65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
MODELANDO SÓLIDOS COM CANUDINHOS
Tamires Almeida Silva - Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
Vanessa Fernandes Silva - Coautora, graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
João Firmino Alves Neto - Coautor, graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará- UECE
Ulisses Lima Parente - Prof. Dr./Orientador - Curso de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:
No estudo da geometria, tanto no ensino fundamental como no ensino médio, os alunos possuem dificuldade de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos estudados. Desde as séries iniciais os professores geralmente trabalham com as figuras e objetos planos.
Num primeiro momento, o estudo da geometria não faz nenhum sentido para os alunos. Geralmente é ensinada sempre partindo da geometria plana, apresentando as figuras achatadas, desenhadas no livro, dando pouca ênfase para a tridimensionalidade, não integrando os objetos sólidos com o espaço e a representação das formas.
É bem sabido que a escola secundária muito pouco tem feito para a aprendizagem significativa e interessante da Geometria. Não transparece a intenção de explorar as relações que existem entre os objetos geométricos e de buscar argumentos que expliquem o porquê dessas relações. Considerando que os alunos da disciplina, no futuro, poderão necessitar desses conteúdos em seus trabalhos, é importante que construam, enquanto em formação, conhecimento geométrico sob um olhar prático e também lúdico, o que pode ser uma “porta de entrada” para a aprendizagem da Geometria na escola.
É dentro deste espírito que desenvolvemos a Oficina Modelando Sólidos com canudinhos, onde convidamos os alunos do terceiro ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador César Cals de Oliveira Filho a colocarem “a mão na massa”, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar uma forma alternativa para o estudo dos poliedros, procurando responder as dúvidas e dificuldades encontradas pelos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Adotando uma atitude positiva em relação à matemática, pensando logicamente e relacionando as ideias que auxiliem na resolução dos problemas, estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e criatividade.
MÉTODOS:
Foi divulgado através de panfletos nas dependências da escola, de modo a chamar a atenção para a realização do mesmo, instigando os alunos a se interessarem pela realização e participação no evento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Promovemos a interação dos alunos, incentivando os estudos de Matemática com o auxílio das diversas tecnologias e metodologias oferecidas pelo PIBID. Desenvolvemos esta oficina com o intuito de ressaltar a importância do incentivo aos alunos a participarem de atividades extras sala de aula, integrando-se na Comunidade Acadêmica através da construção de novos conhecimentos.
Usando canudinhos coloridos e barbante foi possível construir sólidos geométricos que levam alunos, desde o 6° ano, a visualizar propriedades, a se concentrar numa tarefa, a criar imagens e a intuir soluções de problemas. A imagem concreta de sólidos, polígonos e arestas facilita o entendimento e é essencial para o estudo de geometria espacial.
CONCLUSÕES:
A oficina teve a pretensão de incentivar o conhecimento e o gosto pela geometria, fazendo com que os alunos se sentissem envolvidos pelo trabalho e percebessem durante seu desenvolvimento que a atividade com formas geométricas podem ser agradáveis, bem compreendida e situada.
Palavras-chave: Geometria, Sólidos, Modelagem.