65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO RIO ARAGUAIA EM SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA - MT
Rodrigo Brito de Faria - Biólogo
Kainã Jerônimo Rodrigues - Enfermeiro
Maria Gildene Mendes Vasconcelos - Pedagoga
Crisley Suzane Rodrigues Araújo - Contadora
Paulina Neta Sousa e Silva - Geógrafa
Vânia Maria Sartini Dutra Pimenta - Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A cidade turística de São Félix do Araguaia está se desenvolvendo a margem esquerda do Rio Araguaia no Estado de Mato Grosso. Rio que nasce na Fazenda Hortolândia (Estado de Goiás) e deságua no Rio Tocantins (Estado de Tocantins). A direita da cidade encontra-se a ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo, com uma extensão de 20 mil quilômetros quadrados contendo uma vasta biodiversidade, onde vive também duas tribos indígenas (Karajás e Javaés). Assim, este Rio é de fundamental importância tanto o abastecimento de água para a população e como para a subsistência de ribeirinhos e índios, por meio da pesca, além de atividades turísticas em ascendência. Pela literatura, a qualidade de cursos de águas fluviais tem sido avaliada por diversos métodos, com objetivo da preservação, conservação e recuperação ambiental. Logo, o conhecimento da qualidade destas águas, bem como o monitoramento deste rio é de grande importância, uma vez que os habitantes fazem o uso direto e/ou indireto daquelas águas, além delas ainda não ter sido avaliada por nenhum outro método.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade da água do Rio Araguaia em São Félix do Araguaia-MT em período de cheia. Comparar os dados obtidos em amostras de águas com padrões exigidos pela legislação do CONAMA 357/2005. Identificar as possíveis fontes antropogênicas. Sensibilizar a população frente à educação ambiental.
MÉTODOS:
As amostras superficiais de água foram coletadas em fevereiro/2013 em período de cheia nos seguintes sítios: 1 - A montante do perímetro urbano (Captação para abastecimento da população); 2 – Local onde deságua efluentes pluviais (Cais da cidade); 3 – A Jusante do perímetro Urbano. As amostras foram acondicionadas e frascos de plásticos estéreis e em seguida analisadas no laboratório da Vigilância Sanitária São Félix do Araguaia – MT com auxilio dos seguintes aparelhos: turbidímetro (microprocessado), Fotocolorímetro (multiparâmetro), Termômetro (portátil digital), e kit colorimétrico para avaliações de água doce (Ecokit). Os parâmetros analisados foram: temperatura, oxigênio dissolvido, pH, amônia, ferro, detergente, manganês, nitrato, nitrito, sulfato. O pH, amônia e oxigênio dissolvido foram verificados in loco, enquanto que os demais no laboratório. Ainda foi observada in loco, a presença e/ou ausência: algas, espuma, corpos flutuantes, material sedimentável, cheiro, plantas aquáticas, peixes, cobertura Vegetal. Os dados físico-químicos obtidos foram comparados aos do permitidos pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 357/2005, para rio de classe 2.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A comparação dos dados físico-químicos obtidos nos três sítios com os níveis permitidos pela legislação brasileira (CONAMA 357/2005) demonstrou que todos eles estão dentro dos padrões legais. Foram detectados somente peixes em todos os sítios e plantas aquáticas somente no sítio 1 (Captação). Isso se deve possivelmente pelo fato das margens do Rio Araguaia ainda estarem preservadas. São Félix do Araguaia apresenta uma população em torno de 10.000 habitantes, visivelmente ainda não possui nenhuma possível fonte emissora de rejeitos e/ou devido ao fato da coleta ter sido realizada no período de cheia, sendo que de acordo com a literatura, o grande volume de água pode apresentar os níveis atenuados em função da sua diluição pela chuva.
CONCLUSÕES:
A qualidade das amostras das águas do Rio Araguaia no perímetro de São Félix do Araguaia se encontra em estados aceitáveis pela legislação brasileira, possivelmente devido às margens deste Rio ainda estarem preservadas e/ou a coleta ter sido realizada no período de cheia influenciando em índices mais baixos. Não foram identificadas fontes antrópicas de poluição, contudo sugere-se uma avaliação no período de seca, uma vez que pela literatura, neste período verifica-se o real estado das águas avaliadas.
Palavras-chave: Avaliação fluvial, Qualidade de água, Ilha do Bananal.