65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONTRIBUIÇÕES DO USO UMA SEQUENCIA DIDÁTICA COM JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Sonia Aparecida Cabral - Universidade Cruzeiro do Sul / Mestranda em Ensino de Ciências
Maria Delourdes Maciel - Profa. Dra./Orient. Pós Grad. em Ens. de Ciênc. Matem.-Univ. Cruzeiro do Sul
INTRODUÇÃO:
Desde tempos remotos, classificar é um método utilizado para ordenar e identificar vários elementos. Entre os primeiros pensadores, Aristóteles estabeleceu atributos comuns para formar um dos primeiros sistemas de classificação. Porém, foi na obra de Lineu que a classificação biológica foi organizada e amplamente utilizada pela ciência. A classificação biológica está presente nos documentos oficiais de ensino de Ciências (Parâmetros Curriculares Nacionais) e apresenta como habilidade a comparação de diferentes critérios que possam ser utilizados nessa classificação. O ensino de Ciências, segundo os PCN (BRASIL, 2001, p.15), deve “colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte do Universo“ buscando fornecer ferramentas para que este faça uma leitura do mundo, atuando com uma visão crítica e ética sobre as relações entre tecnologia e sociedade. Diante disso, o uso de diferentes metodologias de ensino pode proporcionar valiosas e variadas oportunidades de aprendizagem. O ensino através dos jogos, segundo Souza e Barros (2012) proporciona a construção de novos conhecimentos e possibilidades, através da criatividade do professor e do aluno auxiliando de forma agradável e positiva o processo de ensino e aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições do uso uma Sequência Didática (SD) com jogos pedagógicos para o ensino aprendizagem da Classificação Biológica, com vistas a tornar os alunos capazes de interpretar os fenômenos naturais, questioná-los, identificar regularidades e fazer uso dos conhecimentos para explicar, planejar, executar e avaliar intervenções práticas do mundo natural.
MÉTODOS:
Utilizamos como metodologia a análise de conteúdo de questionários (COCTS) aplicados aos alunos após a aplicação da SD sobre classificação utilizando jogo didático. O questionário faz parte do projeto Ensino e Aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia (EANCYT), um projeto internacional de estudo de investigação cooperativa internacional, desenvolvido por pesquisadores ibero americanos (América Latina, Portugal e Espanha) com o objetivo de melhorar a compreensão de estudantes e professores de todos os níveis de ensino acerca da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T), a partir de instrumentos de intervenção educativa (SD) e avaliações elaboradas em diferentes contextos. A SD utilizada, intitulada como “Jogo de Botões”, foi desenvolvida pelos pesquisadores do projeto EANCYT. Os alunos receberam cerca de 30 botões diferentes e, em grupos, deveriam estabelecer critérios de classificação para agrupá-los, além de produzir um texto sobre cada etapa estabelecida pela equipe. A SD foi desenvolvida em três aulas de 50 min cada, na disciplina de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 32 alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual João Roncon, na cidade de Ribeirão Pires – SP, no segundo semestre de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos possuíam em média 12 anos de idade. Uma das suas características foi a disponibilidade para participar e desenvolver a atividade. De 32 alunos, 25 disseram que a SD foi “muito interessante” e 7 “bastante interessante”, demonstrando que o ensino por meio de jogos desperta o interesse do estudante e estimula sua participação. Na questão proposta, dividida em três categorias, os mesmos deveriam justificar os aspectos considerados interessantes na SD proposta. Dos 32 alunos, 20 disseram que aprenderam a importância sobre a classificação; 18 alunos destacaram a interação e socialização entre os participantes; 18 citaram a forma lúdica e divertida em aprender o conteúdo. Os resultados demonstraram que os participantes desenvolveram as habilidades de observação e elaboração de critérios de classificação, além de desenvolverem um trabalho colaborativo e respeito pelas considerações entre colegas. Quanto aos aspectos relevantes da aprendizagem da classificação (divididas em duas categorias), 24 alunos relataram que esta serve para organizar e separar as coisas na natureza; 8 citaram a importância para a vida, pois os conhecimentos científicos serviram como base para suas práticas no mundo natural, contextualizando o tema aos seus hábitos diários.
CONCLUSÕES:
Trabalhar classificação é importante para que o aluno possa refletir e interagir em situações simples de seu cotidiano. Utilizar uma SD com emprego de jogos educativos proporciona ao estudante desenvolver o pensamento criativo, facilitado pelo trabalho em equipe; o envolvimento dos alunos, despertando interesse sobre assunto em questão, além de proporcionar uma melhor leitura dos processos naturais. O jogo promove a aprendizagem de conhecimentos científicos de forma lúdica e desenvolve habilidades que favorecem a formação de um cidadão crítico, exercitando a participação ativa e critica em situações de ações e intervenções concretas em seu mundo natural. A partir dos resultados obtidos pode-se dizer que o uso de jogos educativos, como o utilizado na SD “jogo de botões”, é uma estratégia facilitadora do ensino e aprendizagem e possíveis de serem utilizados em diferentes áreas e/ou conteúdos.
Palavras-chave: Jogo didático, Ensino de ciências, Ensino Fundamental II.