65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
Caracterização das Unidades de Paisagens em Áreas de Conservação (RESEX): um estudo aplicado no Pólo Mota, Município de Maracanã-PA.
Liliane da Silva Cabral de Moraes - Estudante de Geografia da Universidade Federal do Pará.
José Edilson Cardoso Rodrigues - Profº. Ms. do Curso de Geografia da Universidade Federal do Pará.
INTRODUÇÃO:
No Brasil, as unidades de conservação são conceituadas como “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo águas jurisdicionais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público, com objetivo de conservação e limites definidos, sob regime de administração, ao qual se aplicam garantias de proteção” (Lei nº 9.985/2000). Todavia, sob a ótica da nova gestão pública podemos encarar as unidades de conservação como espaços organizacionais (ARAÚJO, 2007). As Reservas Extrativistas são espaços territoriais destinados à exploração e à conservação de recursos naturais renováveis pelas populações extrativistas tradicionais, dentro dos padrões de sustentabilidade econômica, ecológica e social. Delimitar as Unidades de Paisagem é de grande importância, pois a interação entre os diversos atributos dos sistemas natural e antrópico permitem a identificação das características, dinâmica da paisagem e as principais fragilidades ambientais, elemento essencial na gestão do território. O foco do estudo concentrou-se em cinco comunidades (Bacabal, São Raimundo, Bom Jardim I e II, Mota) e Praia da Marieta que constitui o Pólo Mota município de Maracanã-PA, situado nas coordenadas geográficas 00° 37’ 26.8’’ latitude S e 47° 25’ 20.0’’ de longitude W/Greenwich.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mapear as unidades de paisagem do polo Mota, município de Maracanã PA, visando neste sentido, contribuir para o melhor uso sustentável por parte dos usuários e para um melhor gerenciamento da Unidade de Conservação por parte do ICMBio, bem como dar subsídio a elaboração do plano de manejo da RESEX
MÉTODOS:
A metodologia utilizada para o mapeamento das unidades de paisagem, ocorreu através de levantamento bibliográfico onde se utilizou Guerra & Marçal (2010); Realização de levantamento cartográfico e imagens de satélite com a finalidade de se delimitar a área de estudo e mapear as Unidades de Paisagem, para isso utilizou-se imagens LandSat 5 (2009) e Imagens Google Earth (2009). Realizou-se trabalho e levantamento de campo com objetivo de se fazer registro fotográfico, observações e descrições da paisagem, in loco, para auxiliar a interpretação das unidades de paisagem nas imagens de satélite. No trabalho de laboratório de posse dos dados e das imagens, utilizou-se programa SIG ILWIS, 3.5 para a realização da classificação e elaboração dos mapas temáticos sobre unidade ambientais do Pólo Mota. Por fim realizou-se trabalho de gabinete na elaboração e sistematização dos dados por meio de gráficos, tabelas e relatórios finais da temática em estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A área total da Resex é de 300,18 km2 e a área de uso do Pólo Mota, que não está inserido nos limites da Resex, é de 51,68 km2, cerca de, 17,22% do total da área da Resex. Deste modo, foram identificadas seis unidades de Paisagem, que integram a área de estudo constituindo um total de 36,30 km2, estas mapeadas, quantificadas e caracterizadas. As Unidades Ambientais mapeadas são áreas de manguezais (planície lamosa) com 11,99 km2/33,02% do total, este tipo de paisagem encontra-se em maior incidência na região, ocorrendo nas áreas mais internas até as mais externas em contato com o oceano atlântico (áreas de supramaré e intermaré). As restingas (planície arenosa) representadas pelo cordão arenoso em sentido longitudinal a linha de costa, abriga duas unidades menores: praia construída pelas dunas com 2,17 km2/5,98% do total e dunas com vegetação e sem vegetação 0,48 km2/1,31% da área. Ainda constituindo as planícies de inundação, as barras arenosas (planície estuarina), correspondem a 6,48 km2/17,86% da área de estudo são de grande importância, pois a principal atividade econômica é a pesca de curral, estes construídos nas barras arenosas. E por fim, constituindo o Baixo Planalto Costeiro às capoeiras com 11,47 km2/31,61% da área, formadas por mata secundária, vilas e igapós.
CONCLUSÕES:
O mapeamento das principais Unidades de Paisagem da área de estudo, utilizando produtos de sensoriamento remoto e do geoprocessamento facilitaram a identificação e caracterização dos recursos naturais, tornando assim, grande utilidade para a questão ambiental e a gestão do território. Cada uma dessas Unidades de Paisagem é formada por um conjunto de elementos e processos que se configuram no tempo e no espaço dando forma e especificidade a paisagem. Portanto, segundo Guerra e Marçal (2010) ”a identificação de uma unidade ambiental, ou unidade de paisagem, com suas respectivas funções sofridas ao longo dos anos pela sociedade, permite a aplicação de métodos e técnicas, necessários à sua análise, proporcionando a sua identificação, classificação, diagnóstico e prognóstico da paisagem.”
Palavras-chave: Unidades de paisagem, Áreas de Conservação, ; Gestão do Território.