65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
INDICADORES DE QUALIDADE DAS HORTALIÇAS BATATA, CEBOLA, CENOURA OFERTADAS EM TRÊS SEGMENTOS DE MERCADO EM CHAPADINHA-MA
Carlos Willyan Medeiros - Graduando em Agronomia – CCAA/UFMA
Deoclecio Jardim Amorim - Graduando em Agronomia – CCAA/UFMA
Francisca Frenna Verezza Rodrigues de Amorim - Graduando em Agronomia – CCAA/UFMA
José Lucas Araújo dos Santos - Graduando em Agronomia – CCAA/UFMA
Thaís Mascarenhas Lima - Graduando em Agronomia – CCAA/UFMA
Maria da Cruz Chaves Lima Moura - Profa. Dra./Orientadora – Lab.de Biometria- CCAA /UFMA
INTRODUÇÃO:
O mercado de hortaliças é fortemente influenciado pela preferência dos consumidores, fato que tem redirecionado a produção. Uma das principais características do mercado atual de hortaliças é a oferta de produtos com variações em tamanho, cor ou sabor. As hortaliças mais consumidas na capital maranhense são: cheiro verde, cebola, batata, abóbora, cenoura e alface, nesta ordem de preferência, sem levar em consideração a faixa de renda (INAGRO, 2005).
Relatos de estudos realizados por Moura & Rodrigues (2012) indicam que há uma ótima regularidade de oferta dos produtos hortícolas, na CEASA-MA, no triênio 2008-2010, como a batata e cebola, no segundo semestre. Constatam também que em 2008, no mês de junho e no ano de 2010, no mês de dezembro, não houve oferta de hortaliças. Observaram que houve um decréscimo do volume ofertado de 74%, no biênio de 2009-2010.
É preocupante o cenário de oferta e de qualidade das hortaliças, nos diversos segmentos de mercado no Maranhão, pois ainda importam-se quase tudo que se consome. Provavelmente, o principal fator limitante seria a falta de incentivo de produção e de consumo local. Neste sentido, há necessidade de desenvolver pesquisas sobre os segmentos de mercado que ofertam in loco, produtos hortícolas de melhor qualidade e menor preço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar os segmentos de mercados, feira livre, supermercado e sacolão quanto aos indicadores de qualidade dos produtos Batata, Cenoura e Cebola, em Chapadinha-MA.
MÉTODOS:
Para caracterizar os segmentos de mercados feira livre, supermercado e sacolão quanto aos indicadores de qualidade da Batata, Cenoura e Cebola, em Chapadinha-MA, comprou-se 90 produtos, sendo trinta de cada hortaliça, no mês de março de 2013. Em seguida, os levou ao Laboratório de Biometria, do CCAA-UFMA para quantificar os indicadores de qualidade: peso (kg), comprimento (cm), diâmetro maior (cm), diâmetro da cavidade interna, espessura e peso da casca, rendimento da polpa (maracujá), Teor de Sólidos Solúveis (ºBrix) medido com refratômetro e cor da casca e da polpa.
Para análise dos indicadores de qualidade destas hortaliças estimou-se os parâmetros estatísticos de média, variância, desvio padrão e coeficiente de variação para verificar a dispersão dos dados em torno da média, conforme cálculos preconizados por Cruz, 2006 e diagramação dos dados por meio de histogramas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No segmento supermercado observou-se que a batata apresentou melhor média de peso (104 g) e maior comprimento (7,1006 cm) admitindo-se sua menor variância, desvio padrão e coeficiente de variação, a cebola, maiores média de comprimento (6,165 cm) e diâmetro (6,165 cm). Enquanto a cenoura obteve maior peso médio (148 g), além de comprimento e diâmetro próximos ao recomendado pela literatura , 15 a 22 cm e 3 a 4 cm respectivamente (LANA & VIEIRA, 2000).
No segmento sacolão, as batatas apresentaram o º Brix mais adequado tendo em vista sua boa concordância com a literatura, entre 3,9 e 4,7, (PINELLI et.al 2005),além de não possuir variações. As cebolas obtiveram menor coeficiente de variação no comprimento. Já as cenouras, obtiveram as maiores médias de comprimento (19,468 cm), diâmetro (4,52 cm) e relação floema/xilema, além de menor variância, desvio padrão e coeficiente de variação no diâmetro.
No segmento feira livre observou-se que as batatas apresentam maior diâmetro (5,6787cm) considerando sua menor variância e desvio padrão. As cebolas apresentaram maior média de peso (70,421g) e menor variância , desvio padrão e coeficiente de variação em relação ao maior diâmetro, já as cenouras, menor desvio padrão (0,068313005) e coeficiente de variação (18,46%) na relação floema/xilema.
CONCLUSÕES:
A partir da análise dos dados conclui-se que no segmento sacolão, a cenoura apresentou melhores indicadores de qualidade (comprimento, diâmetro e relação xilema/floema). A cebola é melhor fornecida pelo seguimento feira com os melhores indicadores de peso e diâmetro. Já a batata possui melhor qualidade no supermercado apresentando melhores indicadores de peso e comprimento.
Constatou-se também que alguns valores encontrados na presente pesquisa encontram-se em consonância com dados consultados na literatura. Portanto, mesmo que não atinja todos os parâmetros as hortaliças comercializadas em Chapadinha-MA tiveram uma determinada aproximação aos padrões considerados de boa qualidade.
Palavras-chave: Biometria, Comercialização, Medidas de dispersão.