65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 9. Paleontologia e Estratigrafia
OS RESTOS FÓSSEIS DA MEGAFAUNA DA LAGOA URI DE CIMA, PERNAMBUCO: RESULTADOS PRELIMINARES
Elver Luiz Mayer - Laboratório de Paleontologia da FUMDHAM, Piauí / INAPAS (INCT-CNPq)
INTRODUÇÃO:
Na região nordeste do Brasil as ocorrências de fósseis da megafauna do Quaternário são registradas na literatura desde o início do século XX. A Lagoa Uri de Cima situa-se no município de Salgueiro, Pernambuco, e seu potencial paleontológico foi identificado em 2010 durante as prospecções do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). No mesmo ano iniciaram-se as escavações que recuperaram restos de mamíferos extintos, indicando provável idade pleistocênica para pelo menos parte do material.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem por objetivo divulgar o registro deste novo sítio e caracterizar preliminarmente em termos anatômicos e taxonômicos parte dos restos da megafauna exumada até 2012.
MÉTODOS:
O material analisado está depositado na coleção paleontológica da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM). A identificação dos espécimes foi realizada através da comparação com a coleção da FUMDHAM e à literatura especializada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram diagnosticadas as espécies Eremotherium laurillardi (Pilosa) e Notiomastodon platensis (Proboscidea), o gênero Pampatherium (Cingulata) e as famílias Glyptodontidae e Toxodontidae. Contabilizou-se pelo menos 3 indivíduos de E. laurillardi, dois adultos e um juvenil, e pelo menos 1 indivíduo representando cada um dos demais taxa. O esqueleto de um dos indivíduos adultos apresenta-se bastante completo, incluindo a mandíbula, ambos os úmeros e ulnas, o rádio direito, ambos os fêmures e tíbias-fíbulas. O outro indivíduo adulto de E. laurillardi é representado por um fragmento de tíbia esquerda e o indivíduo juvenil foi identificado a partir da diáfise de um fêmur direito de tamanho reduzido. O material de Pampatherium consiste em osteodermos isolados com numerosos orifícios diminutos mais abundantes nas margens das peças. A espécie N. platensis é representada por duas defesas robustas, levemente curvadas no ápice e de seção elíptica. Os restos de Glyptodontidae reúnem osteodermos isolados com a superfície externa rugosa e uma figura central circundada por outras periféricas de número variável. O material de Toxodontidae consiste em dentes incompletos que apresentam bandas de esmalte e um fragmento proximal de ulna esquerda.
CONCLUSÕES:
Esta caracterização preliminar contribui para uma melhor compreensão sobre a biogeografia dos grupos taxonômicos identificados na Lagoa Uri de Cima e sua ocorrência no nordeste do Brasil. O prosseguimento dos estudos possibilitará tanto refinar a identificação taxonômica dos materiais que assim permitirem, quanto investigar os processos tafonômicos envolvidos na formação dos níveis fossilíferos do sítio.
Palavras-chave: mamíferos, taxonomia, Quaternário.