65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
SEGURANÇA ALIMENTAR NA MERENDA ESCOLAR: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS.
Neide Sheyla Melo Araújo - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Andrea Gomes Santana de Melo - Universidade Federal do Piauí - CSHNB/Picos
Shirley Christina Melo Araújo - Faculdade de Maceio - FACIMA
José Jenivaldo de Melo Irmão - Instituto Federal de Alagoas - IFAL/MD
Hélio Lazarini - Universidade Tiradentes - UNIT
INTRODUÇÃO:
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são consideradas na atualidade um grande problema de saúde pública que atinge grupos populacionais que independem da variável sexo ou idade, ou seja, qualquer individuo pode estar suscetível a doença que está estritamente ligada com as condições higiênicas sanitárias em que são armazenados, confeccionado, conservados e distribuído os alimentos. O grande causador das DTAs são os microrganismos que penetram no organismo humano através da ingestão de água e alimentos contaminados, sendo responsabilizados pelo surgimento do surto alimentar caracterizado por episódio em que duas ou mais pessoas apresentam doença semelhante após ingerirem alimentos de origem comum (CDC 2000). A abordagem para o controle dos alimentos perpassa pela inspeção da produção, testes laboratoriais do produto final, testes realizados aos manipuladores de alimentos que devem ser ofertados por órgãos governamentais de fiscalização quanto pelos indivíduos responsáveis do controle de qualidade nas indústrias, através da adoção das normas de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos o que contribui para um alimento seguro, ou seja, aquele no qual os constituintes ou contaminante que causem perigo à saúde estão ausentes ou abaixo do limite de risco (Franco, 1996).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa foi identificar a presença de microrganismos nos manipuladores de alimentos que atuam na merenda escolar.
MÉTODOS:
A pesquisa é descritiva e quantitativa. O local pesquisado foi às escolas da rede pública de ensino de um município do Estado do Piauí. Participaram do estudo 200 manipuladores de alimentos que desenvolviam atividades na produção da merenda. A eles foram oferecido exames laboratoriais como a cultura da orofaringe mais antibiograma, objetivando a detecção de bactérias e a sensibilidade de uma linhagem isolada para diferentes antibióticos e o parasitológico de fezes buscando identificar elementos que indicassem a presença e o tipo de vermes no intestino humano. Todos os exames foram realizados em laboratórios da cidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 200 indivíduos participantes da pesquisa apenas 23% (n=46) realizaram o exame parasitológico de fezes, entretanto deste último total aproximadamente a metade 54,3% (n=25) realizou a cultura da orofaringe. Os resultados do parasitológico de fezes apontaram a presença de verminose em 36,9% (n=17) como cistos de Entamoeba coli, Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Os resultados da Cultura de Orofaringe detectou a presença de microorganismos como Acinetobacter baumannii de elevada patogenicidade e, em quantidade bastante significativa o Streptococcus Pyogenes causador das faringites, sendo considerada dentre as espécies a mais patogênica para o ser humano, mesmo que ele seja considerado um hospedeiro natural. Sua colonização é assintomática na laringe e sua transmissão é por contato direto ou via secreções como espirro e tosses.
CONCLUSÕES:
Diante do exposto, constatou-se que a presença de manipuladores de alimentos contaminados por microrganismos seja por bactéria ou protozoários contribui decisivamente para uma alimentação insegura proporcionando riscos a saúde das crianças e adolescentes, faixa etária com maior vulnerabilidade e menores respostas imunológicas frente a doenças e agravos. Além disso, faz-se necessário monitoramento, educação continuada que aborde e sensibilize a importância de condições higiênicas sanitárias favoráveis enfatizando também a boa saúde do manipulador e sua relação com a saúde dos comensais. Ressalta-se que a prevenção e a promoção da saúde é a forma mais efetiva e menos onerosa no controle da saúde.
Palavras-chave: Alimento seguro, Manipulador, Microrganismos.