65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
EDUCAÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NA PAISAGEM DO BENFICA-FORTALEZA-CEARÁ (1950 – 2010)
Rejane Maria de Souza - Mestrado Acadêmico em Geografia - UECE
Raimundo Elmo de Paula Vasconconcelos Júnior - Prof. Dr. / Orientador- MAG- Centro de Ciência Tecnologia- CCT- UECE
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa se constitui em Estudar o bairro do Benfica e as suas representações simbólicas na paisagem, no qual o mesmo é localizado ao sul do que se denomina centro de Fortaleza. A partir da década de 1950 o Benfica tronou-se um referencial para a Educação após a chegada da universidade Federal do Ceará. Entendemos que o advento da criação da Universidade representou diversas modificações em sua paisagem, apresentando representações simbólicas para os diversos atores sócias que convivem e transformam o bairro.
Na análise da paisagem do bairro observamos que os moradores, frequentadores, professores, funcionários e estudantes da UFC, possui grande significância no processo de construção da paisagem do Benfica pelo imaginário social, onde as representações das paisagens simbólicas se configuram como a própria representação das práticas sociais e consequente daqueles que a constroem, auferindo novos conteúdos ao espaço geográfico. Quem forma a paisagem é a ação humana, onde a paisagem isoladamente é um vetor passivo, quando somada ao vetor social que lhe é atribuído torna-se espaço onde podemos observar a história e a cultura de uma determinada comunidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A nossa pesquisa tem como principal objetivo analisar as mudanças ocorridas na paisagem no bairro Benfica após a chegada da UFC, e como esta propiciou simbolismo e significados, não só para os moradores do bairro, mas para toda a cidade de fortaleza.
MÉTODOS:
O método apropriado para a presente pesquisa é o fenomenológico, pois de acordo com os nossos objetivos e o aporte teórico a ser utilizado é o mais adequado para os resultados a serem mostrados posteriormente. Como procedimentos operacionais serão realizados no decorrer de toda a pesquisa uma revisão de literatura para dar suporte teórico e metodológico para o estudo. Posteriormente realizaremos o trabalho de campo, entrevistando moradores, estudantes, professores, funcionários das instituições de ensino e frequentadores do bairro. A análise das fotografias antigas no dará importantes contribuições para o principal objetivo da nossa análise, pois as mesmas nos revelam percursos da paisagem do bairro ao longo do tempo.
Como aporte teórico utilizaremos autores que trabalhem na perspectiva da nova Geografia cultural abordando a paisagem a partir do universo subjetivo, onde estão incluídos os sentimentos, experiências, valores, pertencimentos, afetividade, representações, identidades dentre outros tão relevantes como esses. As diversas experiências que o individuo ou os grupos sociais adquire com determinadas paisagens reflete diferentes sentimentos e comportamentos em relação à mesma, pois para cada um, paisagem terá significados e valores distintos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Educação é um referencial para quem conhece o Benfica, destacando-se como um bairro universitário devido ao fato de possuir diversas instalações da Universidade Federal do Ceará - UFC, na qual podemos destacar: a Reitoria e as prós-reitorias de Planejamento, Extensão, Administração e Assuntos Estudantis. Outras instalações da universidade são: algumas Residências Universitárias, a Procuradoria Geral, Ouvidoria, Auditoria Interna, Seara de Ciência e o Centro de Treinamento de em Desenvolvimento Regional - CETREDE, além de equipamentos culturais como o Museu de Arte, várias bibliotecas, a FM Universitária e as Casas de Cultura Estrangeira.
Além das instalações da UFC o bairro abriga o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – IFCE; o Centro de Línguas Estrangeiras que pertence ao IFCE – CLEC e também algumas escolas de ensino fundamental e médio.
Observamos que no decorrer de todas essas mudanças realizadas pela UFC modificou de forma intensa a paisagem do bairro e, por conseguinte a vida daqueles que convivem nesse espaço. Tais resultados podem ser confirmados na análise comparativa das fotografias antigas e atuais do bairro, que é a base da metodologia da presente pesquisa.
CONCLUSÕES:
Observamos que após a chegada da UFC na década de 1950 a paisagem do bairro sofreu intensas modificações, na qual podemos destacar alguns equipamentos que pertencem à universidade, como as casas de cultura de língua estrangeira, o museu universitário e a própria reitoria que revela muito da história e da cultura do bairro, fazendo deste um referencial cultural e educacional para o estado do Ceará.
Palavras-chave: Benfica, Simbólico, Paisagem.