65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
A ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA E CONTEXTO HISTÓRICO DAS EMPRESAS QUE UTILIZAM O ASFALTO-BORRACHA NO NORDESTE BRASILEIRO.
Adeilton Feitosa da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife
Fábio Júlio Melo da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife
Maria Mirelle Cassimiro dos Reis - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife
Priscilla dos Santos Borges - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife
Rogéria Mendes Nascimento - Profa. Ma./ Orientadora - IFPE, Campus Recife
INTRODUÇÃO:
Através do petróleo como matéria-prima é obtido o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) produto final do revestimento das pavimentações. É diante desse contexto que o “ouro preto” vem ao passar dos anos ganhando mais espaço, tomando como ponto de partida a sua valorização e nacionalização. A partir do desenvolvimento econômico do Brasil e o aumento exorbitante da utilização de automóveis implica o crescimento das malhas rodoviárias, tornando-se indispensáveis os estudos em novas tecnologias, onde não se pode prescindir do pilar sustentabilidade. Ancorados nos trabalho de Albertin et al (2007), Pontes Filho et al (2004) e Bernucci et al (2008), foi escolhido o Asfalto-Borracha como pilar da pesquisa, visto que a reutilização de materiais inservíveis torna-se necessária e as misturas asfálticas que podem ser modificadas a partir da borracha proveniente dos pneus é um viés importante disso. Introduzindo-se, nesse contexto, uma investigação crítica da utilização desse tipo de asfalto nas rodovias nacionais como fator de mobilidade e integração nacional, bem como as legislações regulamentadora e a relação com a Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Asfaltos (ABEDA).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a cadeia produtiva do asfalto-borracha através do contexto histórico do asfalto tradicional e modificado por borracha, utilizando para esta determinação um infográfico, focando o envolvimento das empresas brasileiras que são integradas à ABEDA, visando assim descobrir o potencial atual desse novo mercado dentro do ramo da pavimentação brasileira com foco na região nordeste.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada foi constituída de pesquisa quantitativo-descritiva tendo como corpus de análise os infográficos Estrada do Asfalto, com seus pormenores sobre o contexto histórico, e Fluxograma de Utilização, presentes no sítio virtual da ABEDA. Como embasamento para o regimento do mercado analisado, também foram comparadas a Resolução da ANP nº39 de 24/12/2008, Resolução do CONAMA nº258 de 26/08/1999, Resolução do PNRS nº12.305 de 02/08/2010 e o Estatuto Social de 01/12/2006 da ABEDA bem como os campos virtuais das empresas associadas estabelecendo como elementos de análise a atuação das que trabalham com o Asfalto-Borracha focando a região nordeste e a divulgação nos seus sítios das especificações, gerenciamento de projetos para melhorias no produto e nos processos de aplicação, conscientização ambiental e qualidade em certificados (ISO 9001, ISO 1400 e OSHAS 18001). Ressalta-se que foi criado um infográfico contendo gráficos, tabelas, dados e imagens, focando o envolvimento do asfalto-borracha com dezoito empresas que são integradas à ABEDA, visando assim, descobrir o potencial atual desse novo mercado dentro do ramo da pavimentação brasileira com foco no nordeste.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No sudeste concentra o maior quantitativo de atuação das empresas asfáltica, visto que a indústria petrolífera nacional tem grande destaque no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entretanto o Nordeste possue número significante de empresas (50%), superando o Sul. Em relação às que trabalham com o CAP-Borracha, constatou que o quantitativo de atuação das mesmas é respectivamente 62,5%; 55,6%; 85,7%; 46,2% e 75% para as regiões centro-oeste, nordeste, norte, sudeste e sul. No Nordeste, das nove empresas estudadas e integradas a ABEDA, oito divulga as especificações e demais pormenores para o CAP tradicional, e dessas, 62,5% produzem e distribui o CAP borracha. Contudo, há uma empresa que não apresenta campo virtual. Para a divulgação das especificações técnicas segundo a resolução da ANP, 60% dos sítios virtuais estavam com informações completas sobre o asfalto-borracha. Quanto as questões ambientais e o desenvolvimento de novas tecnologias em seus centros de desenvolvimento ou em parcerias com universidades, 100% das que trabalham com o material modificado divulgam em seus sites. Já em relação às certificações em ISO, 80% delas são contempladas. Entretanto, todas tentam se enquadrar ou já se enquadrou em diversos requisitos de excelência para a efetiva certificação.
CONCLUSÕES:
Ressalta-se que é certo o potencial promissor e sustentável do mercado que surge aliando a pavimentação convencional com técnicas ainda mais inovadoras utilizando e organizando o gerenciamento dos pneus-resíduo. O CAP Borracha, mesmo sendo jovem em relação aos outros tipos de pavimentação, já influência significativamente na cadeia produtiva do asfalto desde a sua economia com a matéria prima até o pronto atendimento na construção ou reparo do pavimento. Já em relação às empresas asfálticas, a total divulgação das especificações caracterizadoras, apoiados na resolução, e posterior fichamento em tabelas de fácil acesso para o consumidor, é a diferenciação das estratégias de marketing das que querem seguir na frente com o pioneirismo em inovações. O cenário exposto torna clara a necessidade de uma discussão ampla, por parte da ABEDA, associados e demais elementos da cadeia produtiva dos benefícios ainda a serem obtidos com o aprofundamento dos estudos e ensaios, melhorando o abarcamento da categoria construtiva com a globalização. Portanto é de suma importância a divulgação de considerações e projetos na execução de trabalhos voltados ao desenvolvimento dos produtos modificados, fazendo correlações com inovações tecnológicas que agreguem valor perceptível ao público especializado.
Palavras-chave: Cimento Asfáltico de Petróleo, Asfalto-Borracha, ABEDA.