65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
MEIO AMBIENTE: SUSTENTABILIDADE
Terezinha Santos Ferreira - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Maria de Fátima Christovão - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
Desde 2010, a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro estabeleceu uma parceria com o Instituto Ciência Hoje tendo em vista a proposta “um salto na Educação Carioca”, visando um trabalho integrado de alfabetização científica.
No ano de 2012, marcado pela realização da Rio +20, o presente trabalho teve como referências importantes o meio ambiente e a sustentabilidade. O tema escolhido propôs uma exploração dos espaços urbanos e dos ambientes do dia a dia dos alunos. Essa proposta, delineada como projeto de pesquisa que envolve o Estudo de Campo, pretendeu contribuir para a preservação do ambiente natural, visando a construção de cidades sustentáveis. Os melhores trabalhos produzidos foram apresentados na III Mostra Municipal de Ciência
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver práticas pedagógicas para incentivar a pesquisa em sala de aula partindo da observação de paisagens no entorno da escola visando a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
MÉTODOS:
_ Elaboração de um projeto de pesquisa com estudo de campo, a partir de um levantamento feito junto aos alunos do 5º ano de uma situação-problema da paisagem local. Para analisar as informações coletadas e construir conceitos acerca de Cidade, Sustentabilidade e Áreas verdes urbanas, os alunos utilizaram como referência de leitura científica a revista Ciência Hoje das Crianças.
_ Com base no método científico, os alunos puderam elaborar hipóteses e construir conceitos científicos. No roteiro de observações, os alunos foram orientados a aguçar os órgãos do sentido, de modo a não perder nenhum detalhe: observar as cores, sentir o cheiro, ouvir os ruídos, ouvir o “silêncio”. Também adotaram procedimentos de observação e registro tais como: croquis cartográficos, fotografias, diários de campo e entrevistas, visando reunir o maior número de elementos para análise. Nesse estudo, para aferir os dados coletados, os alunos aprenderam a utilizar instrumentos como o termômetro, a bússola, e ainda, um Kit de aquário para avaliar o pH da água.
_ Para finalizar o trabalho, discussão e debate em torno das questões ambientais buscando criar uma cidade mais sustentável. Esse trabalho é divulgado a toda comunidade escolar por meio de Mostra de Ciência realizada na escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A culminância do projeto desenvolvido, ao longo de 2012, que envolveu 15 mil alunos da rede pública da cidade do Rio de Janeiro e incluiu a formação de 300 professores, resultou na apresentação de 60 trabalhos na III Mostra Municipal de Ciência. A diversidade de trabalhos impressionou: experiências, maquetes e instalações retratando o entorno da escola, parques, locais históricos, estações de tratamento de água e esgoto, vulcões e até uma máquina do tempo.
Um desses trabalhos apresentou um estudo de campo realizado no Parque de Madureira com o objetivo de verificar a qualidade da água da cascata. Ao concluir o trabalho, os alunos sinalizaram que a água estava própria para o banho, apresentando pH considerado equilibrado.
O projeto - “Curiosos da Galloti” – teve como foco o trânsito na Avenida Dom Hélder Câmara, uma via bem movimentada. A conclusão do trabalho destacou os benefícios do transporte público sustentável e de qualidade.
Em todos os estandes, empolgantes relatos sobre poluição, efeito estufa, reflorestamento, agricultura orgânica, fontes de energia renováveis e muitos outros temas. As diversas propostas apresentadas para uma cidade mais sustentável, evidenciaram o entusiasmo e a mobilização dos alunos para o campo das Ciências.
CONCLUSÕES:
A dinâmica do projeto favoreceu a discussão de estratégias para a veiculação do conhecimento científico construído / elaborado pelos alunos e professores. O contexto desse trabalho oportunizou aos alunos pensarem sobre a realidade dos locais em que vivem e como podem alterar essa realidade investindo em projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Nesse sentido, ressaltamos que a parceria com o PCHAE (Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças) tem contribuído de forma significativa para o processo de formação e conscientização dos professores e alunos da Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Alfabetização científica, Preservação do ambiente natural, Qualidade de vida nas cidades.