65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A Representação Social dos Cursos de Licenciatura em Araguaína – Tocantins
Lorenna Guedes Freitas - Acadêmica do Curso de Química (licenciatura) – UFT
Mellis Layra Soares Rippel - Acadêmica do Curso de Biologia (licenciatura) – UFT
Paulo Junior Dias Ribeiro - Acadêmica do Curso de Biologia (licenciatura) – UFT
Sérgio de Pádua Santos Rodrigues - Acadêmica do Curso de Biologia (licenciatura) – UFT
Eltongil Brandão Barbosa - Prof. MSC./Orientador – Curso de Biologia (licenciatura) – UFT
INTRODUÇÃO:
Os primeiros indícios da prática educacional no Brasil surgiram em meados do século XVI com a chegada dos colonizadores, juntamente com os jesuítas que, interrompendo os moldes da educação indígena, abriram espaço à dedicação da pregação católica e ao trabalho educativo. De acordo com Campos (2002), depois que os jesuítas foram expulsos do Brasil, membros de outras ordens religiosas e alguns “mestres-escolas” passaram a atuar em escolas monásticas, e esses mestres legaram aos professores atuais o descrédito da profissão, assim como uma tradição de má remuneração. Tais fatos históricos refletem diretamente na representação social do professor, levando em consideração o desprestígio da prática educacional. As representações têm o papel de elaborar a comunicação e o comportamento entre os indivíduos. Os estudos das representações sociais baseiam-se na investigação dos processos no qual os indivíduos se interagem, construindo princípios sobre os componentes sociais, assim, tornando possível a comunicação e a organização dos comportamentos. No atual contexto educacional brasileiro, a pesquisa vem evidenciar a desvalorização financeira e social do licenciado perante os alunos do Ensino Médio
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender a opinião dos estudantes do Ensino Médio a respeito da formação em Licenciatura, analisando a desvalorização ou valorização da carreira docente, utilizando a história da Licenciatura no Brasil como pressuposto para a representação social desenvolvida pelos mesmos.
MÉTODOS:
O presente estudo foi desenvolvido, analisando a opinião crítica dos discentes do Ensino Médio a respeito do tema aqui abordado, por meio de questionários. Foram realizadas visitas a duas instituições de ensino na cidade de Araguaína – TO, sendo uma privada e outra pública. Dispôs-se aos alunos de primeira e terceira séries do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos, um questionário contendo seis questões: subjetivas e objetivas. Tal questionário foi pautado na representação da licenciatura, com questões referentes às diversas áreas de atuação do profissional licenciado, a acuidade da formação perante a sociedade, e se a mesma seria uma opção de carreira profissional para o entrevistado. Por interesse dos alunos, após o termino da aplicação e recolhimento do questionário, elucidamos aos mesmos o conceito de licenciatura, e as seus respectivos campos de atuação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base na investigação notou-se que grande parte dos alunos não possuem visão a respeito do assunto aqui estudado, tal como as áreas de atuação, a valorização e, por consequente falta de informação, também não possuem interesse em optar por cursos deste âmbito. No entanto, a pequena parcela de estudantes que possuíam conhecimento referente à licenciatura são conscientes da desvalorização da carreira docente, e desse modo não optam por seguir a profissão. Segundo Jesus (2002), os salários nos primeiros anos de docência deveriam receber um aumento a fim de colocar a mesma em par de igualdade defronte às demais profissões, buscando atrair acadêmicos com melhores competências para melhoria da qualidade de ensino e o reconhecimento da profissão perante a sociedade. De acordo com os resultados acima citados, converge-se assim, para uma totalidade entre os entrevistados, de “não escolha” da formação de um profissional licenciado.
CONCLUSÕES:
Observamos com a seguinte pesquisa, realizada com os discentes do Ensino Médio, um agravante sobre o desconhecimento da licenciatura, mostrando a necessidade da disseminação do seu real significado nas séries básicas do ensino araguainense. É crucial também salientar a relevância na formação de cidadãos, visando maior interesse por parte dos estudantes em seguir tal profissão, já que esta deveria possuir um caráter de maior prestígio devido a imperatividade de profissionais nesta área. Por fim, notamos que apesar de existirem vastos campos de atuação da profissão docente, não há nenhum tipo de reconhecimento por parte dos alunos, fazendo com que eles desmereçam e não optem por seguir a carreira
Palavras-chave: Ensino, Formação Inicial docente, Relevância profissional.