65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CONSUMIDORES DE HORTALIÇAS EM SUPERMERCADOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI - CEARÁ
Naara Maria Silva e Alves - Depto. de Engenharia Ambiental – IFCE
Sidney Kal-rais Pereira de Alencar - Depto. de Engenharia Ambiental – IFCE
Girlaine Souza da Silva Alencar - Profa./Orientadora - Depto. de Engenharia Ambiental - IFCE
Caroline Assis da Silva - Depto. de Engenharia Ambiental – IFCE
Gleiciane Sales de Souza - Depto. de Engenharia Ambiental – IFCE
INTRODUÇÃO:
No Brasil, a partir dos anos 90, a produção e o mercado de hortaliças tem se expandido, e com ela os supermercados tem exercido um domínio comercial em relação aos demais canais alternativos. A presença dos supermercados na comercialização das hortaliças insere-se dentro do processo de transformações ocasionadas na esfera do consumo alimentar. Estudos realizados nos Estados Unidos em 2000 constataram que o crescimento das vendas de alimentos orgânicos, como hortaliças, fazem parte de transformações culturais. Muitos supermercados no Brasil investiram em instalações, equipamentos e treinamentos para atender a procura dos consumidores por frutas, verduras e legumes. Buscando, assim, proporcionar aos seus clientes melhor qualidade, higiene, aparência e frescor dos produtos. Com as vendas de hortifruti o fluxo de pessoas nos supermercados tem aumentado, devido a um crescimento na demanda por esses produtos. Na região do cariri há uma grande produção e consumo de hortaliças, em que muitas vezes utilizam-se defensivos agrícolas. Dessa forma, faz-se necessário um estudo sobre a comercialização dessas hortaliças nos supermercados privados e a consciência de seus consumidores quanto ao uso de agrotóxicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo é conhecer o perfil socioeconômico dos consumidores de hortaliças nos supermercados das cidades de Crato e Juazeiro do Norte, região Metropolitana do Cariri Cearense.
MÉTODOS:
Utilizou-se para este estudo uma pesquisa descritiva e quantitativa e a coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas realizadas com 80 consumidores que estavam comprando ou tinham intenção de comprar hortaliças. Foram entrevistados 40 consumidores em cada supermercado de Crato e Juazeiro do Norte, selecionados aleatoriamente, e o levantamento de dados foi realizado nos dias 19 e 20 de março de 2013. O questionário continha 16 perguntas, as quais explanavam o levantamento do perfil socioeconômico dos consumidores e conhecimentos sobre o uso de agrotóxico em hortaliças. Após o levantamento de dados, os mesmos foram levados para o Laboratório de Estudos Ecológicos – LEECO do IFCE campus Juazeiro do Norte, onde foram ordenados e tabulados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados coletados, ficou evidenciada a presença feminina na hora das compras (70%). Essa informação é confirmada por alguns estudos que também mencionam que as mulheres fazem mais compras em hipermercados e supermercados que os homens. Quanto ao nível de escolaridade, a pesquisa mostra que 50% dos consumidores possui elevado nível de escolaridade (graduação e pós-graduação). Em relação à renda média mensal, a pesquisa aponta que 80% dos consumidores possui uma renda média acima de cinco salários mínimos. E o gasto médio com as compras de hortaliças, que são realizadas semanalmente, é acima de 40 reais. Quando abordados sobre o conhecimento do uso de agrotóxico no cultivo de hortaliças, 80% demonstraram saber a periculosidade dessas substâncias, e os mesmos se dispunham a pagar mais para obter produtos orgânicos, pois de acordo com esses consumidores tais produtos são mais saudáveis, uma vez que são isentos do uso de agrotóxicos. Afirmaram também, que não comprariam produtos se soubessem que os mesmos apresentavam algum indício de contaminação por uso de defensivos agrícolas. E quanto à preferência dos supermercados em relação às feiras livres, 84% responderam que se dá pela higiene do local e pela qualidade dos produtos nesses supermercados privados.
CONCLUSÕES:
Essa pesquisa aponta que os consumidores de hortaliças nos supermercados das cidades de Crato e Juazeiro do Norte tem predominância feminina, em que uma parcela significativa (80%) desses consumidores possui uma renda média mensal acima de cinco salários mínimos. Tendo, assim, maior poder aquisitivo para consumir grande quantidade de hortaliças. Os resultados da pesquisa também permitem constatar que 50% do público consumidor de hortaliças possui elevado nível de escolaridade, o que confere aos mesmos um maior conhecimento e uma preocupação sobre o uso de agrotóxico na produção de hortaliça. Além disso, como as hortaliças são produtos frescos a maioria dos seus consumidores frequenta os supermercados semanalmente, aumentando assim o fluxo nos mesmo. Dessa forma, os supermercados investem cada vez mais na diversidade de hortaliças, na forma de exposição e na decoração para atrair mais consumidores.
Palavras-chave: Consumo, Levantamento, Produção.