65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
AÇÃO ANTIMICROBIANA in vitro DE ENXAGUATÓRIOS CONTENDO QUITOSANA SOBRE Streptococcus mutans
Fábio do Nascimento Máximo - Depto. de Clínica e Odontologia Social - UFPB
Karla Pinheiro de Alencar - Depto. de Clínica e Odontologia Social - UFPB
Allan dos Reis Albuquerque - Depto. de Clínica e Odontologia Social - UFPB
Thatiana Montenegro Stamford-Arnaud - Pos-graduação em Ciências dos Materiais - UFPE
Fábio Correia Sampaio - Prof. Dr. - Depto. de Clínica e Odontologia Social - UFPB
Thayza Christina Montenegro Stamford - Profa. Dra./Orientadora - Depto. Medicina Tropical - UFPE
INTRODUÇÃO:
A cárie dentária é a doença bucal mais prevalente, que afeta significativamente parte da população mundial, especialmente nos países em desenvolvimento. É uma doença multifatorial que desmineraliza a estrutura dentária, onde os micro-organismos possuem importante papel em sua etiologia, destacando-se Streptococcus mutans. No intuito de obter antimicrobianos mais biocompatíveis e de baixo custo, que sejam efetivos frente às bactérias cariogênicas, as pesquisas têm se voltado para os produtos naturais, destacando-se a quitosana, um polímero natural obtido a partir da desacetilação da quitina.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana, in vitro, de dois enxaguatórios contendo quitosana, de alto peso molar e médio peso molar, sobre Streptococcus mutans (UA 159), bem como a biocompatibilidade das quitosanas utilizadas.
MÉTODOS:
O teste da difusão em ágar foi realizado para verificar, qualitativamente, a sensibilidade dos enxaguatórios teste e de seis enxaguatórios comerciais, dos quais cinco continham cloreto de cetilpiridínio e um continha clorexidina, sobre a cepa de S. mutans. A concentração inibitória mínima (CIM) e a concentração bactericida mínima (CBM) dos enxaguatórios testes contendo quitosana e do enxaguatório comercial contendo cloreto de cetilpiridínio, utilizado como controle, foram determinadas a partir da técnica da microdiluição, por coloração com resazurina. O ensaio de biocompatibilidade foi realizado através do teste da membrana corioalantóide do ovo (HET-CAM), sendo visualizadas as reações de coagulação, vasoconstricção e hemorragia. Os dados da difusão em ágar foram analisados por ANOVA seguida de um teste de Tukey a 95% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado da difusão em ágar não mostrou diferença estatística entre os enxaguatórios testes e cinco dos seis enxaguatórios comerciais. Os dois enxaguatórios contendo quitosana apresentaram CIM e CBM de 200 μg/mL e o controle, de 0,15 μg/mL. Quanto à biocompatibilidade, os géis de quitosana não apresentaram potencial de irritação de acordo com a metodologia da HET-CAM.
CONCLUSÕES:
A cepa de S. mutans testada apresentou sensibilidade aos enxaguatórios contendo quitosana de alto ou médio peso molar testados, sendo esta sensibilidade similar à obtida para os seis enxaguatórios comerciais utilizados. Além disso, os géis de quitosana de alto e médio peso molar, princípio ativo dos enxaguatórios, mostraram ser biocompatíveis e não irritantes de acordo com a metodologia da HET-CAM. Os resultados do presente estudo sugerem o potencial uso clínico das soluções contendo quitosana como auxiliar para prevenção da cárie dentária.
Palavras-chave: Streptococcus mutans, agentes antimicrobianos, polímeros.