65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
PERCEPÇÃO URBANÍSTICA E AMBIENTAL: AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - APA LAGOA DA JANSEN, SÃO LUÍS - MA.
Bruna de Oliveira Mendes - Graduando em Tecnólogo em Gestão Ambiental - CEST
Adriana Sousa do Nascimento - Graduando em Tecnólogo em Gestão Ambiental - CEST
Janaína dos Santos Pereira - Graduando em Tecnólogo em Gestão Ambiental - CEST
Lucielle Araújo Gonçalves - Graduando em Tecnólogo em Gestão Ambiental - CEST
Naliene Marinho Soeiro - Graduando em Tecnólogo em Gestão Ambiental - CEST
Rafael Ferreira Maciel - Prof. MSc. / Orientador – Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - CEST
INTRODUÇÃO:
Para Santos e Mendes (2005) durante a década de 70, criou – se uma expectativa de desenvolvimento econômico no estado do Maranhão, assim como no município de São Luís, tudo isso, devido à crença do mito da cidade grande, que refletiu a ideia de desenvolvimento socioeconômico da cidade em consequência da implantação dos grandes projetos. Neste contexto, enfatiza-se que a Lagoa da Jansen surgiu do processo de urbanização a partir da década de 1970, esse ecossistema tem sofrido impactos resultantes das ações antropogênicas, principalmente com a ocupação das suas margens por empreendimentos e condomínios de luxo principalmente que contribuem para a grande quantidade de efluentes que tem como destino final a Lagoa da Jansen. Foi reclassificado por meio do Decreto Estadual de nº 28.690, de 14 de novembro de 2012, como Unidade de Conservação Estadual da Categoria de Uso Sustentável, do tipo Área de Proteção Ambiental, denominada como Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jansen- APA Lagoa da Jansen. Enquanto unidade de conservação estadual essa APA tem entre as suas finalidades garantir a conservação de fragmento florestal em ambiente urbano, assim como proteger paisagens e contribuir para a recuperação de áreas degradadas ou poluídas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi analisar os principais aspectos da urbanização, bem como os impactos ocorridos no meio socioambiental na área da Lagoa da Jansen. Foram aplicados 50 questionários, com 15(quinze) questões para verificar a percepção da população referente aos aspectos, socioeconômico, meio ambiente e infraestrutura urbana.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado em Abril de 2012, na Área da Lagoa da Jansen, localizada no município de São Luís – MA, para elaboração do mesmo utilizou-se como metodologia pesquisas bibliográficas, visita in loco e aplicação de questionários contendo 15 (quinze) questões igualmente distribuídas, estas tinham como abordagem questões referentes aos aspectos, socioeconômico, meio ambiente/qualidade ambiental e infraestrutura urbana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pode-se observar que 60% dos entrevistados respondeu que a segurança pública é ineficaz, visto que há pouco policiamento na aquela região, o que eleva os índices de assalto que são constantes, com relação ao transporte coletivo 75% relatou que o mesmo encontra-se em estado precário, havendo apenas duas linhas de transporte que circulam naquela região, não atendendo a demanda dos passageiros. Em relação às vias públicas 40% dos entrevistados consideram que as condições se encontram razoável no entorno da Lagoa.
CONCLUSÕES:
O processo de urbanização no entorno da Lagoa da Jansen tem ocasionado um aumento considerável na especulação imobiliária local, tendo em vista que a mesma encontra-se em uma área próxima ao centro da cidade e a praias, tais como, ponta d’área e São Marcos, possuem vários restaurantes, ciclovias, áreas de lazer e de esporte. Porém o processo de urbanização da Lagoa propiciou a periferização do entorno da área, a qual pode ser reflexo da falta de um plano de gestão que propicie viabilizar planos e projetos que busquem combater o descaso existente na segurança pública, no transporte, no saneamento sanitário e saúde pública, visando o bem- estar da população.
Palavras-chave: Unidade de conservação, Especulação imobiliária, Periferização.