65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
Estudo das parasitoses gastrointestinais em crianças da casa da menina, Muriaé – MG
Rúbia Alves Coelho da Silva - Estudandte de Biomedicna da Faculdade de Minas-FAMINAS
Paula Rocha de Moraes - Estudandte de Biomedicna da Faculdade de Minas-FAMINAS
Fernanda Mara Fernandes - Professora/Orientadora. Professora Mestre, Faculdade de Minas-FAMINAS
INTRODUÇÃO:
As parasitoses intestinais constituem um problema de saúde de maior incidência em crianças, podendo causar desnutrição, alterações no desenvolvimento e aprendizado, interferindo diretamente no bem estar da criança. Segundo Brito (2003), as parasitoses intestinais representam um problema de saúde pública no Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, visto que acometem um grande número de pessoas, porém se faz necessária uma maior atenção quando afeta as crianças [1]. Gurgel (2005) sugere que as aglomerações das crianças em creches podem ser um dos fatores que justifica a maior prevalência de parasitoses nessa população [2]. Zaiden (2008) relaciona a prevalência de parasitoses com os cuidados na preparação, na forma incorreta de consumo e na manipulação dos alimentos, como hortaliças e carnes, por estes estarem contaminados, ou por não realizarem corretamente a higienização das mãos, acabam sendo importantes meios de transmissão, principalmente porque as crianças costumam colocar as mãos contaminadas de terra na boca [3].
OBJETIVO DO TRABALHO:
Sendo assim, se faz de extrema importância a realização de projetos visando a prevenção e tratamento voltado para crianças que frequentam creches, esse projeto teve como objetivo a realização de exames parasitológicos de fezes em crianças da Instituição Obra Unida Casa da Menina Muriaé-MG, para o diagnóstico e encaminhamento dessas crianças para um atendimento especializado.
MÉTODOS:
Foram selecionadas aleatoriamente 20 crianças da instituição, com idade entre 3 e 12 anos. Após os procedimentos éticos, foi fornecido ao responsável um pote coletor estéril contendo MIF (mertiolato, iodo e formol), solução usada para conservação e instruções para uma coleta adequada. O material foi levado ao laboratório de parasitologia da Faculdade de Minas - FAMINAS e submetido a um exame parasitológico de fezes, onde foi utilizado o método de Hoffman, Pons e Janer (HPJ) conhecido como método de sedimentação espontânea, que consiste na diluição das fezes em água, posteriormente filtrado por uma gaze e deixado em repouso em um cálice de decantação, formando um sedimento dos restos fecais ao fundo do cálice. Este sedimento é inserido sobre uma lâmina e observado em microscópio óptico em objetiva de aumento 10x e 40x.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através do exame parasitológico de fezes foi possível observar a presença de oocistos de Giardia SP em 4 crianças, representando 20% do total dos exames. Esse parasito é comum em países tropicais sendo que a transmissão é feita de forma fecal-oral e, nesta situação, tem como população de risco crianças pequenas e pessoas com más condições de higiene. A maioria das epidemias comunitárias se dá por contaminação do suprimento de água. Essas crianças, juntamente com os responsáveis pela instituição, foram encaminhadas ao posto de saúde Barra II e devidamente medicadas.
CONCLUSÕES:
É de extrema importância garantir a eficácia das estratégias de prevenção através de programas educacionais direcionados às crianças, juntamente ao diagnóstico e tratamento dos infectados, além de projetos públicos direcionados ao saneamento básico e água de qualidade. Só assim será possível diminuir significativamente a incidência das parasitoses.
Palavras-chave: Parasito, Criança, creche.