65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
A INICIAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA RENÉ BAYMA DO POVOADO KM17 DE CODÓ/MA
Eliene Cruz do Nascimento - Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
Francisca Maria Viana Sousa - Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
Iara Vaz Bastos - Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
Maria de Jesus Martins Luz - Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
Verônica Cecília Rimar Haidar - Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
José Carlos Aragão Silva - Pro. Dr/Coordenador PIBID/UFMA/Campus Codó
INTRODUÇÃO:
Este trabalho relata as experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID/CAPES do curso de Licenciatura em Ciências Humanas durante as práticas pedagógicas realizadas na Escola Unidade Integrada Municipal, René Bayma do km 17, da zona rural de Codó - MA, ressaltando temas diversificados que estão em conformidade com os conteúdos disciplinares regulares abordados pelos professores da instituição. Juntamente com os discentes da escola buscamos sensibilizá-los de forma a perceberem a importância do contexto escolar para desenvolver atividades significativas que possibilitem uma noção crítica da realidade sociocultural dos estudantes dessa escola. Nesse sentido foram desenvolvidas algumas ações dentro e fora da sala de aula, com o intuito de contribuir para que os discentes valorizem o ambiente escolar e os conteúdos proporcionados pelo corpo docente, atingindo o objetivo de angariem mais conhecimentos para modificarem a sua própria realidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
- Vivenciar o contexto escolar e sua realidade sócio-cultural; - Observar a prática docente e suas limitações; - Propor atividades significativas/contextualizadas para os estudantes da escola.
MÉTODOS:
A partir das observações feitas no ambiente escolar e na comunidade a qual desenvolvemos o projeto do PIBID/CAPES, desenvolvemos algumas ações práticas que tiveram a finalidade de ampliar o conhecimento dos estudantes. Nesse sentido, foram elaborados seminários com temáticas relacionadas ao contexto da escola e à realidade dos alunos, um dos temas trabalhados foi a queimada. O tema foi escolhido a partir das observações dos bolsistas perante o interesse dos discentes e dos acontecimentos na região referentes ao tema. Desenvolveu-se a partir das apresentações a sensibilização dos alunos para perceberem as consequências das atitudes dos homens em relação à natureza. Foram propostas rodas de conversa com temáticas variadas enfatizando uma abordagem dinâmica que requeria maior atenção e participação dos alunos, objetivando que estes tomassem consciência que são construtores do conhecimento. Os métodos para a realização desse trabalho partiram de observações de toda a escola no que se refere à sua estrutura física e à prática pedagógica aplicada pelos professores em sala de aula, utilizamos recursos áudio visuais, como data show, câmera fotográfica, computador, televisão, DVD etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As experiências vivenciadas pelos futuros educadores possibilitaram uma visão crítica no que diz respeito ao aspecto pedagógico ministrado no ambiente escolar. As discussões relevantes se deram quanto ao desempenho dos alunos em relação aos conteúdos aplicados em sala de aula, pois os mesmos demonstraram maior interesse ao se trabalhar de forma contextualizada, apresentando uma metodologia mais dinâmica, objetiva e inovadora. Após os conteúdos serem trabalhados no seminário, foi observado uma melhor desenvoltura dos alunos no tocante às temáticas abordadas, pois estes se mostraram mais participativos em agirem juntamente com os professores para uma dinamização no modo do agir pedagógico, além disso o corpo docente tem se mostrado mais flexível perante as sugestões do alunado. Por conseguinte este processo tem sido desenvolvido e trabalhado de maneira gradual em consonância com corpo docente escolar, bolsistas, coordenadores e supervisores do projeto para uma melhor desenvoltura do mesmo.
CONCLUSÕES:
O Projeto PIBID/CAPES vem com propostas de promover ações direcionadas para uma conciliação entre prática docente e inovação no sentido de despertar tanto nos professores quanto nos alunos o interesse por uma prática docente que satisfaça os anseios de ambos. Percebemos até então a amplitude desse projeto inovador e sabemos que para alcança-lo não basta unicamente o desejo de transformação, mas também o despertar do conjunto como um todo. Neste sentido a realização de tais propostas só foi possível com a participação ativa dos alunos e professores, pois os mesmos são alvos principais desse processo de construção de um novo saber que envolve a cooperação da coordenação da escola, bolsistas do PIBID/CAPES e própria comunidade a qual esses educandos serão os futuros agentes da equalização social.
Nesse contexto, é necessário que nós como futuros educadores possamos de forma crítica pensar a educação de uma forma abrangente em que o objetivo central seja o processo de aprendizagem do aluno. Assim, é de suma importância que essa visão não tenha que partir unicamente dos educadores, mas de todo o conjunto que compõe o processo educacional.
Palavras-chave: Educação, Prática docente, Observação.