65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ANÁLISE CITOGENÉTICA DE GENÓTIPOS DE HÍBRIDOS PUTATIVOS ORIUNDOS DO CRUZAMENTO DE GENÓTIPOS DE MARACUJÁ MELÃO( Passiflora quadrangularis ) E MARACUJÁ DO MATO( Passiflora cincinnata)
Alessandra Lima da Silva - Graduando em Biotecnologia-UFBA
Mariana Rebouças - Graduando em Biotecnologia-UFBA
Camila Carvalho Alves - Graduando em Biotecnologia-UFBA
Flávio Flávio Flôres - Mestre em Fitotecnia-UESB/BA
Eliane Mariza Dortas Maffei - Profª. Drª./Orientadora- Depto. De Ciências Naturais-UESB/BA
Cláudio Lúcio Fernandes Amaral - Prof.Dr./ Orientador –Depto. De Ciências Biológicas-UESB/BA
INTRODUÇÃO:
A hibridação interespecífica é uma metodologia muito utilizada, seja para transferência de genes de um material resistente para um suscetível ou para a produção de híbridos diferentes dos genitores. Porém, o conhecimento sobre a direção do cruzamento é importante, uma vez que, em algumas espécies, o cruzamento interespecífico é efetivo e exclusivo em uma determinada direção (PEREIRA e outros, 2005). Entretanto, para que a hibridação seja bem sucedida, é necessário que as espécies genitoras sejam geneticamente próximas e apresentem certa homologia cromossômica, minimizando os problemas de incongruidade ou incompatibilidade cruzada e, deste modo, viabilizando a utilização do híbrido. A direção e a facilidade com que duas espécies podem ser cruzadas e o comportamento dos cromossomos durante a meiose de genitores e híbridos são considerados importantes critérios para a avaliação do grau de proximidade genética entre espécies e acessos (RAO; RAO, 1984). Técnicas podem ser úteis para identificação de híbridos, marcadores moleculares de DNA têm sido utilizados com relevante sucesso (ALZATE-MARÍN e outros, 1996).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo verificar a ocorrência da fecundação cruzada em híbridos interespecíficos F1 obtidos por meio do cruzamento P. cincinnata Mast. x P. quadrangularis Linn., utilizando marcadores citogenéticos
MÉTODOS:
Os aspectos citogenéticas foram descritos por meio de análises mitóticas e bandeamento Ag-NOR. Para a análise mitótica foram coletadas pontas de raiz, pré-tratadas com água a 10ºC por 3 horas, em seguida fixadas em etanol acético(3:1) e mantidas a 7ºC. As fixações foram mantidas por 2-24 horas à temperatura ambiente; em seguida, estocadas a -20ºC até posterior análise. As lâminas foram preparadas após lavagem e hidrólise em HCl 5N, por 20 minutos , na sequência foram esmagados em ácido acético 45%, coradas com carmim acético, bem como congeladas para remoção da lamínula, secas ao ar, coradas convencionalmente com Giemsa 2% e montadas com Entellan (GUERRA E SOUZA, 2002). Para bandeamento Ag-NOR duas soluções(coloidal e reveladora) foram utilizadas na proporção de 1:2 respectivamente no momento da coloração. Para o procedimento de coloração retirou-se as lâminas com material do congelador, e deixou-se secar ao ar. A seguir, foram adicionadas ao esfregaço gotas das soluções na proporção de 1:2 respectivamente, até cobrir o esfregaço. Em seguida, as lâminas foram colocadas na estufa a 37ºC por 20 minutos, momento de obtenção de coloração marrom- dourado na superfície do esfregaço. As lâminas foram enxaguadas em água destilada e seca ao ar (HOWELL; BLACK, 1982).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todos os híbridos putativos analisados tiveram número cromossômico igual aos genótipos de Passiflora cincinnata e Passiflora quadrangularis, sendo constituído de células com 2x=18. Com relação as bandas NOR, foram verificadas nos híbridos 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 duas regiões organizadoras de nucléolo, mesmo número visto nos genitores Passiflora cincinnata e Passiflora quadrangularis, porém com tamanho similar aos genótipos de Passiflora cincinnata. O híbrido putativo 01 apresentou cinco regiões que organizam o nucléolo, diferindo-se dos demais. Os híbridos putativos 11 e 20 foram similares aos outros , exceto o híbrido 01; no entanto revelaram duas regiões de tamanhos diferentes, sendo uma semelhante ao P.cincinnata e a outra ao P.quadrangularis. O gênero Passiflora é pouco estudado citologicamente e os trabalhos têm se limitado à contagem do número de cromossomos (SNOW, ANO; MACDOUGAL, 1993). Em função desta limitação, obter resultados adicionais como a quantidade de NOR, aumenta a chance de conclusões mais seguras. O número de cromossomos 2x=18 observado nas progênies resultantes dos cruzamentos de P.cincinnata e P.quadrangularis , aponta similaridade entre a F1 e os parentais.
CONCLUSÕES:
Os híbridos não- putativos HP11 e HP20, por análise das regiões organizadoras do nucléolo são os indivíduos com maior chance de definição de hibridação, pois reúnem bandas dos respectivos parentais.
Palavras-chave: Hibridação, Cromossomos, Marcadores moleculares.