65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO IFMA – CAMPUS CODÓ
Francisca das Chagas da Silva Ferreira - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Química - IFMA – Campus Codó
Paulo Roberto de Jesus Silva - Prof. Me./Orientador - Depto. de Pedagogia - IFMA – Campus Codó
Merinalva Batista Miranda Coelho - Profa. Esp./Co- orientadora - Depto. Cursos Superiores - IFMA – Campus Codó
INTRODUÇÃO:
O Estágio Supervisionado, além de uma exigência legal, possibilita ao acadêmico de Licenciatura experimentar uma situação real de ensino e de investigação das condições do seu futuro exercício profissional. É componente curricular integrador, onde o trabalho pedagógico é vivenciado e o licenciado assume a sua primeira identidade profissional. A realidade concreta da escola (campo de estágio) vem articular teoria e prática estabelecendo novas concepções sobre a atuação docente. Problematiza-se assim, se as experiências formativas vivenciadas neste componente curricular aproximou qualitativamente o estagiário da realidade cotidiana vivenciada na atividade docente dos que já atuam no ensino de Química, favorecendo a fundamentação de ações e estratégias de intervenção pedagógica, permitindo uma melhor formação do professor de Química (GAUCHE, 2008). Destarte, este trabalho possui a finalidade de refletir criticamente sobre as principais experiências vivenciadas pelos os licenciandos do Curso de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso Licenciatura em Química e fortalecer as atividades acadêmicas no intuito de melhorar o desempenho educacional.
MÉTODOS:
Neste trabalho decidiu-se em optar por uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente pela utilização de um relato de experiência no qual se busca uma reflexão crítica e aprofundada das ações formativas vivenciadas pelos próprios pesquisadores ajudando a compreender melhor os fenômenos individuais, articulando-os com questões metodológicas e epistêmicas pertinentes. Acredita-se que a questão do estágio docente como experiência de formação converge também com pesquisas que não se descolem do seu contexto. Neste relato descreve-se e discute-se sobre a disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do IFMA/Campus Codó. Esta disciplina é composta de 405 horas, das quais o primeiro momento foi realizado com duração de 90 horas aulas, nas quais foram dispostas através de três etapas. A primeira ocorreu o embasamento teórico e orientações a partir da intervenção do professor orientador. A seguinte etapa foi constituída da intervenção e proposição teórica-metodológica, na qual o estagiário obteve a oportunidade de elaboração de planejamento e exercício da docência (microaula) sob a orientação e avaliação de professor orientador e também foram realizadas reflexões sobre as experiências do estágio (observação). Por fim, iniciou-se o estágio observacional no Ensino Fundamental que foi o momento mais importante do estágio, onde o estagiário entra em contato com a escola real e observa a estrutura bem como o funcionamento da escola em toda sua complexidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os resultados alcançados nesta primeira etapa do Estágio Supervisionado e focados neste relato de experiência encontram-se: os futuros professores tiveram a oportunidade de refletir criticamente sobre o estágio, ao analisarem a estrutura e o funcionamento da disciplina compreendendo seu embasamento legal e epistemológico visibilizando como este elemento curricular exerce papel relevante no itinerário formativo do licenciado em Química; durante o planejamento e execução de microaulas os docentes em formação tiveram experiências em forma de laboratório pedagógico, no qual as situações típicas das escolas, especialmente em sala de aula foram simuladas, descritas e analisadas, o que favoreceu a apreensão, por parte do iminente professor-educador, de saberes próprios da profissão docentes, conciliando domínio dos conteúdos área da Química com habilidades didáticas; possibilitou compartilhamento das experiências formativas entre os estagiários criando redes de saberes sobre a escola, as práticas pedagógicas e constituição da identidade docente.
CONCLUSÕES:
O estágio na formação inicial traz a possibilidade da articulação entre teoria e a prática, além de refletir sobre a prática docente atentando aos grandes desafios da educação brasileira, bem como o processo de ensino aprendizagem, onde o educador e o aluno assumem seus papéis que são extremamente importantes A realização do estágio através de várias etapas contribuiu de forma significativa para a formação acadêmica do licenciado, tanto numa dimensão técnica, como nas dimensões políticas e sociais. Durante esse processo o estagiário pôde analisar o quanto a fundamentação teórica-metodológica dos cursos possibilitou para o entendimento da estrutura e do funcionamento da escola através das disciplinas tais como, Política Educacional e Organização da Educação básica, Didática Geral, Psicologia da Educação, entre outras. Todo este processo aponta para necessidade/possibilidade de formação para autonomia, emancipação e humanização.
Palavras-chave: Formação de educadores, Identidade docente, Prática pedagógica.