65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA EEETEPA PROF.ANÍSIO TEIXEIRA SUAS VISÕES E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO.
Eloar Teixeira de Brito - Instituto de Ciências da Educação UFPA
João Batista do Carmo Silva - Prof.MSC/Orientador-Campus Universitário do Tocantins- CUNTINS-UFPA
INTRODUÇÃO:
O ensino médio integrado a educação profissional se configura enquanto um meio viável para os jovens na condição imposta pela realidade social Brasileira no qual estes são impulsionados ao imediatismo do mercado de trabalho, em detrimento de uma formação ampla que os proporcione a continuidade dos estudos, ou seja, o ingresso em uma instituição de ensino superior. Esta modalidade, por sua vez, deve garantir a integralidade da educação básica e a formação profissional, respondendo as necessidades destes jovens.
Baseadas nas leituras sobre a temática. Pacheco (2007) ressalta “a extrema desigualdade sócio econômica obriga grande parte dos filhos da classe trabalhadora a buscar a inserção no mundo do trabalho visando complementar o rendimento familiar, ou até mesmo a autossubsistência” (p.27). Buscou-se saber dos jovens que estão cercados por este contexto, e que buscam o ensino médio integrado como uma alternativa para realizarem seus projetos de vida, quais as suas expectativas ao concluírem o curso e qual sua visão sobre o ensino médio integrado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar qual a visão dos jovens da Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prf. Anísio Teixeira, sobre o Ensino Médio Integrado e quais as suas expectativas com relação e esta modalidade de ensino.
MÉTODOS:
Como metodologia utilizamos primeiramente uma Pesquisa Bibliográfica por meio da leitura de livros, artigos, e documentos bases, com a temática em torno da juventude e ensino médio integrado a educação profissional.
Posteriormente aplicamos entrevistas semi-estruturadas, aos jovens dos cursos do ensino médio integrado da EEETEPA Prof. Anísio Teixeira, com perguntas relacionadas às suas expectativas com relação a sua formação, e sua visão sobre o ensino médio integrado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa conclui-se que, os discentes da instituição concebem o Ensino Médio Integrado como uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, além de proporcionar aos mesmos os conhecimentos do ensino médio regular.
Estes predominantemente almejam a entrada no mercado de trabalho. Percebemos poucas respostas demostrando a vontade dos discentes de ingressarem em uma universidade, entre suas expectativas e ansiedades está a conclusão do curso, pois este tem duração de quatro anos.
No entanto o ensino médio integrado deve garantir aos jovens a formação que vá além da formação para o mercado, Para Nascimento 2009 “a crescente e contínua elevação do nível da educação para o jovem é uma forte exigência social. Isso implica em uma educação que, além de oportunizar uma qualificação profissional que garanta ao jovem competir no mercado de trabalho, proporcione também competências para a vida em sociedade”. (pag.108)
CONCLUSÕES:
Os resultados da pesquisa demonstraram que os jovens procuram o ensino médio com a expectativa de inserção no mercado de trabalho, o que condiz com a histórica realidade Brasileira, e com dualidade estrutural que marca nossa realidade, e naturaliza a ideia de que os filhos da classe pobre deve ser educado para o trabalho manual voltado apenas para o mercado e os filhos da classe rica deve ser educado para o trabalho intelectual e para a entrada em uma instituição de ensino superior.
Compreendeu-se que os jovens não tem esclarecimento sobre as especificidades do Ensino Médio Integrado, e no que diz respeito à visão destes sobre o ensino médio integrado, concluímos que estes consideram como uma boa oportunidade, para a sua “ empregabilidade” sem ter clareza das contradições que permeiam esse processo.
Palavras-chave: Jovens, Expectativa, Ensino Médio Integrado..