65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada
NARRATIVAS E REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO: FOCO NAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO PROJETO CASAS DE CULTURA NO CAMPUS
Marília Cajueiro Gomes Rêgo - Graduanda do curso de Letras Licenciatura Inglês - UFAL
Sérgio Ifa - Prof. Dr./orientador - Faculdade de Letras - UFAL
INTRODUÇÃO:
O sub-projeto denominado Narrativas e reflexões de uma professora em formação: foco nas dificuldades dos alunos do Projeto Casas de Cultura no Campus esta inserido no projeto de pesquisa Formação de educadores de língua estrangeira em Alagoas: perspectiva crítico-reflexiva enfocando tecnologia, ensino-aprendizagem,pesquisa e extensão do meu professor orientador. o qual tem como foco principal a formação crítica e reflexiva dos alunos, alunos-professores envolvidos em sala de aula com o ensino de língua estrangeira no programa para que esses por sua vez consigam não apenas ensinar conhecimentos linguísticos da língua estrangeira mas contribuir significativamente na formação cidadã dos alunos, atuando ativamente para termos uma sociedade mais justa e humana. Os alunos-professores são graduandos do curso de Letras que atuam como professores de língua estrangeira em um Projeto de Extensão Casas de Cultura no Campus (CCC) que é gratuito e voltado para a comunidade universitária de baixa-renda. Minha pesquisa objetiva investigar os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e/ou as dificuldades apresentadas pelos alunos. Objetivo ainda propor alternativas para uma redução das dificuldades para uma melhoria do aprendizado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivos gerais compreender o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas do nível Básico 2 que apresentam dificuldades no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa e propiciar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da língua inglesa desses alunos.
MÉTODOS:
Minha pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa seguindo o método investigativo de pesquisa-ação, onde há interferências do pesquisador para investigar e solucionar a problemática em questão. Foram aplicados dois questionários para identificar os problemas ou fatores interferentes de caráter motivacional, dificuldades e relação entre aluno e professor.Após aplicação dos questionários fiz um mapeamento das dificuldades e fatores interferentes no processo de aprendizagem. A partir da identificação dessas dificuldades e fatores, elaborei planos de aula e atividades fundamentadas na teoria lida voltada para a dificuldade específica investigada, que é em compreensão oral em língua inglesa. Após estas etapas realizei a análise dos dados coletados juntamente com a fundamentação teórica que inclui Moskowitz (1978), Arnold (1999), Magno e Silva (2010) e Fita e Tápia (1999) para a questão da motivação no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira e Scarcella e Oxford (1992), Harmer (2001) , Richards e Renandya (2002), Celce-Murcia(2001), Spratt e Dangerfield(1990) e Underwood (1993) sobre o ensino da compreensão oral como língua adicional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da aplicação dos planos de aula e as três atividades elaboradas a partir da leitura teórica em busca de solucionar completamente ou parcialmente as dificuldades e interferências que acontecem no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa na minha turma de básico 2 do Projeto casas de Cultura no Campus, não conseguiram superar todas as dificuldades dos alunos por completo tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem é um processo contínuo e que leva tempo para que seja pleno,porém houve melhora no desempenho desse tipo de atividade de compreensão oral.
CONCLUSÕES:
Minha relação com os alunos os deu confiança e maior conforto, fazendo com que se sentissem em um ambiente no qual poderiam falar algo sem serem julgados ou condenados e sentindo que podiam contar com minha ajuda, e isso no aprendizado é de grande importância, considerando que ser professor é trabalhar com seres humanos cheios de sentimentos, sensações e vontades as quais não podem ser ignoradas e nem separadas da parte técnica do trabalho. É preciso conhecer seus alunos e deixar uma abertura para eles irem até você, seja pra tirar dúvidas ou compartilhar conhecimentos. O ensino-aprendizagem é um processo de idas e vindas, e esse caminho deve-se ser construído entre alunos e professores para que possa haver a troca de conhecimentos de uma maneira mais fácil e mais produtiva amigavelmente onde ambos estejam dispostos a trabalhar em conjunto. Apesar da pouca prática de soluções ou possíveis soluções houve uma positiva melhora no desempenho de atividades de compreensão oral as quais os alunos apresentam tamanha dificuldade. Devido ao aprendizado de uma língua ser um processo contínuo e que leva determinado tempo ainda não houve total ou completa mudança, pois os alunos ainda encontram-se no nível básico 2 e ainda precisam de tempo para continuar a aprendizagem da língua e em como utilizá-la. Será necessário que os próximos professores continuem tal processo que iniciei da busca em ajudar os alunos e propor sempre em suas aulas materiais que proporcionem o aprendizado.
Palavras-chave: Formação Crítica, Compreensão Oral em inglês, Educação Humanística.