65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PENSANDO SUSTENTÁVEL: CRIAÇÃO DE LIVROS ECOLÓGICOS NO INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA
Cassia Carla Viana - DTPE/IE/UFRRJ
Ingrid Ribeiro de Araujo - DTPE/IE/UFRRJ
Nathália dos Santos Pereira - DTPE/IE/UFRRJ
Fabrícia Vellasquez Paiva - DTPE/IE/UFRRJ
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo compartilhar alguns relatos das atividades realizadas no projeto PIBID, subprojeto Pedagogia/Seropédica, que foi realizado no período de agosto de 2012 a dezembro de 2012 na Escola Municipal José de Abreu, no município de Seropédica, Rio de Janeiro. De acordo com Silva e Monteiro (2007, p.2): “o mundo da escola se apresenta como uma chave mágica para a construção do gosto pela leitura, pelos livros e histórias”. Desse modo, o projeto teve como proposta trabalhar temáticas de meio ambiente a partir da literatura, pois, segundo Souza e Bernadino (2011, p.241), “(...) textos literários na educação ambiental são muito significativos, pois proporcionam às crianças a oportunidade de conversar sobre a preservação da natureza (...)”. Utilizamos como ferramenta, a contação e a criação de histórias, com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Incentivar a leitura e a escrita dos alunos, promovendo a aproximação entre pensamento e linguagem; viabilizar o desenvolvimento da criatividade e da expressividade; sensibilizar os alunos para as causas ambientais; e propiciar o melhor entrosamento da turma.
MÉTODOS:
O trabalho começou com a observação dos estudantes de uma turma do 3º ano EF e a análise dos planos de aula da professora regente de turma, assim como do Projeto Político Pedagógico da escola. Para maior interação dos alunos com as bolsistas e sensibilização deles para o projeto, trabalhamos com a contação de histórias, utilizando livros do próprio acervo escolar. Percebemos a boa recepção dos discentes com relação a esse método e resolvemos utilizá-lo no decorrer do projeto, uma vez que a demanda discente percebida durante a observação foi no campo de leitura e escrita. Após o período de observação, partimos para a execução do projeto, que contou com os seguintes procedimentos: leitura de livros de literatura infanto-juvenil com temáticas de meio ambiente, dentre outras; criação de histórias com temáticas refletidas pelos alunos – animais, florestas, ecossistema, água, mar e lixo; confecção dos livros produzidos com materiais recicláveis – papelão, gravuras de jornais e revistas, palitos. Finalização do projeto com o “Salão do Livrinho”, momento em que os alunos expuseram seus livros e contaram as histórias por eles criadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi possível perceber, nos resultados, maior interesse pela leitura, principalmente ao observarmos aumento da frequência deles à biblioteca; interação dos alunos com a escola, especialmente para a leitura de livros, questões ambientais, aumento da participação nas atividades propostas. Além disso, nota-se maior interesse pela escrita e mais facilidade em realizar trabalhos em grupo; melhora no relacionamento entre a turma, observando-se boa aceitação e maior organização para a prática de trabalhos em grupo; interesse pela escrita, pois manifestaram o desejo de escreverem as histórias nos livros ecológicos mesmo quando a nossa proposta inicial era de um livro formado apenas por ilustrações. Ressaltamos a relevância desse resultado, uma vez que eles apresentavam dificuldades e resistência à escrita. Portanto, como diz Souza e Bernardino (2011, p.242) reafirmamos que “a atividade de confeccionar livros com papéis reciclados, retalhos e outros materiais reaproveitados exercitam não só a educação ambiental, mas também a criatividade dos alunos (...)”, especialmente quanto ao processo de autoria das obras, vinculadas à temática do meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados obtidos, concluímos a importância dos trabalhos manuais no incentivo à criatividade e à espontaneidade dos alunos, pois produziram além do que foi proposto em um primeiro momento. Concluímos que é viável o trabalho com questões ambientais através da literatura infanto-juvenil, que é uma linguagem mais lúdica e mais acessível ao entendimento das crianças. Percebemos ainda como é possível trabalhar a temática “meio ambiente” de maneira transversal, desconstruindo a ideia de que esse tema está apenas vinculado às ciências naturais e biológicas.
Palavras-chave: histórias, meio ambiente, educação.