65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
Título: ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO EXTRATO DA Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. Burtt & R.M. Sm., (ZINGIBERACEAE) CONTRA FUNGOS FITOPATÓGENOS.
Mariana da Rosa Fraccanabbia - Depto. de Ciências Biológicas - FAFIRE
Raoní Oliveira Neves - Depto. de Ciências Biológicas - FAFIRE
José Michael Morais Correia - Depto. de Ciências Biológicas - FAFIRE
Ana Paula Sant'Anna da Silva - Depto. de Bioquímica e Fisiologia UFPE
Irailton Prazeres dos Santos - Depto. de Bioquímica e Fisiologia UFPE
Marilene da Silva Cavalcanti - Profa. Dra./Orientadora - Depto de Micologia - UFPE
INTRODUÇÃO:
Atualmente, vem-se procurado alternativas para uma agricultura ecologicamente correta e sustentável através do uso de extratos de plantas medicinais. Dentre essas, pesquisas visando o controle de fungos e outros microrganismos que provocam danos à agricultura, por meio do uso de extratos vegetais, vem ganhando destaque nos últimos anos, pois, além de serem de fácil manipulação e baixo custo, minimizam problemas de toxicidade apresentados por produtos químicos sintéticos. Nesse contexto, encontra-se a espécie Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. Burtt & R.M. Sm., planta originária da Ásia, pertence à família Zingiberaceae, que Além de ornamental é muito utilizada entre os populares devido às propriedades medicinais a ela atribuídas, destacando a atividade antimicrobiana e outras propriedades medicinais, tais como anti-histéricas, estomáticas e vermífugas relacionadas às folhas, flores e rizoma.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de extratos aquoso de folhas de A.zerumbet na inibição do crescimento micelial dos fungos Fusarium sp. ,Colletotrichum gloeosporioides (Pensing) Saccardo, Coletotrichum lindemuthianum (Sacc e Magn) Br&Cav e Phoma sp, fitopatógenos de diversas culturas vegetais.
MÉTODOS:
Foram utilizados como micro-organismos testes os fungos fitopatógenos Fusarium sp., C. gloeosporioides, C. lindemuthianum e Phoma sp. Na preparação dos extratos foram utilizados 20g de folhas de A. zerumbet trituradas, em 100ml de água destilada, em seguida os homogenatos resultantes foram filtrados em gaze e papel de filtro Whatman n°1 e incorporado ao meio BDA obtendo-se uma concentração final de 30% e vertido em placas de Petri de 90 mm de diâmetro. Após a solidificação, um disco de 8 mm de diâmetro do micélio dos fitopatógenos, com 07 dias de idade, foi repicado para o centro de cada placa, as quais foram vedadas com filme plástico e mantidas a 25 ±2°C. Como controle negativo foi utilizado somente o meio BDA sem a adição dos extratos, e como controle positivo foi utilizado o fungicida Cercobin na concentração de 70g por 100L, conforme recomendações do fabricante e incorporado ao meio BDA obtendo-se uma concentração final de 30%. A avaliação do crescimento micelial foi realizada através da medição do diâmetro das colônias após 5 dias de crescimento. A porcentagem de inibição do crescimento (PIC) foi obtida por meio da fórmula: PIC = [(diâmetro do controle – diâmetro do tratamento)/diâmetro do controle] x 100.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados obtidos nesse estudo apontaram uma maior PIC contra o fungo Phoma sp. (38,35%), seguido de C. lindemuthianum (35,38%) e C. gloeosporioides (27,3%). A menor PIC foi observada contra o fungo Fusarium sp. (8%). Nas placas contendo o fungicida Cercobin houve 100% de inibição fungica. Esses resultados apresentam relevante importância uma vez que, os fitopatogenos utilizados como teste neste experimento causam algumas das mais importantes doenças de plantas, afetando economicamente a agricultura, como, por exemplo, o gênero Fusarium que pode produzir micotoxinas em cereais e grãos estocados, o que pode afetar a saúde de humanos e animais e os fungos do gênero Colletotrichum sp., apontados como causadores da doença conhecida como antracnose, que ocasiona sérios problemas em várias culturas. Nossos resultados corroboram com os obtidos em estudos realizados a partir de extratos aquoso de outras espécies vegetais de uso na medicina popular como, por exemplo, alho, pimenta dedo-de-moça e capim santo onde também se verificou forte capacidade inibitória frente a microorganismos fitopatogenos.
CONCLUSÕES:
O extrato aquoso de A. zerumbet apresentou capacidade de inibição de crescimento contra todos os fungos testados, apontando o uso de extratos vegetais como alternativa promissora no controle de fitopatógenos, uma vez que apresentam um baixo impacto ambiental. Esse estudo, utilizando extrato de A. zerumbet é de caráter preliminar, mas abre um importante leque de opções do ponto de vista biotecnológico na obtenção de futuros produtos bioativos de importância agronômica.
Palavras-chave: Colônia, Colletotrichum, Phoma.