65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
EXAME PAPANICOLAU NA REDE BÁSICA DE SAÚDE: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DAS MULHERES
Juliana Raquel Silva Souza - Dpto. De Enfermagem – UEPB
Hoanna Mayara Santos Alves - Dpto. De Enfermagem – UEPB
Cibely Freire de Oliveira - Dpto. Pós Graduação – UPE
Giovanna Karinny Pereira Cruz - Dpto. De Enfermagem – UEPB
Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho - Dpto. De Enfermagem – UEPB
Francisco Stélio de Sousa - Prof. Dr. / Orientador - Dpto. De Enfermagem – UEPB
INTRODUÇÃO:
O Papanicolau é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher uma vez que tem o papel de prevenção de doenças e proteção específica. As mulheres durante o seu ciclo de vida devem realizar regularmente o exame, aonde os motivos para essas consultas vão desde uma orientação para a escolha de um método contraceptivo, até a prevenção de doenças, como o câncer de colo do útero e outras doenças sexualmente transmissíveis. Os profissionais de saúde são responsáveis pela promoção e prevenção da atenção nesse setor, com o intuito de desenvolver programas educativos e explicar de forma clara e objetiva cada etapa do exame, minimizando assim todos os tabus que regem esse procedimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O estudo tem o intuito de avaliar o nível de conhecimento das mulheres de uma Unidade Básica de Saúde da Família - UBSF sobre o Exame Papanicolau, identificando as orientações recebidas durante o exame e conhecendo as dúvidas mais frequentes.
MÉTODOS:
Estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado em outubro de 2012. A amostra da pesquisa foi composta por 25 mulheres entre 20 a 59 anos. Para calculo da amostra utilizou-se a formula de populações finitas. A coleta de dados foi desenvolvida em uma UBSF, localizada no município de Porteiras, Ceará, Brasil. Utilizando-se a técnica da entrevista semiestruturada, contendo questões subjetivas direcionadas aos objetivos propostos. Os preceitos éticos respeitaram as diretrizes emanadas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao ser indagado sobre os cuidados básicos que devem ser adotados no dia do exame, 76% das entrevistadas disseram ter algum conhecimento com relação aos cuidados sob esse aspecto, porém sem as corretas definições sobre o procedimento. Nota-se que não há clareza por parte das mulheres em relação aos cuidados que devem tomar nos dias que antecedem ao exame preventivo. Das mulheres entrevistadas, 24% falaram de forma rápida e clara que não sabem os procedimentos a serem realizados antes de se submeterem ao exame ginecológico e 56% relataram que o exame só deve ser feito quando há corrimento, sangramento ou dispareunia. Quanto às orientações repassadas pelos profissionais de saúde, 56% relataram que não receberam informações sobre a realização do exame.
CONCLUSÕES:
Todas as mulheres que buscam o atendimento nos serviços de saúde da UBSF devem ter um atendimento de forma humanizada e acolhedora, pois esse exame é a porta de entrada da promoção e prevenção da saúde. Além disso, os resultados obtidos nesse estudo vêm referendar a necessidade de uma boa orientação a cerca de alguns aspectos quanto ao exame ginecológico, onde o ponto negativo é a falta de orientação de forma sucinta. As mulheres entrevistadas identificaram uma frequência elevada da falta de conhecimento em relação aos materiais que são utilizados no exame.
Palavras-chave: Enfermagem em Saúde Pública, Neoplasias do Colo Uterino, Esfregaço Vaginal.