65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
IMPACTOS DO TURISMO NA IDENTIDADE CULTURAL DAS COMUNIDADES LITORÂNEAS DE GUAJIRU (TRAIRI/CE) E BALEIA (ITAPIPOCA/CE)
Tiago da Silva Castro - Centro de Ciências e Tecnologia, Geografia Bacharelado – UECE
Rafael Alves Moreira Nascimento - Centro de Ciências e Tecnologia, Geografia Bacharelado – UECE
Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano - Profª. Drª./Orient.– Centro de Ciências e Tecnologia, Geografia Bacharelado/UECE
INTRODUÇÃO:
O espaço litorâneo cearense, principalmente o litoral oeste, sofre alterações por conta de políticas públicas expressas em programas de desenvolvimento do turismo, que interferem nas atividades das comunidades. Estas políticas fornecem bases estruturais com implantação de infraestrutura básica, para a implantação de empreendimentos turísticos, contribuindo assim para a formação de novos núcleos receptores e consequente atratividade de fluxos de pessoas, desta forma fomentando o desenvolvimento da prática social do turismo. Porém, o desenvolvimento se dá de forma desigual, privilegiando os interesses do capital hegemônico em detrimento das comunidades, fato que pode ser constatado com a perda das singularidades locais e sua inserção na lógica global, descaracterizando aspectos naturais e culturais e transformando aquilo que antes era valor de uso em valor de troca. Neste caso foram tomados como objetos empíricos as comunidades de Guajiru, no município de Trairi/CE, e Baleia, em Itapipoca/CE.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Explicitar qual a relação entre a inserção do turismo litorâneo e seus impactos nas comunidades de pescadores em Guajiru (Trairi/CE) e Baleia (Itapipoca/CE).
MÉTODOS:
Durante os estudos realizados, houve a recorrente utilização de uma bibliografia científica e institucional (Ministério do Turismo, Prefeituras), com produção de documentação fotográfica que permita maior compreensão das dinâmicas da produção de novas configurações espaciais engendradas pelo turismo. Para tanto, foram realizadas visitas in loco, com o intuito de fazer uma análise comparativa entre recortes espaciais estudados e os processos de mercantilização do litoral oeste cearense em detrimento das comunidades e sua identidade cultural.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatou-se a relevância das políticas de turismo para a criação de novas configurações geográficas nas comunidades litorâneas, contribuindo para sua descaracterização natural e cultural. No caso de Guajiru, distrito de Trairi/CE, os aspectos naturais preponderantes são dunas fixas e móveis, córregos de água doce e coqueirais espalhados por todo povoado. Pode-se notar a presença de segundas residências, restaurantes, hotéis e um resort, alguns provenientes de capitais estrangeiros, contrastando com o vilarejo de famílias de pescadores. No caso de Baleia, em Itapipoca, os aspectos naturais se assemelham aos de Guajiru, constatando-se também a presença de manguezais. Há a existência de segundas residências, algumas pertencentes a moradores de Fortaleza, havendo considerável número de estabelecimentos voltados ao atendimento dos fluxos turísticos e responsáveis por parte dos impactos naturais e culturais. Assim esses vilarejos mudam suas significações, num primeiro momento há economia de subsistência onde o pescador era dono de sua força de trabalho e a terra tinha um valor de uso. Com a inserção do turismo como forma de acumulação, modificam os sentidos dos bens naturais e culturais, transformados em mercadoria, sendo este processo acompanhado de contradições e resistências.
CONCLUSÕES:
Impulsionada pelas políticas públicas, a expansão do turismo no litoral cearense é responsável por uma série de impactos. Dinamiza a economia local, atrai um maior número de turistas, mas também degrada o meio ambiente, suprime a cultura local e aumenta disparidades socioeconômicas. Fica claro, nos dois locais estudados, que o turismo segue num estágio de envolvimento, já se constatando impactos nos aspectos culturais e indícios de impactos nos ambientes naturais. Mas os conflitos entre investidores/turistas e a comunidade local também pode ser verificada nos dois casos, ainda que de maneiras diferentes. Em Guajiru há o conflito velado entre investidores e famílias de pescadores devido à especulação imobiliária, já em Baleia a pressão econômica é enorme sobre as famílias que ainda resistem em suas moradias à beira-mar, além da comunidade passar por problemas na pesca, causados pela pesca indiscriminada de peixes e crustáceos para abastecer o mercado local.
Palavras-chave: Turismo, Identidade cultural, Comunidades.