65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA PARA O USO DE TIC NA EDUCAÇÃO
Anderson Pablo Nascimento da Silva - Depto.de Ciências Exatas e da Terra – UFERSA
José Etiene Bezerra Júnior - Depto.de Ciências Exatas e da Terra – UFERSA
Carlos Cleoton Xaxá da Silva Lima - Depto.de Ciências Exatas e da Terra – UFERSA
Wellison Caetano Galdino Bezerra - Depto.de Ciências Exatas e da Terra – UFERSA
Rita Diana de Freitas - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Humanas - UFERSA
INTRODUÇÃO:
Atualmente, várias escolas já fazem o uso dos meios de multimídia nas próprias salas de aulas, como lousas digitais, computadores com acesso a internet e distribuição de notebooks para as crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. São muitos os casos de sucesso na utilização da tecnologia na sala de aula como aliada no processo de ensino-aprendizagem, o que reforça a defesa de que o uso das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) pode e deve ser uma prática constante nas salas de aula, atuando como mais um recurso para o sucesso escolar. Sobre o uso da informática como recurso pedagógico é cada vez mais indispensável em uma sociedade cada vez mais informatizada. Cientes da importância do uso das TICs no processo de ensino e pelos baixos indicadores educacionais que as escolas do semiárido apresentam, em 2011, um grupo de professores da UFERSA Angicos concorreu à Chamada Pública nº 01/2011 – Ministério das Comunicações/Secretaria de Inclusão Digital, na Linha Temática nº 01 - TIC direcionadas à Educação do Campo e obteve aprovação do projeto “Formação de Professores(as) das Escolas Rurais dos municípios de Angicos, Afonso Bezerra e Pedro Avelino para o uso das TIC na Educação”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar a experiência de inclusão digital dos professores(as) das escolas rurais do município de Afonso Bezerra/RN para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
O projeto é desenvolvido por uma equipe de quatro professores e sete bolsistas alunos dos cursos de graduação (Licenciatura em Computação e Informática, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Ciência e Tecnologia) da UFERSA, campus de Angicos. O curso foi oferecido, em 2012, com carga horária de 40 horas presenciais, onde a partir do levantamento do perfil dos professores, foi ofertado curso para o conhecimento do uso do computador na educação (Sistema Operacional Linux Educacional, BrOffice Writer, BrOffice Calc, BrOffice Impress, internet, redes sociais). A partir da elaboração de material impresso e digital contendo os conteúdos a serem trabalhados na formação, sob orientação dos coordenadores, todos os bolsistas desenvolveram suas atividades no projeto. As aulas aconteciam durante os sábados, nas escolas dos municípios. A formação aconteceu em escolas que pudessem oferecer um computador por professor durante a formação. Ao final de cada encontro (8 horas por dia), era concedido um espaço para ouvirem os professores para assim saber o que poderiam melhorar a cada novo encontro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Uma análise prévia em algumas escolas revelou a deficiência de estrutura física dos laboratórios, bem como a falta de internet. A partir do levantamento realizado por meio da aplicação de um questionário, constatou-se que os professores não tinham muito conhecimento na área de informática e principalmente usando o sistema do Linux Educacional, o sistema utilizado pelo curso e existente nos computadores das escolas. Assim sendo, o curso no laboratório foi uma oportunidade de suprir essa carência e ajudar na formação dos professores e possibilitar a melhoria do processo de ensino utilizando as tecnologias da educação e comunicação. O curso foi ofertado no município de Afonso Bezerra, durante cinco sábados, sendo que o último encontro foi realizado na Escola Santa Rita, localizada em um assentamento. Desde o início da formação os professores mantiveram a assiduidade à formação, demonstraram interesse, inclusive manifestaram-se pela oferta de outras formações daquela natureza. Ao final da formação, quase todos os professores tinham adquirido notebooks e demonstravam motivação para o uso do computador em suas salas de aula.
CONCLUSÕES:
Um dos maiores desafios da educação, na atualidade, é conviver na sociedade informatizada. Durante a formação dos docentes em Afonso Bezerra, constatou-se que a maior parte, não possui nenhuma experiência na área de informática. Dos que já tem graduação, durante sua formação inicial os currículos de seus cursos não contemplavam os conteúdos ofertados no curso, bem como não tiveram oportunidades de fazerem algum curso na área por falta de políticas públicas voltadas para as escolas do campo, onde as dificuldades são maiores do que as da zona urbana. Os demais são graduandos em diversas áreas, matemáticos, químicos, pedagogos, entre outros. Durante o processo, viu-se que esta carência pode ser suprida a partir de uma formação complementar. Apesar de não possuírem profissionais capacitados ou equipamentos modernos de informática, as escolas públicas podem proporcionar a melhoria da prática de ensino por meio de parcerias com as universidades da região. Espera-se realmente que a ação da UFERSA-ANGICOS, por meio dos seus cursos na área de Tecnologia da Informação, não fiquem restritos apenas aos seus próprios laboratórios e salas de aulas, mas sim que se possa difundir o máximo as ação que visem à melhoria da qualidade da educação básica na região semiárida.
Palavras-chave: TIC, Inclusão digital, Formação de professores.