65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
IMPACTOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS DE PRESERVAÇÃO A PARTIR DO LITORAL CEARENSE
Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UECE
Lídia Maria do Nascimento Xavier - Curso de Geografia – UECE. Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira
Jaqueline Pinheiro - Curso de Geografia – UECE. Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira
Ana Célia Bezerra de Carvalho - Curso de Geografia – UECE
Fábio Perdigão Vasconcelos - Prof. Dr./Orientador - Graduação e Pós-Graduação em Geografia - UECE
INTRODUÇÃO:
A questão ambiental tornou-se pauta de discussão mundial. Embora existam várias teorias, todos concordam que a ação antrópica contribui para acelerar esses processos de transformação da natureza. No litoral essa situação agrava-se, tendo em vista ser um ambiente altamente instável e sujeito a diversos impactos ambientais.
Na presente pesquisa, adotou-se como estudo de caso das ações impactantes, o litoral do Ceará mais precisamente as implicações ocorridas no litoral de Fortaleza por meio da construção do Porto do Mucuripe e a localidade da praia da Barrinha, no litoral leste cearense.
A concepção de paisagem teve relevância, pois ao ser analisada em sua visão sistêmica é considerada como resultante da combinação dinâmica e instável dos elementos físicos, biológicos e antrópicos aos quais interagindo a tornam um conjunto indissociável em permanente evolução (BERTRAND, 2004; BOLÓS, 1981 in GUERRA E MARÇAL, 2012; SOUZA, 2002).
Considerando a proposta deste estudo que também se manifesta em demonstrar instrumentos mitigadores para preservação dos ambientes litorâneos, a metodologia GIZC (Gestão Integrada da Zona Costeira) é de extrema importância já que propõe um consenso entre os vários grupos com interesses diferentes que atuam no litoral (VASCONCELOS, 2005).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: Analisar os principais impactos ambientais ocorridos na zona costeira do estado do Ceará através de estudos de caso. Específicos: •Apresentar propostas para a gestão ambiental de ambientes litorâneos tendo como base a Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC); •Diagnosticar as formas de uso e ocupação do solo que refletem na alteração ambiental do litoral do Ceará.
MÉTODOS:
Como métodos ou procedimentos técnico-operacionais para a realização deste trabalho foram utilizadas:
•Pesquisas bibliográficas pertinentes às temáticas expostas;
•Verificação da legislação ambiental vigente, como a Resoluções do CONAMA e análise das atribuições do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) e o Gerenciamento Costeiro (GERCO), e, sobretudo, a metodologia GIZC (Gestão Integrada da Zona Costeira);
• Visitas de campo em áreas do litoral do Ceará mediante pesquisas do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira – LAGIZC vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE e do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira – CNPq, como também análises dos ambientes litorâneos a partir de fotos e imagens de satélite realizadas anteriormente aos estudos de campo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A construção do Porto do Mucuripe provocou desde o início de sua construção (1939-1945) mudanças no litoral de Fortaleza sobretudo pelo barramento do transporte litorâneo pelo molhe da ponta do Mucuripe e pelo espigão da praia do Futuro. A alteração do equilíbrio dinâmico transferiu os processos erosivos para as praias posteriores ao porto aumentando o problema. Sendo necessárias várias obras de contenção como molhes e aterros.
Na praia da Barrinha, pesquisas realizadas pelo Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR, em 2011, apontam que o mar vem avançando consideravelmente nas praias cearenses e na localidade, e que a intensificação da erosão marinha é reflexo do mau gerenciamento das zonas costeiras.
O Brasil também se mostra com deficiências em relação à implantação do GIZC por falta de pesquisas mais aprofundadas sobre essa área, ocasionando o manejo errado desse ecossistema, o que remete a danos irreparáveis. Revelando a displicência com que o poder público tem se posicionado em relação às políticas do gerenciamento costeiro que vem sendo implementadas somente por medidas paliativas.
CONCLUSÕES:
O valor da zona costeira se afirma por ser palco de várias relações. Entretanto, os processos que permeiam essas relações não são harmoniosos, fato que se manifesta nas formas intensivas e desordenadas de como este litoral é utilizado pelo homem.
No decorrer da pesquisa, observou-se que a obra portuária do Mucuripe provocou um alto processo erosivo remodelando todo o litoral de Fortaleza. Em outro exemplo, insere-se a Praia da Barrinha-CE onde ocorre um desamparo da população por parte do poder público, que devido ao excesso de burocratização na distribuição de recursos comprometeu as obras de contenção do mar e reconstrução de casas.
A abordagem litorânea na Geografia tem relevância, tendo em vista permear a relação homem/natureza que se manifesta de forma intensa nos processos de uso e ocupação da zona costeira, sobretudo na atualidade onde os processos de degradação ambiental têm sido acentuados e gerado diversas repercussões socioambientais.
Nessa linha, a utilização de planos de gestão integrada apresenta-se como uma ferramenta eficiente para a recuperação e a requalificação de ambientes litorâneos. O princípio da GIZC mostra-se como uma alternativa de considerável importância por compreender de forma coerente o complexo ambiente costeiro.
Palavras-chave: Litoral, Problemas Ambientais, GIZC.