65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA AUXILIAR A APLICAÇÃO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE RISCOS EM AMBIENTES DE MÚLTIPLOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Miguel Domingos de Santana Wanderley - Centro de Informática – CIn/UFPE
Júlio Venâncio de Menezes Júnior - Laboratório de Engenharia Biomédica – CTG/UFPE
Cristine Martins Gomes de Gusmão - Departamento de Engenharia Biomédica – CTG/UFPE
INTRODUÇÃO:
Indicadores são fundamentais quando se objetiva medir diferentes pontos relevantes de um ambiente operacional ou de desenvolvimento de projetos. Quanto mais eficientes são os indicadores adotados nos processos de medição e avaliação, melhor será a qualidade do gerenciamento destes pontos em observação. Isto significa uma avaliação mais fiel e real do ambiente, estimativas e predições mais precisas e um controle mais correto com relação às ações tomadas. O uso de indicadores oferece benefícios às etapas de identificação, avaliação, planejamento e monitoramento do processo de gerenciamento dos riscos de um ambiente de projeto e estas características podem ser aplicadas tanto em ambientes de único projeto como em ambientes de múltiplos projetos de desenvolvimento de software. Sendo assim, a adoção de indicadores adequados e eficientes para o gerenciamento dos riscos desses ambientes implica em um aumento da probabilidade de que os projetos envolvidos sejam concluídos respeitando os prazos, dentro dos custos e atendendo os requisitos do projeto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema para a aplicação de indicadores voltados para a avaliação dos riscos em ambientes de múltiplos projetos de desenvolvimento de software. Este é um sistema móvel capaz de armazenar, calcular e apresentar dados sobre os indicadores em diferentes formatos de relatórios.
MÉTODOS:
Para alcançar os objetivos do trabalho, inicialmente os requisitos (funcionais e não funcionais) da ferramenta foram definidos e priorizados. Em seguida um estudo foi feito para decidir sobre quais as tecnologias e plataformas mais indicadas para desenvolver o protótipo inicial. Decidiu-se pelo desenvolvimento para a plataforma de aplicativos em dispositivos móveis Android. Por fim, foi realizado o desenvolvimento dos requisitos priorizados e iniciado os testes para validação do protótipo do sistema, ainda em andamento. Para os testes iniciais do protótipo foi escolhido como indicador inicial a ser trabalhado no sistema o indicador “Pontos de Risco”, concebido na Universidade Federal de Pernambuco em um trabalho de graduação, disponível em http://www.cin.ufpe.br/~tg/2005-2/slso.pdf. A ideia é que este indicador seja aderente a processos de gestão de risco voltados para ambientes de projetos ágeis, possibilitando a rápida resposta aos riscos identificados ao longo do ciclo de vida destes projetos, considerando também fatores de riscos relacionados ao ambiente de múltiplos projetos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado do trabalho é o protótipo de um sistema móvel para a aplicação de indicadores para o gerenciamento dos riscos em ambientes de múltiplos projetos de desenvolvimento de software. O sistema é capaz de armazenar, compor e gerar relatórios dos dados coletados do ambiente. A característica móvel do protótipo implica nas vantagens de possibilidade de descentralização do processo de coleta e manipulação dos dados. O sistema foi descrito de forma detalhada de acordo com suas funcionalidades (requisitos funcionais e não funcionais). O objetivo do sistema é facilitar e tornar mais eficiente atividades críticas do uso e aplicação de indicadores. O sistema torna mais eficiente o processo de coleta de dados, cálculo dos indicadores e métricas com base nos dados coletados e geração de relatórios específicos para a avaliação dos dados coletados e indicadores envolvidos.
CONCLUSÕES:
Indicadores não alcançaram um patamar exato, com perfeita fidelidade ao ambiente de projeto. Ainda servem como uma ferramenta para auxiliar e conduzir melhores decisões dos profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos riscos do ambiente. Contudo, o uso de sistemas pode facilitar a aplicação de indicadores em ambientes de múltiplos projetos de desenvolvimento de software. Estes sistemas facilitam e agilizam atividades críticas para o uso eficiente de indicadores, como por exemplo, o processo de coleta, cálculo e manutenção dos dados coletados e geração de relatórios específicos.
Palavras-chave: Indicadores, Riscos, Software.