65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Linguística
VOGAIS MÉDIAS: INVESTIGAÇÃO DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL DE INDIVÍDUOS CONQUISTENSES
Tássia da Silva Coelho - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Dyuana Darck Santos Brito - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Jaciara Mota Silva - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Marian dos Santos Oliveira - Profa. Dra. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/DELL
Vera Pacheco - Profa. Dra./Orientadora - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/DELL
INTRODUÇÃO:
Os segmentos fônicos da língua se agrupam em sílabas que se organizam formando palavras, de modo que, em palavras com mais de uma sílaba, existe uma que se pronuncia com mais força do que as outras, a sílaba tônica. Em contrapartida, as sílabas realizadas de maneira mais fraca são chamadas de sílabas átonas. As sílabas tônicas são produzidas com uma força expiratória maior e são auditivamente mais perceptíveis por serem realizadas com uma ligeira elevação da voz; ao passo que as átonas possuem menor força expiratória.
Ser tônica ou átona é uma característica que destaca alguns segmentos e/ou sílabas em detrimento de outros correspondentes, evidenciada pelos valores de F0, intensidade e duração. A sílaba tônica caracteriza-se pela elevação desses parâmetros, tendo maior proeminência, enquanto ocorre o contrário com a átona. Nesse sentido, este trabalho visa a avaliar um desses parâmetros, a F0, que está relacionada à vibração das pregas vocais na produção dos sons.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o padrão de F0 das vogais médias nas posições pretônica e tônica; Estabelecer a relação entre os valores de F0 e sílabas pretônica e tônica.
MÉTODOS:
Foi montado um corpus com palavras dissílabas, que obedeceram à estrutura CV.‘CV, contendo todas as consoantes fricativas, com as vogais médias nas posições tônica e pretônica. As palavras foram inseridas na frase veículo “digo ________ baixinho” e foram impressas e apresentadas a quatro informantes: dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, com faixa etária entre 18 e 25 anos, residentes em Vitória da Conquista/BA. Os informantes pronunciaram quatro vezes cada frase, que foram gravadas em uma cabine acústica do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Fonética e Fonologia. A análise dos dados de fala foi feita por meio do programa Praat, no qual foi feita a mensuração dos valores de F0 extraídos no ponto estacionário da vogal, a fim de obter valores com o mínimo de interferência dos segmentos adjacentes. Posteriormente, foi empreendida uma análise estatística por meio do programa BioEstat 5.0, utilizando-se o teste t.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da mensuração dos dados de fala e da análise estatística empreendidas neste estudo, é possível fazer algumas considerações acerca de como se configura a F0 na produção das vogais médias por indivíduos de Vitória da Conquista/BA.
Analisando a produção da vogal [E], verifica-se que apenas a F0 feminina apresentou diferenças significativas na comparação entre as posições.
Quanto à vogal [O], os valores de F0 em posição pretônica para ambos os sexos, apresentando diferença estatisticamente significativa apenas na produção da vogal por indivíduos do sexo feminino.
Na produção da vogal [e] por indivíduos do sexo feminino, os valores de F0 foram maiores em posição pretônica, apresentando diferença estatisticamente significativa; ao passo que, na produção masculina, apenas a F0 apresentou valores maiores em posição pretônica;
Os dados da vogal [o] apontam para valores maiores quando em posição pretônica. Essa diferença é estatisticamente significativa apenas para o sexo feminino.
CONCLUSÕES:
Após análises empreendidas neste trabalho, foi possível verificar que, embora a análise estatística não tenha apontado diferença significativa, a F0 das vogais médias realizadas pelos sujeitos dessa pesquisa apresentaram valores maiores em posição pretônica, o que não é o esperado de acordo com a literatura especializada.
Palavras-chave: Frequência Fundamental, Vogais médias, Tonicidade.