65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Estudo sobre o emprego das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Ciências em escolas públicas da cidade de Belém, Pará.
Lana Raíssa Maciel do Nascimento - Universidade do Estado do Pará
Ana Cláudia de Sousa Araújo - Universidade do Estado do Pará
Glauce Catarine Malheiros Maia - Universidade do Estado do Pará
Prisna Jamile dos Santos Leder - Universidade do Estado do Pará
Yuri Luz Navarro de Sousa - Universidade do Estado do Pará
Altem Nascimento Pontes - Universidade do Estado do Pará
INTRODUÇÃO:
Diante da expansão das novas tecnologias no mundo globalizado, torna-se imperioso e de fundamental importância a adequação e o acréscimo de possibilidades de informação e comunicação, sendo necessário um esforço diário pela inclusão digital. Neste novo modelo de ensino e aprendizagem, as novas tecnologias têm o intuito de alterar o paradigma de aulas centradas na exposição do professor como única forma de ensinar, transferindo o foco das aulas para o aluno, ou seja, para a aprendizagem. Uma das consequências deste processo é que o mesmo contribui para despertar o interesse e a motivação pela aprendizagem do conteúdo ministrado. O aluno que entra em contato com essas novas tecnologias de informação e comunicação tem muito mais possibilidade de se adaptar ao mundo atual, em que esses recursos tecnológicos fazem parte do dia a dia da sociedade. Apesar da importância desses recursos educacionais, muitas escolas ainda estão distantes desta realidade principalmente na Amazônia. Nesta região ainda impera uma pobreza latente das populações amazônidas, refletida em baixos indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE. Este fato se reflete nas escolas desta região, normalmente dotadas apenas do quadro branco – quando muito, pois ainda é comum as escolas possuírem apenas a lousa de concreto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar a atual situação de escolas públicas da cidade de Belém, Pará, no que diz respeito ao uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Ciências.
MÉTODOS:
A presente pesquisa iniciou-se com um levantamento de referências acerca da temática novas tecnologias e o ensino de Ciências, seguida de atividades de campo. A população foi constituída de estudantes de educação básica de escola pública da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Como amostra, a pesquisa contou com duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino pertencente à Secretaria de Educação do Estado do Pará. Dessas turmas, uma tinha 21 alunos e a outra era constituída de 16 alunos, num total de 37. A coleta de dados foi realizada no mês de março de 2013, por meio de um questionário, constituído de duas partes. A primeira continha questões para um levantamento socioeconômico da amostra e a segunda era constituída de dez questões abertas e fechadas sobre a temática em tela. Para análise dos dados foi empregada estatística descritiva, por meio do software Excel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatou-se uma grande diferença em relação ao entendimento dos alunos sobre novas tecnologias de informação e comunicação, sendo que apenas cerca de 20% da amostra está plenamente informada sobre o emprego dessas tecnologias no ensino de Ciências. Ou seja, a grande maioria da amostra pesquisada ainda desconhece como essas tecnologias poderiam contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Ciências. Os alunos também mostraram ter um conceito limitado sobre exemplos de tecnologias a favor da educação, pois quando instigados a darem exemplos dessas tecnologias estes partiram do pressuposto que tecnologia só seria computador e datashow, sendo que raros foram aqueles em que os conceitos de avanços tecnológicos ultrapassaram as ideias limitadas que os rodeiam. Ainda de acordo com essa amostra, outras tecnologias seriam também ar condicionado e impressoras. Quando instados a opinarem sobre a relação entre as novas tecnologias e a sociedade, cerca de 70% informaram que estas novas tecnologias são como uma ponte da escola com a sociedade. Finalmente, quando questionados sobre o papel da escola e as novas tecnologias, aproximadamente 70% responderam que a escola deveria facilitar mais o acesso dos alunos às novas tecnologias.
CONCLUSÕES:
Nos últimos anos o ensino de Ciências tem passado por grandes transformações, motivadas pelo avanço teórico nesta área e pelo desenvolvimento de novas metodologias que facilitam o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ministrados em espaços formais e não formais de educação. Acontece que esta estrutura teórica e metodológica ainda está longe do alcance da maioria das escolas deste país. Se estiver longe das escolas, então está também distante dos alunos, principalmente de educação básica, que estão em fase de escolarização. Com todas as assimetrias que assolam este país, certamente a Amazônia sente mais esta ausência de investimentos do poder público no sentido de prover as escolas desta região de recursos educacionais, nos moles das novas tecnologias, que dinamizam o ensino. Isso ficou constatado nesta pesquisa, pois a grande maioria dos alunos da presente amostra tem completo desconhecimento dos avanços tecnológicos dos últimos tempos nesta área. Com os níveis de pobreza que assolam esta região, aliado com um dos maiores percentuais brasileiros em termos de analfabetismo, a Amazônia, e especialmente o estado do Pará – locus da pesquisa –, será provavelmente a última região da federação a oferecer uma educação básica de qualidade para todos aqueles que buscam a escola pública.
Palavras-chave: Novas Tecnologias, Ensino-Aprendizagem, Ensino de Ciências.