65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
DESENVOLVIMENTO DE PISO SENSÍVEL DE BAIXO CUSTO PARA USO EM SISTEMAS INTERATIVOS
Arnaldo Sales de Lima Filho - UAG/UFRPE
Julia kuklinsky Sobral - UAG/UFRPE
Alberto Einstein Pereira de Araujo - UAG/UFRPE
INTRODUÇÃO:
Sistemas de realidade virtual com imersão necessitam de sensores que façam a interação entre o mundo virtual e o mundo real. Esses sistemas apresentam uma ampla gama de aplicações, desde entretenimento até aplicações médicas como, por exemplo, no auxílio do desenvolvimento motor em crianças autistas. Porém, esses sistemas geralmente apresentam um alto custo de implementação, exigindo alta capacidade computacional. Essa é uma questão relevante quando se deseja desenvolver um sistema para uso em regiões carentes. Neste trabalho apresentamos do desenvolvimento de um piso sensível que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento motor de crianças autistas. Dentre outros fatores o autismo se caracteriza por uma dificuldade na forma como a criança interage com o ambiente. Isso pode levar a problemas motores, já que a criança não é facilmente estimulada a se mover. Porém, vários trabalhos têm mostrado a importância do uso de imagens coloridas que possam responder de acordo com determinado movimento da criança. Observa-se que dessa forma pode-se estimular a criança a interagir com um ambiente virtual. Neste trabalho desenvolvemos um piso sensitivo de baixo custo que foi utilizado onde os usuários exploram um determinado ambiente no qual eles interagem com o ambiente por meio do piso.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolvimento de um piso sensível de baixo custo e de fácil aquisição de dados para uso em sistemas interativos para uso com crianças autistas.
MÉTODOS:
Para minimizar os custos ao máximo foi utilizada uma placa controladora de teclado USB (ABNT 2), uma placa de fenolite que foi corroída para ser usada como interface entre a placa controladora e as teclas (partes sensíveis) do piso que também foram desenvolvidas usando apenas placas de fenolite. Assim, o piso, após coberto com uma tela impressa com as características do jogo, foi dividido em partes onde o computador entende que ao usuário pisar nessa parte corresponde a uma tecla do teclado. Após a conclusão do piso em si, construímos um jogo utilizando a ferramenta Kodu da Microsoft para testar o piso, nesta fase o sistema foi testado por seis crianças com idade entre 5 e 14 anos, da cidade de Garanhuns - PE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos testes, as teclas funcionaram corretamente e conseguimos representar sem problemas mais de trinta e seis caracteres diferentes (somente as teclas alfabéticas e numéricas foram testadas) em uma distância de até 4,5 metros de distância da tecla mais afastada a placa usada como interface, foi constatado que as teclas têm uma baixa resistência mecânica o que pode ser resolvido se elas forem acopladas a uma plataforma para diminuir seu desgaste mecânico aumentando assim seu tempo de vida útil, foi visto também que com o passar do tempo uma camada de oxidação se forma nas placas de fenolite que são usadas nas teclas o que deixa a recepção do sinal da tecla mais lento, mas esse problema é facilmente sanado com manutenções para a raspagem dessa camada de oxidação a cada dois meses.
CONCLUSÕES:
Nos testes, as teclas funcionaram corretamente e conseguimos representar sem problemas mais de trinta e seis caracteres diferentes (somente as teclas alfabéticas e numéricas foram testadas) em uma distância de até 4,5 metros de distância da tecla mais afastada a placa usada como interface, foi constatado que as teclas têm uma baixa resistência mecânica o que pode ser resolvido se elas forem acopladas a uma plataforma para diminuir seu desgaste mecânico aumentando assim seu tempo de vida útil, foi visto também que com o passar do tempo uma camada de oxidação se forma nas placas de fenolite que são usadas nas teclas o que deixa a recepção do sinal da tecla mais lento, mas esse problema é facilmente sanado com manutenções para a raspagem dessa camada de oxidação a cada dois meses.
Palavras-chave: Ambiente virtual, Sensores, Realidade virtual.