65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERSPECTIVA DOS GRADUANDOS EM LICENCIATURAS SOBRE A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO.
Antonia Fátima Pinheiro - Universidade Estadual do Ceará
Francisca Raquel Pinheiro - Universidade Estadual do Ceará
Antônio Wlisses da Silva - Universidade Estadual do Ceará
Miguel Leocádio Araújo Neto - Prof. M. Sc./ Curso de Licenciatura Plena em Letras - UECE
Regis da Cruz Paulino - Prof./ Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - UECE
Jamili Silva Fialho - Profa. Dra./Orientadora - Curso de Lic. Plena em Ciências Biológicas - UECE
INTRODUÇÃO:
Atualmente a Educação Ambiental (EA) tem se apresentado de maneira expressiva para boa parte da população brasileira (FREITAS; OLIVEIRA, 2006). Eventos científicos têm demonstrado interesse em promover meios que priorizem a discussão deste tema e com isso incitar a mudança de atitudes, cabendo a educação um papel de destaque nesse contexto (MORADILHO; OKI, 2003).
A Constituição Federal/1988 compreende a educação como a principal esfera na construção de uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada, além disso, a mesma ressalta que a EA deve compor a proposta pedagógica de todos os níveis de ensino. Deste modo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) oferecem as instituições de ensino da rede pública plena autonomia para decidirem por suas próprias práticas pedagógicas, o que viabiliza a implementação da EA nas diversas áreas de ensino e não apenas em algumas (PCNs, 1998).
Os graduandos devem se enxergar parte integrante do processo de ensino da Educação Ambiental nas escolas numa perspectiva interdisciplinar, admitindo uma avaliação de suas habilidades em desenvolver temas relacionados em uma futura vida profissional, e garantindo aos seus educandos a mobilização e a construção de relações indispensáveis dos mesmos com o meio ambiente (MATA, 1999).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar, segundo os graduandos, os temas de maior relevância na Educação Ambiental a serem desenvolvidos no contexto escolar; Suscitar junto aos alunos de diferentes cursos de licenciatura uma autoavaliação para verificar suas aptidões para trabalhar a Educação Ambiental em suas áreas específicas.
MÉTODOS:
O presente estudo faz parte de uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, que utilizou enquete investigativa para verificar os temas voltados para Educação Ambiental de maior relevância de acordo com a percepção de graduandos de diferentes licenciaturas e averiguar suas respectivas competências em trabalhá-los dentro da realidade de sala de aula. A enquete foi aplicada com 91 alunos dos cursos de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Letras Português, Química, Física, Matemática, História, Pedagogia e Letras Inglês da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A coleta dos dados se realizou com a aplicação individual da enquete, contendo questões abertas. As questões foram as seguintes: 1. Considerando que a Educação Ambiental é um tema transversal segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, qual (is) assunto (s) relacionado (s) à educação ambiental você acha importante abordar na escola? e 2. Você se acha preparado para abordá-los?
As respostas foram transformadas em dados quantitativos para serem apresentadas em relação à porcentagem de representação e apresentadas conforme o curso avaliado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A enquete foi realizada com alunos de faixa etária entre 17 e 38 anos. Dentre os temas citados a Preservação Ambiental teve destaque em todos os cursos. Além desse tema outros foram mencionados dos quais tiveram maior incidência, Desmatamento 43% (Física), Reciclar, Reutilizar e Repensar 100% (Química), Reciclagem 12% e 11% (Pedagogia e Ciências Biológicas), Poluição Ambiental 11% e 16% (Matemática e Letras Português), Aquecimento Global 23% (Letras Inglês) e Desenvolvimento Sustentável 12% (História). Com isso é possível perceber que grande parte dos alunos tem interesse em abordar esses temas numa proposta de EA nas escolas (SOUZA et al., 2011).
Quanto à preparação dos discentes em inserir tais temas em suas propostas pedagógicas foi constatado que maior porcentagem de alunos se sentem
capacitados para trabalhar a EA nos cursos de Química (100%), Letras Inglês (72%), Letras Português (71%) Ciências Biológicas (70%), Física (50%) e menor porcentagem nos cursos de Matemática (46%), Pedagogia (37%) e História (34%). Estes resultados apontam que profissionais com diferentes especialidades atestam para a existência dos problemas ambientais (BIZERRIL; FARIA, 2001), porém, os alunos dos cursos de Matemática, Pedagogia e História ainda se reconhecem pouco preparados para trabalhar tais temas em suas aulas (SOUZA et al., 2011).
CONCLUSÕES:
É possível perceber que parte dos futuros professores não se sentem seguros para desenvolver essa temática nas suas respectivas disciplinas (SOUZA et al., 2011). Dessa forma, pela importância que a Universidade tem na formação dos profissionais da educação, capazes de desempenhar um papel ambiental de destaque em suas funções, e envolver ações interdisciplinares capazes de incentivar a construção de uma sociedade sustentável frente aos problemas que a realidade abrange, à mesma deve ser dado autonomia de inserir a suas grades curriculares um melhor detalhamento do ensino da Educação Ambiental com a finalidade de preparar os futuros profissionais da educação para uma atuação melhor fundamentada (MATTOS, 2000; NERO, 2009).
Contudo, foi possível perceber que existe preocupação por parte de todos os licenciandos em promover o ensino da Educação Ambiental nas escolas, precisando apenas se sentirem aptos a corrigirem valores e promover a construção de uma sociedade comprometida com as causas ambientais (MEC, 2007).
Palavras-chave: Educação Ambiental, Escola, Graduandos.