM BIOLOGIA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI -IFPI
YARA FERREIRA LIMA - PROFESSORA SUPERVISORA PIBID- ESCOLA ZACARIAS DE GÓES -LICEU PIAUIENSE
FLÁVIO DE SOUSA OLIVEIRA - GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS- INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ -IFPI
REGINALDO JONAS DE JESUS PINHEIRO - GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS- INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ-IFPI
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que cada vez mais as informações surgem em uma velocidade surpreendente, em quantidades extraordinárias. Mensagens de cunho sexual se propagam rapidamente na televisão, na internet, em revistas ou em livros. No entanto, mesmo com toda essa facilidade de acesso as informações, os adolescentes ainda têm muitas dúvidas com relação à sexualidade e o mais alarmante, é que não procuram tirar suas dúvidas em fontes seguras. Diante deste quadro é clara a necessidade de intervenção da escola na promoção da educação sexual destes adolescentes. Segundo Dias e Paz (2002) a educação sexual é um assunto polêmico e controvertido tanto quanto a postura da sociedade diante da mesma. Sabe - se que a sexualidade é um assunto comum e presente nas escolas, visto que, há muita informação e pouca educação. Desta forma, os adolescentes aprendem algo sobre o assunto cotidianamente, de maneira errada ou não, dentro ou fora da escola, mais aprendem, ou seja, obtêm informações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se abordar a importância da educação sexual por meio de aulas e/ou palestras informativas em uma escola publica de Teresina-PI.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi aplicado por bolsista do PIBID na escola Liceu Piauiense no mês de dezembro de 2012 com 36 alunos do 1º ano do ensino médio. Primeiramente foi solicitado que os alunos colocassem em um papel todas as suas dúvidas relacionadas à sexualidade, não sendo necessário que se identificassem. Em seguida foi explicado aos alunos que essas perguntas seriam a base para uma aula onde todas essas dúvidas seriam esclarecidas. As perguntas foram analisadas e com isso foi produzido uma apresentação que contemplava os questionamentos feitos pelos alunos, como: sexualidade, aborto, virgindade, sexo anal, orientação sexual, gravidez, DST's entre outras. Para um maior enriquecimento da aula, os bolsistas solicitaram em postos de saúde cartazes, camisinhas femininas e masculinas, DIU's, anticoncepcionais e pílulas do dia seguinte. Também foram utilizados modelos anatômicos dos órgãos reprodutores masculinos e femininos para uma melhor visualização do tema pelos alunos. A aula foi ministrada pelos bolsistas do PIBID, com o cuidado de responder cada uma das perguntas feitas pelos alunos. Ao final da aula foi solicitado que os alunos respondessem um questionário, onde estavam inseridas as perguntas que haviam servido de base para a apresentação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a análise das perguntas feitas pelos alunos pode-se perceber que os alunos tinham muitas dúvidas com relação à sexualidade em geral, desde assuntos mais notórios como gravidez, DST's e métodos contraceptivos até assuntos polêmicos e complexos como orientação sexual e aborto. Todos, 100% dos alunos disseram que a palestra foi muito importante e que sua pergunta foi contemplada na palestra. 94,4% dos alunos afirmam que há necessidade de mais palestras nesse âmbito. Ao serem questionados onde procuram informações sobre o assunto, 63,9% dos alunos afirmaram que procuram na internet, em livros e na Tv, 13,9% procuram com amigos, 22,2% procuram com o parceiro e nenhum deles consultam os professores para tirar suas dúvidas. 61,1% dos alunos disseram que nunca tinha assistido uma aula/palestra sobre sexualidade, 13,9% disseram ter visto programas de TV com o tema e 25% disseram já ter lido livros/revistas sobre sexualidade.
CONCLUSÕES:
Por meio dos alunos a sexualidade adentra os portões e os muros das escolas, muitas vezes contra a vontade da mesma, que não deseja se envolver com questões polêmicas. Segundo Dias e Paz (2002) educar sexualmente não se refere em dizer o que é certo ou errado para o jovem e sim, mostrar o caminho para que o mesmo perceba ou diferencie o certo do errado de forma consciente e individualizada. Assim a promoção de aulas educativas no âmbito da sexualidade é de extrema necessidade, mesmo com tantas informações disponíveis em vários meios de comunicação, pois as dúvidas e a curiosidade com relação à sexualidade persistem. É evidente a necessidade de investimento em aulas, folhetos informativos, palestras que divulguem a informação entre os estudantes suprindo a carência existente. Assim as escolas serão cada vez mais, capazes de orientar esses adolescentes formando assim, futuramente adultos sexualmente saudáveis e conscientes para exercer sua sexualidade com segurança e responsabilidade. Esses resultados demonstram que os jovens ainda não se sentem seguros para conversar sobre sexualidade com os pais e mestres, havendo predileção por por outros meios informativos que ao inves de gerar educação leva a uma deturpação dos conceitos e valores a cerca do assunto.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO, SEXUALIDADE.