65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
Os Impactos Socioeconômicos do Turismo na Praia da Pipa - Tibaú do Sul/RN
Ana Luiza Pereira de Oliveira - Universidade Federal de Pernambuco
Barbara Priscila de Oliveira - Universidade Federal de Pernambuco
Dinar Souza da Silva - Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
O turismo é uma das principais indústrias, por gerar riquezas, empregos e divisas em muitos lugares, e como conseqüência causa impactos socioeconômicos, como exemplo a Praia da Pipa, no município de Tibaú do Sul – RN. Para isso foi feito um estudo de caso, para compreender como a atividade turística afeta a comunidade local, empresários e turistas, bem como o governo se coloca perante esse fato.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os impactos socioeconômicos causados pelo turismo na comunidade local, juntamente com os empreendedores, o gestor público e os turistas, do distrito da praia da pipa, Tibau do Sul – RN.
MÉTODOS:
Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, usando como instrumento a aplicação de questionários semi-estruturados com os moradores, turistas, empresários e gestor do destino. Tal questionário tem como base identificar a opinião dos diferentes grupos de entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Atualmente não deixa de provocar surpresa o elevado nível de rendimento por habitantes que auferem as regiões, cuja especialização é a atividade turística, destacando-se das outras atividades produtivas.
Infelizmente não se pode afirmar que tal situação está sendo vivida pelos moradores da Praia da Pipa, visto que os empregos têm sido gerados de forma desigual entre as pessoas de outras cidades e países, restando aos moradores locais os cargos operacionais. Apesar de o turismo ser reconhecido como principal setor produtivo da região, seus efeitos sobre a economia local não são constatados de forma que seja totalmente positiva, uma vez que as funções gerenciais dos empreendimentos são ocupadas por pessoas de outras cidades ou países que têm as melhores remunerações restando ao trabalhador local, os cargos operacionais. Entretanto Archer e Cooper (1998) descrevem outra situação:
O turismo parece ser bem mais eficiente do que outras indústrias para gerar emprego e rendas nas regiões menos desenvolvidas são mais limitadas.. Em tais lugares uma grande parte da população vive da agricultura de subsistência ou são pescadores, e, quando se envolvem na industria do turismo sua renda familiar sofre acréscimo bastante grande em termos relativos.
CONCLUSÕES:
Observou-se que o turismo é a principal atividade realizada no distrito de Pipa, entretanto o mesmo não proporcionou um real desenvolvimento e sim um crescimento da demanda por mão de obra não qualificada dos moradores da localidade, visto que a mão de obra qualificada está vinda de outras localidades. Assim o que se tem na localidade em questão é o crescimento da economia devida à demanda que o turismo proporcionou.
Palavras-chave: Turismo, Impactos sociais, Crescimento.