65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
Análise da Qualidade Física e Parasitológica da Alface (Lactuca sativa L.) em Diferentes Sistemas de Cultivo no Município de Imperatriz-Ma
Flávio Araújo da Silva Rebouças - UNISULMA
Jardeires do Nascimento Holanda - UNISULMA
Ana Karollyne Gonçaves de Lucena - UNISULMA
Adriana Dos Santos Oliveira - UNISULMA
Iane Paula Rego Cunha - UNISULMA
Vanderlene Brasil Lucena - UNISULMA
INTRODUÇÃO:
A alface (Lactuca sativa) é a hortaliça folhosa mais comercializada no Brasil, sendo considerada uma cultura hortícola de grande consumo. Seu baixo valor calórico a qualifica para diversas dietas, e sua forma de consumo in natura possibilita a ocorrência de enfermidades intestinais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou realizar uma análise física e parasitológica de amostras de alface (Lactuca sativa), variedade crespa provenientes do sistema de cultivo tradicional, comercializadas em feiras livres, hortas e supermercados do município de Imperatriz-MA, no período de fevereiro a maio de 2012.
MÉTODOS:
Foram analisadas 60 amostras de alfaces, sendo 25 amostras das feiras, 12 amostras das hortas e 13 amostras dos supermercados utilizando a técnica de sedimentação espontânea (Hoffmam) por 24 á 48 horas. O sedimento foi analisado em microscópio óptico nas objetivas de 10 e 40x.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as amostras analisadas apresentaram contaminação por formas parasitarias como protozoários e helmintos (ovos, cistos e larvas), sendo que as hortas e feiras livres foram os locais com maior índice de contaminação. Os principais parasitos encontrados nas amostras foram: Cisto de Entamoeba coli, Enterobius vermiculares, Ovo de Ancilostomídeo sp, Cisto de Endolimax nana, Ovo de Taenia sp, Cisto de Entamoeba histolytica, Larva de Strongyloides stercoralis, Larva de Tricuris trichiurus, Larva de Schistosoma mansoni, Ovo de Hymenolepis nana, Cisto de Iodamoeba butschlii e Ovo de Schistosoma mansoni.
CONCLUSÕES:
Com esse trabalho e considerando os resultados obtidos ficou evidenciada que as amostras de alfaces apresentaram baixos padrões higiênicos, indicados pela presença de formas parasitarias de origem animal e humano tendo a necessidade de medidas que propiciem uma melhoria na sua qualidade higiênico-sanitária.
Palavras-chave: Vegetais, Enteroparasitas, Higiênico-sanitária.