65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS : O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS VIVENCIADOS E DESCRITOS NA REVISTA TROCA-TROCA EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS?
Maria do Carmo Oliveira da Silva - PMO
INTRODUÇÃO:
O presente estudo apresenta considerações sobre o tratamento das relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas . tendo como base os estudos latinoamericanos de Quijano(2007), Mignolo(2005) Wash(2008) e Oliveira(2010) que compreende que o racismo existente na sociedade é fruto de uma construção social e mental alimentado por um padrão de dominação colonial estabelecido na racionalidade eurocêntrica. Observa-se que através das lutas dos movimentos sociais., no caso específico deste estudo, do movimento negro, a intensificação de medidas afirmativas que procuram combater o racismo e possibilitar uma educação intercultural, dentre essas, destacamos a Lei nº. 10.639/2003.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa foi analisar os impactos da referida Lei nas práticas pedagógicas desenvolvidas em forma de projetos pelos educadores e educadoras da Educação Básica da rede municipal. socializadas e descritas nas quatro edições da revista " Troca- troca experiências educacionais" elaborada pela Secretaria de Educação de Olinda.
MÉTODOS:
Como metodologia utilizou-se da abordagem qualitativa utilizando como procedimento a da análise de conteúdos( BARDIN, 2004).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados apontam que da primeira edição a atual duplicaram a produção em relação a diversidade étnico-racial negra, evidenciam-se nos projetos o enaltecimento da cultura africana; a valorização da mesma em turmas da Educação Infantil, o que é fundamental no processo identitário das crianças negras e na consolidação do respeito às diferenças. No entanto, na última publicação verifica-se que dos setenta e quatro projetos apenas dois enfatizam essa diversidade.
CONCLUSÕES:
Nesse sentido observa-se a necessidade de estimular práticas pedagógicas antirracistas
dando visibilidade a esses projetos e consolidando uma educação intercultural.
Palavras-chave: Educação das relações étnico-raciais,, interculturalidade,, práticas pedagógicas,.